Browsing by Author "Pires, Rita Alexandra Gaspar"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A criação de histórias na aprendizagem do piano : possível relação entre elementos musicais e elementos extra-musicaisPublication . Pires, Rita Alexandra Gaspar; Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia; Corrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender BarahonaO presente Relatório de Estágio está inserido no âmbito do segundo ano de Mestrado em Ensino de Música, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, expomos o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo de 2020/2021 no Conservatório Regional de Castelo Branco. Na segunda parte, apresentamos o Projeto de Investigação. A primeira parte inclui uma contextualização sobre a cidade e o Conservatório, e uma descrição sobre a prática pedagógica realizada nas disciplinas de Piano e Classe de Conjunto (Coro). Contém planificações e reflexões de três aulas de cada uma dessas disciplinas, e uma reflexão final acerca do trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo. A segunda parte descreve o Projeto de Investigação. Este consistiu (i) na criação, por dois alunos de Piano, de histórias baseadas em obras musicais que se encontravam em estudo; e (ii) na procura da relação entre os elementos das obras musicais, e elementos extra-musicais presentes nas histórias. O enquadramento teórico abrangeu os seguintes conceitos: criatividade, expressividade, imaginação, e emoções musicais. Na pesquisa empírica, utilizou-se uma metodologia qualitativa, tendo como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Ao relacionar os elementos extra-musicais das histórias com os elementos musicais das obras, pudemos observar o modo como certas estruturas musicais (como dinâmicas, articulação, entre outros) poderão ter influenciado o pensamento e as emoções dos alunos.
