Browsing by Author "Silva, Paula Cristina Fonseca Carriço Pereira da"
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- A utilização de canções como recurso didático no ensino da iniciação musicalPublication . Silva, Paula Cristina Fonseca Carriço Pereira da; Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daO presente Relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música na variante Formação Musical e Música de Conjunto, nas turmas de Iniciação Musical III e Coro Juvenil, no Conservatório Regional de Música da Covilhã. Numa primeira parte do Relatório centramo-nos no conhecimento do contexto, da escola e do ensino. São apresentadas descrições e apontamentos sobre as aulas durante o nosso desempenho como docente nas disciplinas de Iniciação Musical III e Coro Juvenil, assim como são disponibilizadas as planificações e as grelhas de observação construídas para avaliação do desempenho dos alunos no contexto escolar. Na segunda parte, apresentamos um Estudo de Investigação enquadrado na Prática de Ensino Supervisionada sendo abordado o tema: “ - A Utilização de Canções como Recurso Didático no Ensino da Iniciação Musical”. A questão de investigação orientadora do estudo foi a seguinte: -“ São as canções um recurso didático privilegiado no ensino e aprendizagem da Iniciação Musical?” Traçamos o seguinte objetivo com vista a obter a resposta para a questão: - Compreender se o recurso a canções pode desenvolver nas crianças as competências musicais essenciais na Iniciação Musical. Foi desenvolvida uma metodologia que permitiu, através do uso de canções, a aprendizagem dos elementos essenciais da música e estimular a motivação e o interesse das crianças durante a aprendizagem. A investigação baseou-se essencialmente nas observações diretas registadas na sala de aula e na análise das fichas didáticas fornecidas aos alunos no âmbito do trabalho com as canções que fazem parte do objeto de estudo deste Projeto de Ensino Artístico. Elaborámos uma grelha de observação, onde foi registada a avaliação e o desempenho dos alunos. As duas grandes categorias da grelha de observação são a perceção sonora, subdividida em três subcategorias: melodia, ritmo e dinâmica musical, e o interesse e motivação, subdividida em quatro categorias: abertura perante a novidade, espirito de cooperação, esforça-se/empenha-se e assiduidade/pontualidade. Após a análise a estas grelhas de observação, foi feita a média de cada parâmetro do total das aulas observadas, atribuindo-se valores aos diferentes tipos de classificação compreendidos entre 1 e 4, respetivamente aos níveis fraco, satisfaz, bom e muito bom. Em todos os parâmetros avaliados, a média dos resultados obtidos foi de bom ou muito bom, podendo-se afirmar que os objetivos por nós propostos X foram alcançados, podendo assim concluir que as resposta à questão “São as canções um recurso didático privilegiado no ensino e aprendizagem da Iniciação Musical?”, é sim, as canções podem considerar-se um recurso privilegiado no ensino e aprendizagem da Iniciação Musical.