Browsing by Author "Pires, Ana Isabel Amaral"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A aplicação digital Padlet como potenciadora do trabalho colaborativo: uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º CEBPublication . Pires, Ana Isabel Amaral; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraVivemos numa sociedade em constante mudança em que as TIC adquirem um papel preponderante na vida de cada cidadão, a sociedade deve agir em conformidade com a realidade. Neste sentido, é urgente que o sistema educativo inclua as TIC no quotidiano da comunidade educativa, proporcionando aos alunos um contexto educativo-digital, desenvolvendo habilidades e competências digitais que serão úteis para o exercício de uma cidadania plena. O relatório de estágio pretendeu averiguar se a aplicação digital Padlet e, com base no trabalho colaborativo, pode promover melhores aprendizagens. Esta investigação-ação de natureza qualitativa desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em 1.ºCiclo do Ensino Básico, no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º ano de escolaridade, com vinte e quatro alunos. Como principais fontes de recolha de dados, privilegiou-se a observação participante; as notas de campo no decorrer das intervenções pedagógicas; os inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação; e as entrevistas semiestruturadas à Orientadora Cooperante e a três docentes do agrupamento. Ao longo de todo o processo foi envolvido foram recolhidos diferentes dados e opiniões que permitiram que numa fase final se recorresse à triangulação dos dados recolhidos, averiguando-se que a utilização do Padlet, com base no trabalho colaborativo, se tornou uma mais-valia, promovendo maiores e melhores níveis de motivação. No decorrer da investigação foram realizadas cinco sessões de intervenção pedagógica nas quais foram desenvolvidas atividades de trabalho colaborativo e que permitiram verificar que: a utilização das TIC, mais concretamente a aplicação digital Padlet e o trabalho colaborativo tornam-se uma mais-valia pelo grande envolvimento e empenho dos alunos na realização das diferentes atividades propostas e, ao mesmo tempo, foram criados contextos e oportunidades para os alunos adquirirem competências digitais que serão postas em prática como futuros cidadãos num sociedade cada vez mais digital.