Browsing by Author "Pavtchinski, Victor Daniel"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Metodologias de ensino da técnica do violoncelo no curso básico : problemas e estratégiasPublication . Pavtchinski, Victor Daniel; Rocha, Miguel Jorge Ferreirinha Cardoso da; Ladeira, Pedro Miguel ReixaI (Prática Pedagógica do Docente) Será realizada uma exposição do estágio curricular supervisionado de ensino de violoncelo inserido na unidade curricular do Mestrado de Ensino da Música, no Instituto Politécnico de Castelo Branco, orientado pelo professor e supervisor Miguel Rocha, e coordenador Pedro Ladeira. O estágio foi feito com a colaboração do professor cooperante Nelson Ferreira, no ano letivo 2020/21, no Instituto Gregoriano de Lisboa. Na 1ª Parte da prática pedagógica do docente é feita uma descrição geral do estágio supervisionado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música. Para a elaboração do relatório, será feita uma caracterização e história do Instituto Gregoriano, cursos disponíveis e os seus regimes de frequência. São também descritos o corpo docente do Instituto para cada instrumento, a caracterização da comunidade educativa e uma breve descrição da sua infraestrutura. Efetuou-se uma caracterização de 3 alunos selecionados (com idades compreendidas entre 10 e os 15 anos), e das metodologias adotadas para cada aluno e foi composta uma análise crítica da atividade docente. II (Projeto de Investigação) A segunda parte do trabalho integra a descrição do projeto de investigação, onde são salientadas as competências instrumentais dos alunos de ensino básico (1º ao 5º grau) e explicitam-se os aspetos pedagógicos fulcrais da lecionação do violoncelo. Além disso, serão abordadas estratégias e recursos pedagógicos adotados consoante a observação e personalidade dos alunos, bem como a organização e planeamento das aulas. Irão ser apresentadas as bases técnicas do violoncelo através de uma revisão da literatura, passando pelas metodologias teóricas de autores como: Victor Sazer; Paul Tortelier; Pablo Casals; Gerhard Mantel; Christopher Bunting e William Pleeth com a finalidade de determinar conclusões e resoluções a respeito dos problemas técnicos mais comuns, somados aos conhecimentos próprios do mestrando. Por fim, esta investigação permitiu ao mestrando aprofundar os seus conhecimentos técnicos e pedagógicos, visando a construção de um trabalho de investigação sob uma nova perspetiva teórica. Essa investigação seria, posteriormente, um material de trabalho conveniente para os docentes de violoncelo