Browsing by Author "Silvestre, Joana Carolina Dias"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os estudos no meio e o processo de ensino e aprendizagem da produção textual no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Silvestre, Joana Carolina Dias; Pais, António PereiraO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para o desenvolvimento e conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Este apresenta o trabalho realizado no decorrer da Prática Supervisionada e a investigação desenvolvida no desenrolar da mesma. A Prática Supervisionada é um tempo em que se experimenta, se procuram estratégias, métodos e materiais com os quais aprendemos e nos desenvolvemos como professores, ou seja, é um primeiro contacto com uma turma, com tudo o que acarreta e procurar evoluir como futuros profissionais da educação, aprender como se orienta uma turma e o seu processo de ensino e aprendizagem num contexto real. Deste modo unir a vertente teórica à prática é fundamental para entender a investigação. A investigação realizada no desenvolvimento da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico procurou melhorar a produção de textos do tipo narrativo, género relato num 4º ano do referido Ciclo. Esta intervenção ocorre em três momentos distintos (pré-teste, teste e pós-teste) na qual são identificados os problemas na produção textual dos alunos e se cria uma sequência didática em se ensina a produzir um relato tendo por base uma visita de estudo ao meio local. Desta forma o estudo está ligado à área curricular de Português e Estudo do Meio e desenvolve-se de forma a entender o contributo das visitas de estudo na produção textual – relato. Na investigação, decidimos recorrer ao estudo de caso de carácter qualitativo em que o caso é a turma na qual foi desenvolvida a investigação. No decorrer deste estudo, foram aplicados três ciclos de escrita completos, em três momentos distintos. As técnicas e os instrumentos de recolha de dados em que nos baseamos foram a observação participante, pesquisa e notas de campo e produções textuais dos alunos. Os participantes são os alunos da turma em que é desenvolvida a Prática Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados do estudo apresentado neste relatório de estágio revelam que uma visita ao estudo ao meio local proporciona níveis de escrita de qualidade e a utilização dos processos de escrita com repercussões positivas.