Browsing by Author "Mendes, Ana Rute Gomes"
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- Treino cognitivo em idosos sem diagnóstico de demência institucionalizados : impacto de um programa de estimulação cognitiva (PEC)Publication . Mendes, Ana Rute Gomes; Pereira, Cristina Maria Gonçalves; Agostinho, Clotilde Alves NunesO envelhecimento da população é um fenómeno demográfico a nível mundial que começou a ser mais significativo a partir da segunda metade do século XX, constituindo um desafio para a ciência e a sociedade (Fernández-Ballesteros et all, 2009). Este facto resulta dos avanços da medicina, mas também do desenvolvimento social que promoveu, de uma forma significativa, as condições de vida e o bem-estar dos idosos. Assumimos a perspetiva de que a velhice deve ser encarada como uma oportunidade de continuação do desenvolvimento de acordo com as condições existentes nos contextos de vida. Nesse sentido, pensamos ser adequado investir na construção e implementação de programas de intervenção sociocognitiva em idosos, com vista à promoção de um processo envelhecimento mais ativo com envolvimento dos especialistas em gerontologia, das famílias e da sociedade. Apesar de alguns estudos documentarem um declínio cognitivo ao longo do envelhecimento, outras investigações evidenciam que os programas de estimulação cognitiva minimizam esse declínio e geram um aumento significativo no desempenho cognitivo dos idosos (Yassuda, 2006). O presente estudo teve como objetivo a implementação de um programa de estimulação sociocognitiva, numa amostra de idosos institucionalizados, envolvendo exercícios de carácter prático por forma a alcançar a promoção de atividade cognitiva a vários níveis. Por forma a avaliar o impacto do referido programa no desempenho das capacidades cognitivas dos participantes aplicou-se o Mini Exame Mental da autoria de Folstein adaptado por Guerreiro e colaboradores (1994), antes (pré-treino) e após (pós-treino). O estudo foi realizado com 15 utentes do Centro Paroquial de Cultura e Assistência da Freguesia da Benespera, sem diagnóstico de demência. Os resultados evidenciam um impacto positivo após a aplicação do PEC (Programa de Estimulação Cognitiva) que se traduziu na melhoria das performances cognitivas dos indivíduos face aos resultados obtidos no decorrer de todo o programa. Assim, a aplicação de tais programas em instituições seniores podem contribuir para prevenir ou retardar problemas cognitivos, permitindo-lhes um envelhecimento mais ativo.
