Browsing by Author "Rizzi, Gustavo Matos"
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- Estudo de Perceções de Marca em Clubes de Futebol : Um Estudo de Caso do Clube Sport Lisboa e Benfica (Portugal)Publication . Rizzi, Gustavo Matos; Filipe, Sara Margarida Isidoro Frade de Brito; Sampaio, Carlos Alberto FernandesO futebol é um dos desportos mais praticados a nível global e é amplamente reconhecido como o desporto mais popular de Portugal. Entre os clubes de futebol que se destacam no panorama nacional, o Sport Lisboa e Benfica, sediado em Lisboa, figura como um dos mais proeminentes e populares. Este estudo explora uma ferramenta de gestão muito utilizada nas grandes empresas denominada identidade de marca. Projetos de identificação de marca têm como objetivo o relacionamento com os consumidores e atrair novos públicos, visando consolidar sua marca e ampliar a sua popularidade. Sendo assim, torna-se importante estudar a forma como os consumidores/adeptos de futebol percebem as marcas das equipas de futebol, ou seja, saber como os adeptos de futebol percebem e assimilam todos os componentes da marca do clube (imagem) e a forma como foram desenvolvidos e comunicados pelo clube (identidade). O objetivo deste estudo foi analisar quais os aspetos que se destacam na perceção do adepto do futebol em relação ao conceito da identidade de marca, no caso especifico deste estudo a marca do clube Sport e Lisboa Benfica, e como objetivo secundário propõe-se analisar se a perceção da identidade de marca varia de acordo como género. A metodologia deste estudo de natureza quantitativa e descritiva, aplicou inquéritos para identificar os principais indicadores que influenciam a perceção da marca. Os principais resultados indicaram uma imagem positiva do Benfica, com uma discrepância negativa nos indicadores de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Na analise por género, os resultados demonstraram uma congruência nas opiniões entre homens e mulheres, com particular destaque para o público feminino, que apesar de representar apenas 38% da amostra, apresentou respostas amplamente positivas, evidenciando um potencial inexplorado. Concluímos que, para o Benfica alcançar a sua identidade demarca desejada deve focar-se em ações que melhorem a perceção de responsabilidade social e ambiental e atrair mais adeptos jovens e femininos, aumentando o envolvimento e o potencial financeiro do clube. Fatores como as preocupações sociais e ambientais, e a capacidade do clube se tornar um modelo para as gerações mais jovens, devem ser priorizados nas estratégias futuras. O público feminino, em particular, representa uma oportunidade significativa de crescimento, tanto em termos de envolvimento com o clube como de receitas financeiras, através do aumento do número de adeptos e da participação ativa no clube.