Browsing by Author "Sequeira, Ana Rita Marinho"
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- Bullying numa escola do meio rural do Concelho de Castelo Branco : um estudo de caso no 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Sequeira, Ana Rita Marinho; Martins, Ernesto Candeias; Agostinho, Clotilde Alves NunesO bullying é uma problemática que as Escolas enfrentam desde os primeiros anos escolares das crianças, sendo o tipo de violência mais frequente nestas instituições de ensino. Define-se como um episódio de intimidação ou vitimização entre pares, que ocorre de forma repetida e com intenção de causar lesão ou desconforto à vítima. Considerado um problema relacional, é cada vez mais urgente que as Escolas se organizem no sentido de tentar combater este fenómeno, pois é consensual que traz consequências nefastas ao ambiente escolar e à saúde e bem-estar dos alunos. É necessário que haja uma solução assente na promoção de relações saudáveis, positivas e de suporte, envolvendo toda a comunidade escolar. A transição entre ciclos é descrita pela literatura como um acontecimento do percurso escolar das crianças que pode ser problemático e desencadear situações de tensão e de stress, contribuindo para a ocorrência de comportamentos de agressão entre pares. Assim, o presente trabalho teve como principais objetivos estudar o bullying no 2º Ciclo do Ensino Básico numa Escola do meio rural do Concelho de Castelo Branco, designadamente, identificar e caraterizar os casos de bullying entre os alunos, identificar o local onde é mais comum ocorrerem as agressões, conhecer as estratégias existentes na Escola para combater o bullying e a opinião da comunidade escolar sobre estas. Por fim, apresentar uma proposta de intervenção para combater o bullying, tendo em conta os resultados obtidos. No plano metodológico, o estudo organizou-se como um estudo de caso assente na utilização de instrumentos e técnicas de recolha de dados de natureza qualitativa e quantitativa, através da inquirição, por questionário, de alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico (n=52) e respetivos pais/encarregados de educação (n=52) e, por entrevista, à subdiretora da escola (n=1) e diretoras de turma de 2º Ciclo do Ensino Básico (n=5), psicóloga da Escola responsável por este ciclo de estudos (n=1) e assistentes operacionais (n=3). De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que a maioria das ocorrências são situações esporádicas, no entanto, ainda existem alunos que estão envolvidos em condutas de bullying. Os tipos mais frequentes são o bullying verbal e o bullying físico (tipo direto), mas também ocorrem situações de bullying socioemocional (tipo indireto), maioritariamente na zona do recreio. As estratégias implementadas na Escola Básica e Secundária de Alcains têm como objetivo fomentar práticas antibullying, trabalhando as competências socioemocionais. Apesar do trabalho que já tem sido feito, torna-se ainda importante informar os membros da comunidade escolar sobre as estratégias já existentes e investir em formas de prevenir os casos de agressão entre as crianças e jovens.