Browsing by Author "Silva, Joana Isabel Fundeiro da"
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- Ludicidade vs. tecnicidade na seleção de elementos de integração curricular no 1.ºciclo do Ensino Básico: o caso específico do portuguêsPublication . Silva, Joana Isabel Fundeiro da; Pais , António PereiraEste relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, apresenta de forma integrada e transversal o trabalho desenvolvido ao longo da prática supervisionada e o projeto de investigação realizado. Na primeira parte, descreve-se e reflete-se sobre o projeto de investigação conduzido durante a prática supervisionada no Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte, detalha-se o próprio projeto de investigação. O projeto de investigação centra-se na seleção de elementos de integração curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como principal objetivo identificar as características intrínsecas aos elementos de integração curricular (lúdicos, técnicos e híbridos) que potenciem a eficácia dos processos de ensino e aprendizagem. Pretende-se, assim, contribuir para uma das valências mais importantes do 1.º Ciclo do Ensino Básico: a integração curricular. Esta temática revela-se particularmente relevante, considerando o crescente desinteresse dos alunos pela escola. A nível metodológico, o estudo adota a análise SWOT, complementada por experiências de ensino. A recolha de dados seguiu uma abordagem múltipla, incluindo observação participante, notas de campo, inquéritos por questionário e entrevistas. Os resultados obtidos evidenciam que o equilíbrio entre elementos lúdicos e técnicos é fundamental para promover o envolvimento e a motivação dos alunos. A integração de atividades lúdicas, aliada a estratégias técnicas bem estruturadas, revelou-se eficaz na melhoria do desempenho e na participação ativa dos alunos nas atividades curriculares. Verificou-se ainda que práticas híbridas, que conciliam momentos de exploração lúdica com objetivos pedagógicos claros, contribuem para um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, favorecendo tanto o desenvolvimento cognitivo como socioemocional dos alunos. Estes dados sugerem que uma abordagem equilibrada entre o lúdico e o técnico é essencial para a eficácia dos processos de ensino e aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
 
