Browsing by Author "Miguel, Marta Isabel Quelhas"
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- Intervenção precoce - estudo comparativo entre Portugal e EspanhaPublication . Miguel, Marta Isabel Quelhas; Pereira, Cristina Maria GonçalvesA realidade da Intervenção Precoce na Europa assume contornos bastantes distintos nos vários países. Mais concretamente as assimetrias de região para região quer em Portugal quer em Espanha, ao nível das práticas de Intervenção Precoce (IP), foram-se tornando mais evidentes levando a uma necessidade de criar um quadro de referência comum. É nesse sentido que, quer em Portugal quer em Espanha, foram publicados, através da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) e da Federación Española de Asociaciones de Profesionales de la Atención Temprana (GAT), dois livros com o mesmo objetivo: elaborar um guia para profissionais de IP que permita orientar e disseminar as práticas de IP nos dois países. O presente estudo pretende contribuir para esclarecer a realidade da Intervenção Precoce em Portugal e Espanha. Mais concretamente o objetivo é caracterizar, numa perspetiva comparativa, a IP nos dois países na busca de pontos de interseção, reveladores de uma possível semelhança entre duas sociedades tão interligadas geográfica, afetiva e culturalmente. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo em que o método de estudo escolhido foi o estudo de caso. Este assenta numa metodologia essencialmente descritiva e analítica em que também é usada uma descrição histórica pois são analisados acontecimentos e instituições relacionados com a IP que influenciaram as sociedades. Os instrumentos e técnicas de recolha de dados (entrevistas e a pesquisa documental) e as técnicas de análise de dados (análise de conteúdo das entrevistas, análise de documentos internos e a análise de conteúdo dos manuais relativos à IP publicados em Portugal e Espanha) permitiram apurar similitudes, nuances específicas, mas também diferenças no que respeita a área da Intervenção Precoce destes dois países. Mais concretamente pudemos concluir que ambos os manuais foram elaborados por especialistas com o objetivo de criar um manual de referência comum para os profissionais da área de IP em cada um dos países. Organizados de forma muito coerente e fazendo uso de linguagem acessível estes dois manuais, já reeditados, definem a IP como sendo um serviço prestado as crianças, dos 0 aos 6 anos, que apresentem problemas no seu desenvolvimento e suas famílias. Pudemos também perceber que a constituição das equipas de IP/AT são muitos semelhantes já que são constituídas por profissionais dos três ministérios responsáveis, e que estas têm modos de atuação muito semelhantes. Este trabalho de investigação também nos permitiu perceber que existem várias dissemelhanças entre estes nomeadamente o manual espanhol foi o primeiro a ser publicado e que se encontra disponível on-line ao contrário do manual português que foi publicado posteriormente e só pode ser adquirido através da ANIP. Também pudemos observar que o manual português se distingue do manual espanhol pela sua excelente fundamentação teórica acerca dos estudos na área da neurobiologia do desenvolvimento e da psicologia bem como da perspetiva histórica da Intervenção Precoce.
