Browsing by Author "Rafael, Sara Alexandra Bento"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Promoção da autonomia e da capacidade de iniciativa em contexto pré-escolar: relatório de estágioPublication . Rafael, Sara Alexandra Bento; Pereira, Cristina Maria GonçalvesEste Relatório de Estágio, foi elaborado de forma a apresentar a contextualização das Práticas Supervisionadas em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e integrar a investigação intitulada “Promoção da autonomia e da capacidade de iniciativa em contexto Pré-Escolar”, no âmbito do cumprimento dos requisitos para o desenvolvimento e a conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No desenvolvimento da investigação, aplicada durante a Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar, procurámos recolher, analisar e interpretar todas as informações consideradas fulcrais, de forma a identificar e a compreender quais as melhores estratégias e atividades que promovem e desenvolvem a autonomia e a iniciativa em crianças com idade pré-escolar. Nesse sentido, consideramos que a implementação de estratégias e atividades, adequadas e favoráveis a todos os fatores subjacentes, se organizam como uma mais valia para a atuação dos profissionais da educação de infância e para o desenvolvimento das crianças, relativamente às duas variáveis. Este estudo, do ponto de vista metodológico, trata-se de uma investigação-ação, sendo que os procedimentos e as técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação participante, as notas de campo e registos fotográficos, a entrevista, o inquérito por questionário e a grelha de observação. Através da triangulação e da análise dos dados recolhidos foi possível comprovar que as crianças adquiriram e desenvolveram diversos comportamentos relacionados com a autonomia e a capacidade de iniciativa, após a implementação de estratégias e atividades promotoras dessas mesmas competências. O Relatório de Estágio e a investigação constituem a súmula de uma etapa repleta de aprendizagens, experiências e autorreflexão que nos permitiram estabelecer a articulação entre a teoria e a prática.