Browsing by Author "Quebale, Agostinho Cumba"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Integração e desempenho escolar de alunos africanos de países PALOP no Ensino BásicoPublication . Quebale, Agostinho Cumba; Afonso, Maria Margarida de Carvalho e SilvaO presente trabalho enquadra-se no plano curricular do Mestrado em Intervenção Social Escolar da Escola Superior de Educação de Castelo Branco e trata de uma investigação sobre o processo de integração e desempenho escolar de alunos filhos de imigrantes PALOP de origem africana a frequentar o ensino básico (primeiro, segundo e terceiro ciclos) em Portugal. A educação e o direito a uma educação de qualidade, em que todos somos chamados, de forma mais direta ou indireta a contribuir, são essenciais para uma sociedade mais justa e mais coesa. É, por isso, muito importante conhecer a realidade escolar para, posteriormente, se poder atuar de forma fundamentada. Uma educação de qualidade para Todos é uma questão multidimensional complexa, difícil de estudar no seu todo. Temos, por isso, que a analisar por partes; neste sentido, o nosso trabalho debruça-se sobre os alunos PALOP oriundos de países africanos. O problema “Qual a integração e o desempenho escolar de alunos filhos de imigrantes PALOP de origem africana a frequentarem o ensino básico em Portugal?” divide-se em quatro objetivos: (1) Compreender a integração de alunos filhos de imigrantes de países PALOP de origem africana no contexto educativo português; (2) Conhecer o desempenho escolar destes alunos no contexto educativo português; (3) Identificar as principais dificuldades educativas/de aprendizagem; (4) Propor diretrizes com vista a um plano de intervenção para melhorar a integração e o desempenho escolar destes alunos. Em síntese, a finalidade deste estudo consiste em analisar a integração e o desempenho escolar de alunos filhos de imigrantes de países PALOP de origem africana e formas de os melhorar. De forma a recolher dados, foram construídos e validados dois instrumentos -inquéritos por questionário - um dirigido aos alunos PALOP a frequentar o ensino básico nas diversas escolas de um agrupamento, e outro dirigido aos seus professores/diretores de turma. Recolhidos os inquéritos dirigidos aos alunos, foram organizados os dados em tabelas para posterior análise. Os dados obtidos através dos questionários aplicados aos professores foram também organizados e analisados. Os dados recolhidos foram, posteriormente, cruzados para se compreender de forma mais completa e profunda a situação escolar destes alunos e poder propor eventuais medidas que possam mitigar problemas detetados. Os resultados apontam para uma integração geral dos alunos na escola positiva, particularmente ao nível do 1.º ciclo, mas não tanto no 3.º ciclo do ensino básico, embora apontem algumas sugestões de melhoria. Globalmente, gostam da escola e consideram que os professores os apoiam quando apresentam dificuldades académicas. Poucos são os alunos que ficaram retidos em algum ano escolar, mas apontam algumas dificuldades a certas disciplinas curriculares.
