Browsing by Author "Moniz, Carla Isabel Oliveira Camacho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A produção de um musical como incentivo à introdução da voz cantada no Curso Profissional de Artes do Espetáculo - InterpretaçãoPublication . Moniz, Carla Isabel Oliveira Camacho; Godinho, José Carlos David NunesO presente relatório foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Ensino da Música - Canto e Música de Conjunto. A primeira parte descreve o trabalho desenvolvido nas aulas de Canto e Classe de Conjunto no Conservatório – Escola Profissional de Artes da Madeira durante o ano letivo de 2014/2015. A segunda parte reporta-se a um projeto de investigação que se dedicou à criação e produção de um Musical como incentivo à introdução e da Voz Cantada no Curso Profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação. No sentido de despertar os alunos do CPAE-I para um melhor conhecimento acerca da fisionomia e do funcionamento do aparelho vocal, pretendi, com este projeto, fornecer-lhes ferramentas essenciais à sua utilização, em função da sua arte performativa como atores, no âmbito de fatores técnicos relativos à projeção ou a respiração, prevenção do cansaço vocal, disfonia ou da rouquidão, que por vezes representam ligeiros problemas no percurso da sua atividade profissional. Quis também oferecer-lhes uma nova visão acerca da funcionalidade da voz, para além da voz falada que representa a matriz do seu trabalho, e introduzir a voz cantada na sua formação, propondo-lhes um desempenho vocal mais rico quanto à expressividade; à sensibilidade; à transmissão de emoções e ao paralelismo com a construção do personagem, caminhando em direção à compreensão e interiorização do ator como cantor e Performer. Levantando a problemática da complementaridade dos objetivos e metas da disciplina de Voz, tive como objetivo de intervenção a produção e realização de um teatro musical (falado e cantado), apoiado no Método Stanislavski da preparação do ator/cantor/performer, no âmbito da classe de conjunto de voz/canto CPAE-I, cujo objetivo de investigação seria analisar as aprendizagens e perceções desenvolvidas pelos estudantes deste curso. No âmbito da investigação, foi utilizada a metodologia qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, que interpretou os resultados referentes, analisando as entrevistas realizadas neste processo criativo e que permitem ler as aprendizagens musicais, dramáticas e sociais dos alunos aquando da introdução da nova disciplina voz/canto, na interligação com os conteúdos do CPAE-I e, através da categorização e triangulação de dados pude perceber o impacto pedagógico recebido na criação e produção de um musical. Pude contar com a visão externa dos músicos profissionais envolventes e de um professor de teatro, que me ajudaram na perceção do resultado final da investigação. Os resultados apontam para o sucesso da introdução da disciplina voz/canto no CPAE-I na complementaridade da voz falada e da voz cantada, demonstrando mais-valias técnicas e práticas na construção formativa e performativa do aluno promissor a ator/cantor/performer. O musical produzido demonstrou que, para além a aplicabilidade dos conteúdos da disciplina, os alunos entraram em contacto com um novo universo ligado à perspetiva artística da expressividade, da sensibilidade e da transmissão de emoções que remonta ao processo criativo e que tem elevada importância na integridade pessoal do artista, no contexto da atividade em que participa.
