Browsing by Author "Pereira, Catarina da Silva"
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- O contexto familiar e a influência no rendimento escolar dos alunos do 1º CEB : o caso específico do português e da matemáticaPublication . Pereira, Catarina da Silva; Pais, António Pereira; Pereira, Cristina Maria GonçalvesEste Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do cumprimento dos requisitos para a conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Integra o trabalho desenvolvido na Prática Supervisionada e a investigação realizada neste contexto. A investigação tem como título: “O contexto familiar e a influência no rendimento escolar dos alunos do 1º CEB: O caso específico do português e da matemática”. O estudo está diretamente ligado às áreas de português e matemática e desenvolve-se de forma a conhecer uma possível relação entre as tipologias familiares (famílias tradicionais, famílias monoparentais e reconstituídas) e o rendimento escolar dos alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. As classificações finais dos alunos no 1º e no 2º períodos são um instrumento de estudo deste processo investigativo, tal como o conceito que os alunos têm da família – desenho da família. Para a elaboração deste estudo, optei por recorrer aos princípios metodológicos referentes ao estudo de caso. Para tal, utilizei as seguintes técnicas de recolha dados: observação participante, inquérito por questionário aos encarregados de educação e notas de campo. A Prática Supervisionada concretizou-se através um estágio repleto de novas experiências, novas aprendizagens, oferecendo o desenvolvimento de competências e habilidades para a prática educativa. Desta forma, foi possível presenciar a realidade do dia-a-dia da profissão docente e o seu funcionamento na sala de aula, com todas as diferenças que podem existir num grupo de alunos. Com a elaboração deste Relatório de Estágio pretendo compreender se existe alguma relação entre a tipologia familiar e o rendimento escolar dos alunos, que atualmente assume uma importância crescente nas instituições escolares. Após todo este processo, não foi possível encontrar uma relação entre a tipologia familiar dos alunos e os rendimentos escolares, nas áreas de português e matemática. No entanto, é importante referir que, a maioria dos alunos desta turma estão inseridos numa tipologia familiar tradicional, onde se pode verificar um maior decréscimo nas notas finais. Este caso também se pode verificar na tipologia familiar monoparental.