Browsing by Author "Silva, Anabela Costa"
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- Comportamento socioemocional em crianças com dislexiaPublication . Silva, Anabela Costa; Pereira, Cristina Maria GonçalvesA dislexia assume no quadro das dificuldades de aprendizagem específicas a prevalência mais significativa. Ao longo do seu percurso de vida, as pessoas com dislexia precisam superar muitas barreiras para poder realizar os seus sonhos e alcançar os seus objetivos. A dislexia de desenvolvimento é uma dificuldade específica de aprendizagem da leitura e escrita que condiciona a forma como a criança se perceciona e como se relaciona com os seus pares nos mais diversos contextos desde educacionais até familiares. As crianças com dislexia apresentam especificidades no processo da aprendizagem da leitura e da escrita causadoras de constrangimentos que se traduzem em dificuldades em dar uma resposta adequada às tarefas escolares. Essa situação está, muitas vezes, associada a uma baixa autoestima e a vivências emocionais negativas no contexto escolar associadas ao processo de aprendizagem, mas também às relações interpessoais. A frustração vivenciada pelas crianças que apresentam esta dificuldade, geralmente, centra-se na incapacidade de corresponderem às suas expetativas, às dos seus pais e dos próprios professores. Neste sentido, é importante que a intervenção com estas crianças seja feita o mais precocemente possível. Atualmente, existem respostas educativas adequadas e programas de intervenção que permitem a operacionalização de estratégias educativas capazes de promover aprendizagens mais adequadas em contextos educativos inclusivos. Centramos o presente estudo nos impactos sociais e emocionais nas crianças com dislexia por considerarmos que, sendo unânime por parte dos especialistas a referência à baixa autoestima, à vivência de sentimentos e emoções negativos associados às situações de aprendizagem escolares, não existem pesquisas que aprofundem essas dimensões nos estudos sobre dislexia. De acordo com o exposto, o objetivo geral deste estudo consiste em identificar as emoções e os sentimentos vividos pelas crianças que apresentam o diagnóstico de dislexia face à sua interação com o seu meio social envolvente. As questões que nortearam a nossa investigação foram as seguintes: - Que emoções e sentimentos são experienciados pelas crianças com dislexia? - Qual o impacto dessas vivências na adaptação ao contexto escolar? Face aos objetivos e ao contexto de realização do estudo, numa primeira fase, optámos por construir um desenho investigativo com recurso a uma abordagem metodológica de carácter qualitativo, sendo que as entrevistas têm um carácter exploratório. Numa segunda fase trabalhámos com as crianças a prova «Era uma Vez…» de Teresa Fagulha. Esta prova consiste numa técnica projetiva para crianças que nos permite analisar a forma como as crianças lidam com as suas emoções.
