Browsing by Author "Valido, Beatriz Baptista"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A importância da afetividade na relação pedagógica e na constituição do clima de aula/turma do 1ºCEBPublication . Valido, Beatriz Baptista; Martins, Ernesto CandeiasO presente relatório de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico tem como tema “A importância da afetividade na relação pedagógica e na constituição do clima da aula/turma do 1ºCEB”. A intervenção realizada foi na modalidade de investigação ação (participativa) em contexto escolar abordando o tema da “Educação dos afetos” com crianças do 1º ano de escolaridade. Pretendemos investigar como a relação afetiva entre o professor e aluno influencia, de forma positiva ou negativa, a construção da aprendizagem e a criação do clima educativo na sala de aula. Trata-se de um trabalho que esteve orientado para a prática pedagógica inserindo-se no âmbito do paradigma interpretativo e no paradigma sociocrítico (investigação-ação – participativa). É uma investigação de caráter qualitativo, na modalidade de estudo de caso (descritivo, analítico e interpretativo) de uma turma do 1ºCEB, de uma escola localizada na cidade de Castelo Branco, à qual aplicamos sessões de atividades, tendo por base a investigação- ação desde a perspetiva do investigador. Aplicámos um programa de educação para os afetos em crianças de 5-6 anos, em contexto de 1ºCEB. O propósito que nos moveu em inserir a temática da afetividade na prática supervisionada que realizámos no 1.ºCEB, foi o seguinte (problema): Qual a reação e utilidade de um programa de educação para os afetos nas crianças de 5-6 anos, a frequentarem uma escola urbana (Escola Cidade de Castelo Branco), em contexto de sala de aula? Sendo o tema do Programa de Intervenção PIEA a afetividade e a componente emocional do aluno no seu processo de desenvolvimento (formação), pretendemos verificar se o afeto na relação pedagógica (professor-aluno, professor-alunos) intervém no rendimento escolar ou na aprendizagem das crianças/alunos, de modo a que estas não só obtenham resultados favoráveis (avaliações), mas também se sintam bem no clima educativo de sala de aula, na sua quotidianidade escolar. O PIEA- Programa de Intervenção ‘Educar para os Afetos’ teve um total de 3 sessões.