Browsing by Author "Nascimento, Pedro Filipe Cerqueira do"
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- Conciliação professor-intérprete: Práticas e impacto na autoeficácia do ensino do cantoPublication . Nascimento, Pedro Filipe Cerqueira do; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da; Sales, Célia Maria DiasEste Relatório de Mestrado é composto por duas partes complementares que incidem o ensino do canto, em escolas do ensino especializado da música, sob diferentes prismas teóricos e empíricos. A primeira parte apresenta um relato analítico e reflexivo sobre a Prática de Ensino Supervisionado (PES/estágio), centrado na aplicação de metodologias pedagógicas específicas ao ensino do canto, tanto em aulas individuais quanto em práticas coletivas no âmbito da disciplina de classe de conjunto - coro. A abordagem pedagógica adotada fundamenta-se, sobretudo, nas metodologias de Jean-Pierre Blivet, combinadas com diversas teorias psicopedagógicas, visando o aprimoramento das competências vocais e interpretativas dos alunos. O relatório analisa criticamente a eficácia dessas metodologias na promoção de um ambiente de aprendizagem que estimula a confiança, a expressividade musical e o desenvolvimento técnico-vocal. A segunda parte, intitulada "Conciliação Professor-Intérprete: Práticas e Impacto na Autoeficácia do Ensino do Canto", explora a dualidade profissional de professores de canto que atuam simultaneamente como intérpretes. Neste estudo, são avaliadas as vantagens e desvantagens associadas à manutenção concomitante das carreiras de cantor e professor, bem como os fatores que influenciam essa prática. O estudo investiga ainda em que medida a atuação nestas duas vertentes impacta na autoeficácia docente, sem esquecer as fontes que podem aumentar essa autoeficácia, analisando como a experiência performativa pode influenciar as práticas pedagógicas e vice-versa. Os dados recolhidos através de questionários, fornecem uma visão detalhada das estratégias utilizadas pelos professores-intérpretes para equilibrar essas funções e dos impactos dessa conciliação no desenvolvimento vocal e artístico dos estudantes. As conclusões do estudo sugerem que a integração das atividades de ensino e performance pode oferecer uma abordagem pedagógica enriquecida, capaz de promover uma formação vocal mais completa e adaptável às exigências contemporâneas do canto clássico. Por outro lado, indicam também qual o impacto da manutenção das duas carreiras na autoeficácia do professor e que fontes de autoeficácia são consideradas pelos professores-cantores.
