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- O software educativo “Os Jogos da Mimocas” como ferramenta facilitadora da comunicação numa criança com dificuldade intelectual e desenvolvimental : estudo de casoPublication . Polme, Maria Manuela Veredas Ticas do; Quelhas, Rosário; Mesquita, HelenaNeste artigo apresentam-se os resultados de uma investigação em torno da importância da utilização do software educativo “Os Jogos da Mimocas” na comunicação de uma criança com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID). Pretendia refletir sobre o impacto que a utilização do referido software teria na comunicação de uma criança com DID, bem como apontar caminhos a seguir e encontrar estratégias de apoio, tendose realizado um estudo de caso seguindo uma metodologia de investigação — ação. Para sustentar este estudo procedeu-se a uma revisão das fontes de informação mais relevantes acerca da DID, das NEE, das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e ainda a uma abordagem à utilização do software educativo “Os Jogos da Mimocas”, visando-se constituir o enquadramento teórico da investigação. Após a análise dos dados recolhidos, foi possível verificar que a utilização do software permitiu que se atingissem os objetivos pretendidos. Constatou-se que recorrendo a atividades simples, lúdicas e funcionais, foi possível à criança ultrapassar algumas das suas dificuldades relacionadas com a concentração/atenção, autoestima e comunicação.
- O software educativo “os jogos da mimocas” como ferramenta facilitadora da comunicação numa criança com dificuldade intelectual e desenvolvimental : estudo de caso.Publication . Polme, Maria Manuela Veredas Ticas doA comunicação tem um papel essencial no desenvolvimento humano, é um elemento crucial para que se processem aprendizagens e socializações. Por variadíssimas razões, muitos são os sujeitos que evidenciam problemas ao nível da comunicação. A Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) é de entre outras uma das causas que frequentemente leva a graves perturbações comunicativas. Pretende-se com este trabalho investigar se a utilização do software educativo “Os Jogos da Mimocas” facilita a comunicação de uma criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE), nomeadamente DID, já que enquanto docentes sentimos necessidade de encontrar respostas para as dificuldades vivenciadas no terreno, bem como tentar, com a nossa prática, melhorar a qualidade de vida desta criança. Considerando que simultaneamente se pretendia refletir sobre o impacto que a utilização do software educativo “Os Jogos da Mimocas” teria na comunicação de uma criança com DID, bem como apontar caminhos a seguir e encontrar estratégias de apoio, optou-se por se realizar um estudo de caso seguindo uma metodologia de investigação – ação. Para sustentar este estudo procedeu-se a uma revisão das fontes de informação mais relevantes acerca da DID, das NEE, das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e ainda a uma abordagem à utilização do software educativo “Os Jogos da Mimocas”, visando-se constituir o enquadramento teórico da investigação. Após a análise dos dados recolhidos, foi possível verificar que a utilização do software educativo “Os Jogos da Mimocas”, permitiu que se atingissem os objetivos pretendidos de forma eficaz. Constatou-se que recorrendo a atividades simples, lúdicas e funcionais, foi possível à criança ultrapassar algumas das suas dificuldades relacionadas com a concentração/atenção, autoestima e essencialmente comunicação.
- O software educativo como ferramenta de comunicação na dificuldade intelectual e desenvolvimental: “Os Jogos da Mimocas”: um estudo de casoPublication . Quelhas, Rosário; Mesquita, Helena; Polme, Maria Manuela Veredas Ticas doApresentam-se resultados de um estudo de caso seguindo uma metodologia de investigação – ação, em torno da utilização do software educativo “Os Jogos da Mimocas” com uma criança com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. O estudo surge da necessidade em responder às dificuldades vividas como docentes, e de melhorar a qualidade de vida da criança. Procedeu-se à revisão das fontes mais relevantes, visando constituir-se o enquadramento teórico da investigação e após a análise dos dados recolhidos, verificou-se que a utilização do software permitiu que, recorrendo a atividades lúdicas e funcionais, a criança pudesse ultrapassar dificuldades de concentração/atenção, autoestima e comunicação.