Browsing by Author "Praia, Bruno Filipe Dias Moedas"
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- Bem-estar/Distress psicológicos e sintomatologia: as emoções envolvidas na construção e sentir emocional de um músicoPublication . Praia, Bruno Filipe Dias Moedas; Pereira, Cristina Maria GonçalvesA primeira parte deste trabalho refere-se à prática de ensino supervisionada, onde descrevo, de forma sucinta, clara e reflexiva, o percurso de construção de competências específicas e analiso o seu contributo para o desenvolvimento de competências ao nível do ensino da música. Trata-se de um requisito de avaliação no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Artes Aplicada de Castelo Branco. A excelência do exercício profissional no ensino da música impõe aos professores uma procura constante do desenvolvimento de habilidades científicas, técnicas e relacionais para um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, o que exige uma atualização e desenvolvimento de competências que se pretende que sejam especializadas. A segunda parte (estudo empírico), visa investigar as emoções envolvidas na pré e pós-performance de um músico e compreender de que forma essas emoções percecionadas no antes e durante a performance influenciam o estado emocional posterior à mesma. Sendo conhecidas as propriedades indutoras de emoções transmitidas pela música, inúmeros estudos na área da Ciência Cognitiva e Neurociência têm-se debruçado sobre esta especificidade, tentando compreender o impacto nas estruturas cerebrais do indivíduo. Adicionalmente, há muito que se tentou estabelecer uma correlação entre a música, nomeadamente a performance musical, e o desenvolvimento de competências cognitivas face à regulação da satisfação das necessidades psicológicas, bem-estar e distress psicológicos. Decorrente da curiosidade pessoal do investigador e da necessidade de compreender e aprofundar esta temática junto de uma amostra mais vasta, optámos por direcionar o estudo a músicos do continente europeu e norte-americano, procurando-se percecionar as emoções sentidas por um músico, as estratégias de regulação emocional que procuram desenvolver, proporcionando-nos assim uma melhor e abrangente visão das emoções na música e consequente influência no desempenho e bem-estar do indivíduo. Neste estudo constatamos que as emoções negativas, especialmente na pré-performance, como apreensão e tensão influenciam negativamente a qualidade da execução musical, bem como, que a perceção dos músicos acerca do papel crucial da autoconfiança positiva, potencia uma boa performance. Os resultados obtidos neste estudo, destacam a importância da regulação emocional na adaptação ao stress e na promoção do bem estar psicológico