Browsing by Author "Oliveira Jr., Emerson"
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- Proposição de um protocolo pedagógico para pensamento computacional com foco nas funções neuropsicológicas de atenção e memóriaPublication . Oliveira Jr., Emerson; Gil, Henrique; Pasqualotti, AdrianoCom o crescimento da população idosa, um desafio a ser enfrentado quando se busca a manutenção de um processo de envelhecimento saudável é a preservação das funções neuropsicológicas de atenção e memória. Neste sentido, desenvolver atividades que busquem retardar ou minimizar o declínio dessas funções se torna cada vez mais necessário. Entre as tarefas cotidianas, as atividades instrumentais solicitam recursos cognitivos mais sofisticados necessitando de atenção e memória (SILVA; SILVA, 2018). A manutenção das habilidades cognitivas constitui um dos fatores associados à saúde e à qualidade de vida no envelhecimento (HERTZOG et al., 2008; SILVA et al., 2018). Neste contexto, atenção e memória devem ser constantemente exercitadas. A atenção está ligada às habilidades perceptivas, de visão, audição, táteis, memória, afeto e nível de consciência. Os tipos de atenção que possuem maior relevância sobre as funções cognitivas, em especial a memória, são aquelas relacionadas às sensações de visão e de audição (OLIVEIRA; ALMEIDA; SILVA, 2018). Memória pode ser definida como sendo a aptidão que possibilita que a pessoa se lembre, permitindo se conhecer em um presente, que é produto de sua história passada e raiz de seu futuro. Ainda, a memória pode ser compreendida como o meio pelo qual uma pessoa recorre às suas experiências passadas a fim de usar essas informações no presente, tomando por base o fundamento do aprendizado (FLAKS, 2018). Tanto a atenção quanto a memória podem ser estimuladas através de exercícios cognitivos. A estimulação cognitiva pode se dar através de atividades envolvendo aprendizagem. Neste contexto, apresenta-se o pensamento computacional (PC). Trata-se de um conjunto de habilidades e de atitudes aplicáveis que pode ser utilizado por qualquer pessoa. Envolve processos cognitivos com o objetivo de resolver problemas de forma eficiente e criativa (WING, 2006). A aplicação de ações de educação continuada, com foco em treinamento cognitivo, torna-se indicada para pessoas idosas. Alicerçada pelo pressuposto de que a educação ao longo da vida deve se constituir em um direito básico de todas as pessoas, independente de idade, habilitações, experiências e percurso profissional, com a salvaguarda de todas as condições necessárias e suficientes que lhes permitam a aquisição de saberes e competências para a construção contínua do seu desenvolvimento pessoal, social e profissional (GIL, 2016). Para o desenvolvimento de ações de educação continuada pode ser empregado o PC. Trata-se de um conjunto de habilidades e de atitudes aplicáveis que permite que as pessoas possam se envolver com processos cognitivos objetivando a resolução de problemas de forma eficiente e criativa (ISBELL et al., 2009; WING, 2006).
- Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idososPublication . Oliveira Jr., Emerson; Bertolli, Luisa de; Marchi, Ana Carolina de; Pasqualotti, Adriano; Gil, HenriqueThis article proposes a didactic sequence based on the assumptions of computational thinking for older adults. The method used involved defining, applying, and evaluating a didactic sequencestructured in ten experiences. The development of experiences occurred once a week, lasting 90 minutes, for seven months. The didactic sequence was elaborated with several activities that were carried out through the block programming language Scratch. The main result points out that it is possible to use computational thinking in pedagogical activities for older adultsresulting in cognitive gains and greater socialization.
- Social network intervention enhances attention and memory functions in elderly women: a neuropsychological studyPublication . Kieling, Mônica; Oliveira Jr., Emerson; Gil, Henrique; Pasqualotti, AdrianoThe cognitive functions of elderly people who interact online were assessed. Interventional research of a descriptive-analytical nature was conducted. A sample of 41 elderly women was evaluated both before and after the intervention. The data analysis was carried out using the Friedman test, with a significance level set at p ≤ 0.05. The empirical material was examined through content analysis. A significant improvement in cognitive functions of attention and memory in the groups that underwent the intervention was observed. It is concluded that cognitive training on social networks can promote healthy aging by improving certain cognitive functions in the elderly.