Browsing by Author "Pradiante, Joana Marques"
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- Inclusão escolar das crianças e jovens requerentes ou beneficiárias de proteção internacional em Portugal – o caso das escolas em Castelo BrancoPublication . Pradiante, Joana Marques; Vieira, Sandra Regina Alexandre FerreiraO Presente Trabalho de Projeto foi elaborado no âmbito da conclusão do Mestrado em Intervenção Social Escolar, da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, intitulado de Inclusão das Crianças e Jovens Requerentes e Beneficiárias de Proteção Internacional em Portugal – O Caso das Escolas em Castelo Branco, Destacar que a inclusão social das crianças e jovens migrantes no acesso à educação tem vindo a tornar-se numa realidade atual face aos problemas das sociedades dos seus países de origem. As crianças e jovens beneficiários de proteção internacional colocam grandes desafios à comunidade educativa, sendo necessário, com ajuda de outros agentes socializadores e entidades do poder central e local, a criação de medidas/estratégias e/ou propostas para melhor a sua qualidade de vida. Os objetivos que determinam o propósito deste estudo centram-se em duas finalidades, uma de carácter geral que procura explicar o desenho de propostas de intervenção social que melhor possam responder aos desafios que as crianças e as suas famílias enfrentam no contexto social e educativo e outra de carácter específico que se subdivide na pertinência pessoal, profissional, social e científica. Quanto à metodologia utilizada, o estudo fez uso da técnica de entrevista semiestruturada dirigida aos diretores dos agrupamentos e aos profissionais de entidades da economia social da comunidade de Castelo Branco, com o objetivo de apurar quantitativa e qualitativamente a expressão dos processos de inclusão educativa de crianças em situação de proteção internacional no concelho indicado. No que respeita à análise dos dados recolhidos, recorreu-se à análise de conteúdo categorial. A combinação destes dados, realizado num processo de diagnóstico social, fundamentou a proposta de um projeto de intervenção social de capacitação de agentes educativos para a inclusão de crianças migrantes nas escolas de Castelo Branco. O estudo permitiu dar importância à implementação de projetos, nomeadamente a formação de agentes educativos e dinamização de ações socioeducativas promotoras de inclusão social e medidas que possam responder aos problemas de inclusão das crianças e jovens beneficiárias de proteção internacional na comunidade portuguesa.