Browsing by Author "Mendes, Adolfo Carlos Teixeira Saldanha"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Estudios Sencillos de Leo Brouwer : análise dos XX estudos simples e sua aplicação prática no ensino e na obra de "El Decameron Negro"Publication . Mendes, Adolfo Carlos Teixeira Saldanha; Carvalhinho, Miguel Nuno Marques; Raimundo, José Filomeno MartinsO ensino da música melhora áreas da memória verbal, da escrita, da matemática e do coeficiente intelectual. E não deverá só ir ao encontro dos que possuem talento, ou pensam enveredar pela música, mas abraçar todos os alunos em geral, já que não é somente importante formar artistas mas igualmente formar quem possa compreender e interpretar a arte, caso contrário também não fará grande sentido produzi-la. A música promove o desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do individuo. Por tudo isto faz sentido que o ensino artístico especializado ganhe cada vez mais espaço no ensino em geral, mas necessitará para tal que os projectos educativos sejam consistentes e exequíveis e os programas de ensino aliciantes e motivadores, capazes de combater o absentismo, a retenção e o abandono. O presente relatório de projecto, na área da música, na vertente de instrumento guitarra, apresenta uma análise interpretativa dos XX Estudos Simples de Leo Brouwer aplicados ao ensino de guitarra numa perspectiva de tornar o programa mais aliciante e entusiasmante, e também por se entender serem ricos em elementos fundamentais à aquisição de habilidades motoras que intervêm na melhoria da performance do aluno. A interpretação e execução das obras deste grande compositor são, de resto, uma prática por excelência à melhoria da performance de qualquer guitarrista ou professor de guitarra pela grande exigência técnica e musical. Nesse sentido foi feita uma extensão desta análise interpretativa à obra El Decameron Negro, procurando passagens que reflictam aspectos técnicos e musicais abordados e desenvolvidos pelos Estudos Simples.
- Uso do “Manual Didático da Guitarra Clássica” como manual de apoio à disciplina de GuitarraPublication . Mendes, Adolfo Carlos Teixeira Saldanha; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da; Carvalhinho, Miguel Nuno MarquesEste relatório final de Mestrado tem como objetivo descrever a minha experiência na prática de ensino supervisionada bem como apresentar o meu estudo de investigação. A primeira parte do relatório foca-se na Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório de Música do Choral Phydellius em Torres Novas, onde não só desempenhei a função de estagiário como também acumulei funções no Conselho Pedagógico como responsável pelo departamento de guitarra, o que para mim foi sinónimo de maior responsabilidade e regozijo. Enquanto estagiário desempenhei funções de docente na disciplina de Guitarra e colaborei numa disciplina de Classe de Conjunto em formato de orquestra de sopros. Relativamente à Prática de Ensino Supervisionada, contextualizam-se o meio e a escola, caracterizam-se as turmas e os alunos, evidenciam-se as aulas lecionadas e exemplificam-se com a apresentação de planificações e com as reflexões sobre as situações de ensino e aprendizagem, nas duas disciplinas em que a prática se desenvolveu. Na segunda parte do presente relatório apresento o estudo, conduzido sob a forma de investigação-ação, já ambicionado há muito, que, de alguma maneira, pretende demonstrar a dimensão pedagógica e educativa do Manual Didático da Guitarra Clássica, desenvolvido por mim, quando aplicado na disciplina de Guitarra. Esta investigação reflete o contributo positivo do manual para a melhoria da performance do aluno como também para o aumento do seu conhecimento teórico e técnico. De reforçar que esta investigação contou com a colaboração de colegas idóneos que vieram dar validade técnica à investigação.