Browsing by Author "Pratas, Carolina Alves Morgado Mendes"
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- A importância da integração dos alunos de origem migrante no Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes : Relatório de estágioPublication . Pratas, Carolina Alves Morgado Mendes; Domingues, Marco Paulo Tavares SousaO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da conclusão do Mestrado em Intervenção Social Escolar, da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Este apresenta o resultado do projeto desenvolvido (iniciado em contexto de trabalho académico na Unidade Curricular de Seminário de Estágio/Trabalho de Projeto, do 2º Semestre do 1º ano, com a orientação e apoio da Professora Doutora Cristina Pereira) pela discente, bem como de toda a experiência de estágio no Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes, mais concretamente na Escola Secundária Dr. º Manuel Fernandes e na Escola Básica António Torrado. O estágio foi dividido em duas partes: acompanhamento das turmas PIEF e CEVA na Escola Secundário Dr. º Manuel Fernandes e realização do projeto de estágio com algumas turmas do 1º ciclo do ensino básico na Escola Básica António Torrado. O projeto de estágio, teve como objetivos gerais de intervenção: “Promover a integração dos alunos de origem migrante em contexto escolar” e “Promover nos pais e/ou encarregados de educação dos alunos de origem migrante o acompanhamento social e escolar”. Foram implementadas um total de 7 atividades (“Jogos Quebra-gelo”, “Discriminação Zero”, “Dois Dedos de Conversa”, “Fala-me de ti”, “Clube do Livro”, “Feira Mostra Multicultural” e “Hora da Brincadeira”) as quais ao serem realizadas, pretendiam dar resposta aos objetivos específicos, associados a determinadas atividades. Do ponto de vista metodológico, optou-se pela utilização da investigação-ação, considerada a opção mais apropriada e adequada a ser utilizada em contexto de estágio. Além disso, esta ao atuar na área da educação, concebe uma maior objetividade dos resultados obtidos. Assim sendo, os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a entrevista (de carácter semiestruturada, realizada à Coordenadora da Escola Básica António Torrado como forma de diagnóstico) e os questionários (de carácter diagnóstico, implementados junto dos pais e/ou encarregados de educação como forma de diagnóstico e de satisfação). Relativamente à análise dos dados recolhidos, recorreu-se à análise de conteúdo simples para a entrevista e à utilização do programa Excel para tratamento dos dados dos questionários. Os resultados obtidos pela intervenção no projeto de estágio, permitiram concluir que os objetivos estipulados, tanto do estágio em si, como da intervenção foram atingidos, mediante a realização das atividades. Desta forma, é possível afirmar que o projeto de estágio teve um retorno bastante positivo.
