Browsing by Author "Pinto, Sofia Pedrosa de Araújo"
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- A importância das competências de autorregulação e autonomia para a otimização do estudo : aplicação no ensino e aprendizagem do cantoPublication . Pinto, Sofia Pedrosa de Araújo; Pereira, Cristina Maria Gonçalves; Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaO ensino do canto em Portugal tem vindo a sofrer alterações estruturais. Desde 2012, após algumas experiências anteriores, os alunos podem escolher canto como instrumento principal a partir do 2º ciclo. Esta mudança levanta questões importantes, uma vez que para alunos tão jovens é um desafio lidar com um instrumento que é intrínseco e cuja consciência corporal e outras competências importantes estão menos desenvolvidas. É, então, imprescindível que os alunos desenvolvam competências de autorregulação e autonomia que os permita serem agentes e dominar o próprio processo de aprendizagem. Uma aprendizagem autorregulada é fruto da interação cíclica de um conjunto de processos comportamentais, cognitivos, motivacionais e metacognitivos, sendo difícil dissociá-la de uma prática individual otimizada que é determinante no desenvolvimento das capacidades técnicas, musicais e, consequentemente, para o sucesso na aprendizagem instrumental. O presente estudo está, assim, dividido em duas partes, a primeira dedicada à Prática de Ensino Supervisionada na qual foram acompanhadas uma turma de classe de conjunto e uma aluna de Canto da Ourearte (Escola de Música e Artes de Ourém). A segunda corresponde ao estudo de investigação no qual foi utilizada a metodologia de Investigação-Ação com enfoque na compreensão de todas as condicionantes do processo da aprendizagem autorregulada para que essas possam ser incentivadas e desenvolvidas no contexto das aulas de instrumento e Canto. A fim de conhecer melhor a realidade dos alunos, foi aplicado um questionário de autorregulação e hábitos de estudos da autoria de Peter Miksza (2011) com os alunos de Canto do ensino básico da escola onde foi realizado o estágio. A sua análise permitiu identificar as fragilidades e dificuldades que estes alunos apresentam e, em conjunto com a revisão da literatura, desenvolver uma ferramenta de autorregulação que as pudesse suprir.autorregulação, tendo sido adaptado à realidade dos alunos de Canto e aplicado com três alunas do ensino básico, durante um período de 12 semanas. A sua utilização e pertinência foram avaliadas no final da experiência através de um questionário comparando as competências de autorregulação e os hábitos de estudo antes e pós diário e de folhas de observação e análise do mesmo. Os resultados revelaram que o Diário de Estudo pode ser uma ferramenta valiosa para a promoção das competências de autorregulação e autonomia, refletindo-se nos hábitos de estudo e na otimização da prática individual. Tal foi corroborado pelas alunas que admitiram ter identificado mudanças no seu comportamento, tanto a nível da relação com o estudo, como no domínio do instrumento, manifestando vontade de utilizar o diário no futuro. Assim, foi desenvolvido O Diário de estudo de Canto, fundamentado no modelo teórico de