Browsing by Author "Rodrigues, Ana Irene Vasconcelos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O ensino do saxofone no grau de iniciação musical : problemáticas no início à aprendizagem no saxofonePublication . Rodrigues, Ana Irene Vasconcelos; Almeida, Carlos Jorge Canhoto Matos deO inicio da aprendizagem do saxofone no ensino especializado de música, por crianças até aos dez anos, do meu ponto de vista, é ainda bastante complexo. Reparei no início da minha atividade de docente, que existe alguma relutância em iniciar o ensino do saxofone em crianças pequenas, na escola onde leciono -‐ Conservatório -‐ Escola Profissional das Artes da Madeira (CEPAM) -‐ apesar de haver um esforço cada vez maior para as cativar a aprender o saxofone. No intuito de dar a conhecer o saxofone -‐ assim como os restantes instrumentos de música -‐ a escola desenvolve dois projetos, nos quais participo: o atelier musical, onde os professores de instrumento vão à sala de iniciação musical (turmas) para demonstrar o instrumento, pelo menos duas vezes ao ano letivo. O segundo projeto denomina-‐se a descoberta da música: um grupo de professores do CEPAM desloca-‐se às escolas de ensino regular básico, para uma demonstração e interatividade da escola e instrumentos que se lecionam. Não obstante o sucesso destes projetos, continua a ser em diminuta a escolha do saxofone, no ato de inscrição nesta escola. Tendo em conta esta realidade, pretendo com esta investigação, identificar alguns factores relacionados com este problema, e através desses obter respostas e desmistificar o ensino do saxofone no grau de iniciação musical, no ensino especializado da música, factores esses como a motivação intrínseca e extrínseca como influência para prosseguir o estudo do instrumento; o peso/tamanho do saxofone versus corpo/tamanho/idade da criança; a falta de repertório adequado a este nível de ensino.