Browsing by Author "Silva, Ana Rita Fernandes Rodrigues da"
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- A contribuição dos contos de fadas na promoção do conceito de autonomia da criançaPublication . Silva, Ana Rita Fernandes Rodrigues da; Pires, Maria da Natividade CarvalhoO presente Relatório Final de Estágio corresponde a atividades realizadas no âmbito da nossa Prática Supervisionada, unidade didática integrada no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Desta forma, este trabalho de pesquisa, teve como objetivo demonstrar a importância de uma intervenção pedagógica no processo da promoção do conceito da autonomia da criança, por intermédio da literatura infantil. Nos nossos dias, cabe cada vez mais ao professor/educador desenvolver as capacidades do aluno, inclusive a nível do raciocínio e desenvolvimento moral, do desenvolvimento psicossocial, do desenvolvimento das atitudes sociais, entre outras. Pretende-se que a criança se torne num adulto reflexivo e crítico acerca das suas atitudes e decisões, permitindo que esta se torne num indivíduo cada vez mais autónomo. Com base nos contos selecionados para a abordagem desta temática e dos materiais usados, como questionários, debates, produções textuais e desenhos produzidos pelos alunos, procurámos perceber de que forma os alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, têm perceção do conceito de autonomia e de que forma encaram a sua própria autonomia. A opção metodológica desenvolvida foi a investigação-ação, tendo como técnicas a observação direta participante, notas de campo, debates e registos gráficos produzidos pelos alunos como questionários, desenhos e produções textuais. Através da análise dos dados recolhidos, conseguimos concluir que, através dos contos de fadas, o professor consegue abordar várias temáticas, neste caso, a autonomia, levando a criança a refletir acerca das atitudes e decisões dos outros, bem como dela própria. Os textos e as atividades permitiram à criança refletir de um modo crítico acerca da sua capacidade de realizar tarefas ou tomar decisões sem a ajuda ou influência de outrem.
