Browsing by Author "Pires, Liliana Batista"
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- Aplicação do software EdiLim na sala de atividades em educação pré-escolarPublication . Pires, Liliana Batista; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraAtualmente, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) fazem parte da vida quotidiana da maior parte das pessoas, incluindo a das crianças. Através das TIC as pessoas comunicam, interagem, partilham, informam-se, trabalham, investigam, aprendem e preenchem os seus tempos livres. Nas escolas assiste-se a uma gradual introdução destes meios com a intenção de promoverem aprendizagens. Deste modo, torna-se importante uma imersão das crianças nesta sociedade digital no sentido de enriquecer o ambiente educativo ao nível do jardim-de-infância. O presente relatório de estágio pretendeu averiguar as potencialidades da utilização das TIC e o impacto, em particular, da implementação de um software de autor no jardim-de-infância. Esta investigação foi desenvolvida no âmbito da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar (PSEPE), no 2º semestre do 1º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O grupo de 22 crianças tinha idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. A investigação assumiu um carater qualitativo no qual se realizou uma abordagem de estudo de caso e de investigação-ação. O principal instrumento de recolha de dados consistiu na observação participada com recurso a registo fotográfico e notas de campo, tendo como participantes, para além da investigadora e das crianças, a «Educadora Cooperante» e o «Par Pedagógico». Houve ainda necessidade de realizar inquéritos por questionários aos encarregados de educação/pais e entrevistas semiestruturadas às educadoras da instituição, como forma de conhecer a opinião dos inquiridos e entrevistados face à utilização das TIC e de softwares educativos como recurso no ensino e particularmente da Educação Pré-Escolar. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar o nível da participação ativa das crianças em atividades realizadas com recurso às TIC e a capacidade de envolvimento, de motivação e de concentração que as TIC propiciaram ao nível das aprendizagens. Com base nas entrevistas semiestruturadas verificou-se que as educadoras conferem uma grande importância às TIC no entanto, existe ainda uma falta de formação nesta área, revelando-se na falta de informação em relação a softwares educativos e consequente utilização em contexto sala de atividades. Em relação aos encarregados de educação/pais verificou-se uma concordância generalizada no que diz respeito a uma boa influência e contributos das TIC, nomeadamente dos softwares educativos. Em suma, pode-se concluir que as TIC são um bom recurso também na Educação Pré-Escolar, contribuindo para o enriquecimento e desenvolvimento das crianças e, ao mesmo tempo, criando condições para a aquisição de competências digitais.
