Browsing by Author "Mendes, Maria Lisete Mousinho Morais Carmona"
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- Um vinho, uma marca : o contributo do design gráfico para o Vinho do Porto entre 1638 a 1940Publication . Mendes, Maria Lisete Mousinho Morais Carmona; Pacheco, José; Martins, Daniel RaposoCom esta investigação tencionou-se contextualizar um dos produtos “ex-líbris” de Portugal — O Vinho Porto. Partindo da análise gráfica de algumas das principais casas de Vinho do Porto na viragem do século XIX para o séc. XX, primeiro, pretendeu-se compreender como essas empresas selecionam os seus nomes comerciais e que símbolos identitários utilizavam ao longo dos tempos. Numa segunda abordagem pretendeu-se analisar de que forma os rótulos e a publicidade ao produto, veiculavam uma cultura e mostravam o seu património identitário. Através de uma investigação não intervencionista, procurou-se estudar as relações e influências entre as necessidades de diferenciação e concorrência e o posicionamento gráfico e seleção de grafismos do Vinho do Porto. Com o intuito de garantir rigor nos dados recolhidos, procurou-se compreender as razões pelas quais os tempos áureos do desenho de rótulos e cartazes ocorreram no final do séc. XIX e primeiras décadas do séc. XX. Que artistas eram contratados, bem como a preferência de cada empresa. Quais os conceitos ou temas explorados graficamente, procurando identificar os mais apreciados ou contestados pela sociedade em cada época e sociedade. Obter dados no sentido de compreender as razões de mudança alguns nas estratégia de comunicação de empresas e produtos, quando pretendiam abranger mercados específicos como o caso da Inglaterra e do Brasil; pretendeu-se averiguar qual a preferência estética seguida pelas firmas na abordagem a esses mercados. O Brasil foi um dos maiores importadores deste produto tão apreciado na época, o que motivou o aparecimento de inúmeras falsificações. Procurou-se perceber como algumas firmas reagiram a este problema desde a perspetiva do design gráfico. A revisão e crítica literária permitiu contextualizar a época em estudo a nível económico, politico e social, considerando que todos esses fatores influenciaram diretamente o comércio do Vinho do Porto e indiretamente o design gráfico associado a este produto.