Browsing by Author "Sequeira, Edite Ribeiro Dias"
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- Receção estética do texto e promoção da educação literária : trabalho colaborativo interdisciplinarPublication . Sequeira, Edite Ribeiro Dias; Abrantes, Maria Manuela Cravo Branco PrataEsta dissertação intitulada Receção estética do texto e promoção da Educação Literária – trabalho colaborativo interdisciplinar apresenta um estudo de investigação-ação numa turma de 9.º ano. Surgiu da necessidade de ultrapassar um problema apresentado pela professora bibliotecária no início do ano: uma turma de 9.º ano, cujos alunos eram leitores e frequentadores assíduos da biblioteca começaram a negligenciar os hábitos de leitura, embora manifestassem dificuldades na compreensão de textos, sobretudo de caráter literário. Emergiram então duas questões de investigação: - O trabalho colaborativo interdisciplinar poderá contribuir para desenvolver a receção estética do texto e promover a Educação Literária nos alunos? - De que modo a prática colaborativa e reflexiva poderá influenciar o desenvolvimento profissional dos professores? Tendo em conta que o programa de 9.º ano assenta em textos de natureza literária e que a Educação Literária se assumiu como um domínio a valorizar nas metas de Português, foi pensado um plano estratégico para tentar inverter a situação. Pensámos então num projeto em que a estética fosse palavra de ordem, de modo a valorizarem a literatura como manifestação artística, fundamental na nossa identidade e património cultural, à semelhança de outras artes. Por isso, enveredámos por um projeto em trabalho colaborativo interdisciplinar, em articulação com a professora de Português, de Educação Visual e a professora bibliotecária. Assim nasceu o Projet’Arte, fazendo a articulação entre o Português e Educação Visual, garantindo o cumprimento de programas e uma sensibilização para a estética do texto e de outras manifestações artísticas, como o desenho e a pintura, tendo a biblioteca como parceira enquanto estrutura de apoio. Ao longo do ano, desenvolvemos a investigação-ação recorrendo à estratégia do trabalho de projeto, que incluiu três atividades de ilustração de obras diversificadas, recorrendo a guiões de trabalho orientadores da ação dos alunos e articulados entre Português e Educação Visual, sempre em parceria com a biblioteca. Do envolvimento de todos, nomeadamente da grande empatia e espírito de colaboração, pudemos concluir que este trabalho conjunto e de reflexão sistemática, foi muito profícuo quer para os alunos, quer para os professores: o empenho nas atividades permitiu uma evolução gradual dos alunos nos níveis de leitura e motivou-os para ler mais, designadamente obras de âmbito literário. Começaram a frequentar mais a biblioteca e a requisitar mais livros, tendencialmente no âmbito da Educação Literária, e com uma diferença significativa relativamente às turmas que não integraram o projeto. Também para as professoras envolvidas foi a confirmação de que quando nos questionamos, nos implicamos e nos envolvemos num trabalho partilhado é enriquecedor a vários níveis: cientifico, pedagógico, pessoal e interpessoal, traduzindo-se, no fundo, no desenvolvimento do professor como profissional, mas também na sua dimensão pessoal. Foi ainda fundamental verificar as mais-valias do projeto interdisciplinar, que tornou as aprendizagens mais significativas e integradas, mobilizando conhecimentos de áreas diferentes que atestam a transversalidade das aprendizagens e valorizam o conhecimento multidisciplinar e a visão da escola como um todo que se empenha para uma finalidade comum: a melhoria do processo ensino-aprendizagem.