Browsing by Author "Miguel, Daniela Afonso"
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- Motivação para a leitura no contexto da educação pré-escolarPublication . Miguel, Daniela Afonso; Gonçalves, Teresa Maria Pinto Alves Augusto DuarteO presente Relatório de Estágio foi elaborado para o cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. A primeira parte deste relatório é direcionada a algumas descrições e reflexões sobre o trabalho desenvolvido e experiências vivenciadas no decorrer das Práticas Supervisionadas em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte incide sobre a investigação desenvolvida em torno da problemática “Motivação para a Leitura na Educação Pré-Escolar”. Esta teve como principal objetivo levar a cabo experiências para compreender se as crianças da educação pré-escolar ficam potencialmente mais motivadas para a leitura através da associação da mesma a situações de prazer e satisfação. Pretendeu-se, assim, perceber como através da associação a atividades de expressão musical e dramática e através do desenvolvimento da capacidade de antecipar e inferir se pode motivar as crianças em idade pré-escolar para a leitura. Tratou-se de uma investigação que constituiu um estudo de caso qualitativo, na medida em que decorreu num ambiente natural, num período de 4 semanas e com uma amostra de apenas 6 crianças, entre os 5 e os 6 anos de idade. Estas crianças foram previamente sugeridas pela educadora cooperante, sendo assim selecionadas as três mais e as três menos motivadas para a leitura. Para a obtenção de dados recorreu-se à observação participante, às notas de campo, aos registos fotográficos, à Escala de Envolvimento de Leuven e a um inquérito realizado à educadora cooperante. Como principais conclusões pode-se referir que a motivação das crianças face à leitura aumentou quando esta era associada a situações pelas quais demonstravam maior interesse e quando compreendiam facilmente o texto.