Browsing by Author "Serejo, Cristiana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- 1927-2017, 90 anos depois, a materialidade gráfica da Revista Presença : uma investigação com contributo histórico para o design gráfico portuguêsPublication . Serejo, CristianaO interesse, a curiosidade e a pesquisa pessoal em torno do modernismo português, em particular da revista Presença, levaram a concluir pela existência de uma lacuna ao nível do que se sabe sobre a relação entre as escolhas e decisões gráficas e o ideário modernista. Com este artigo pretende-se apresentar o essencial uma investigação de doutoramento que definiu, entre outros objetivos, o de contribuir para a história da revista Presençana perspectiva específica da área do design gráfico. Pela descoberta e clarificação de aspetos do grafismo e da expressão da tipografia foi possível evidenciar, também nesta área e a par dos conteúdos literários, artisticos e ideológicos, os fatores que permitem tê-la como exemplo do modernismo português. Na investigação apresentada, partindo do pressuposto que as capacidades compostivas e semânticas dos caracteres móveis desta revista são uma das bases da sua materialidade, procurou-se mostrar que o modo como foram utilizados, para além de visar a enfatização e o reforço dos conteúdos escritos, se constitui como uma espécie de 'narrativa paralela' de idêntico sinal estético. Em sequência, pretendeu-se também evidenciar o modernismo da revista a partir da análise crítica e interdisciplinar do seu tratamento gráfico e tipográfico. O objeto e os objetivos de investigação levaram à adoção de uma metodologia geral de estudo de caso (centrado exclusivamente na revista Presença, embora com incursões noutras revistas da época no sentido de encontrar as semelhanças e as diferenças que a confirmam como um dos exemplos do modernismo português), numa abordagem qualitativa de caráter heurístico (dada a inexistência de estudos ou de artigos sobre os aspectos gráficos caracterizadores da Presença, foi necessária a adopção de meios de procura e descoberta de informações, todas elas bastante dispersas como, por exemplo, correspondência entre os responsáveis e com os técnicos de impressão, conversas e entrevistas com antigos trabalhadores das oficinas gráficas, análise dos tipos de letras…), que se aproxima das preocupações filosóficas sistémicas (entendeu-se que qualquer análise, em qualquer âmbito, deveria ter como suporte todo o conjunto definidor do sistema global onde a Presença estava inserida - política e historicamente, económica e financeiramente, humana e culturalmente… - para que qualquer conclusão pudesse ter um sentido compreensível em termos mais globais e profundos do que aqueles que, por norma, oferecem as abordagens mais lineares). Para além da ulização metodologias mistas de investigação histórica em casos especificamente documentais, no âmbito geral da recolha e da análise de dados, procedeu-se à operacionalização do modelo de análise criado para organizar e relacionar a constelação dos conceitos base, cujo design se baseia na teoria da forma de Kandinsky(Bauhaus) e se configura como um diagrama multidimensional. Assim, num processo de retroalimentação das várias partes do estudo, este mesmo modelo serviu tanto ao desenvolvimento conceptual do trabalho como de guia na análise da materialidade gráfica da Presença, realçando-se o seu potencial para se adaptar à análise de outros objetos gráficos.