Browsing by Author "Ventura, Marina Ribeiro"
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- O papel dos álbuns infantis na promoção de atitudes de inclusão em crianças de educação pré-escolarPublication . Ventura, Marina Ribeiro; Pires, Maria da Natividade CarvalhoEste Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito das Práticas Supervisionadas (PES) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do cumprimento dos requisitos para o desenvolvimento e conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente trabalho está dividido em duas partes. Numa primeira parte é caracterizado o contexto educativo onde realizámos a PES, o percurso de ensino e aprendizagem e a reflexões do período de prática. Na segunda parte consta a apresentação de uma investigação realizada durante a Prática Supervisionada na Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças de três anos. Esta investigação teve como objetivo analisar se os livros ilustrados (álbuns) com temáticas sobre exclusão/inclusão poderiam contribuir para a aceitação e promoção de atitudes de inclusão em relação a crianças com necessidades educativas especiais. Face às características e objetivos que estipulámos para este projeto, intitulámo-lo de “O papel dos álbuns infantis na promoção de atitudes de inclusão em crianças de Educação Pré-Escolar”. A literatura infantil desempenha um papel importante na formação de crianças e jovens, pois alarga as perspetivas sobre o mundo, promove a imaginação, estimula a capacidade crítica acerca de temas sociais e contribui para a compreensão e a resolução de conflitos interpessoais. Neste sentido, escolhemos três livros de literatura infantil que exploram as diferenças físicas das pessoas/animais, centrando-nos nas necessidades educativas especiais. Começámos com o livro Un Bicho raro, de Emilío Urberuaga (em tradução feita por nós) com ilutrações de Paz Rodero e José Morán, por abordar as diferenças dos animais. Susan Laughs, de Jeanne Wills, com ilustrações de Tony Ross, e O livro negro das cores, de Menena Collin, com ilustrações de Rosana Faría, foram as narrativas visuais escolhidas para dar continuidade à investigação, por retratarem personagens com necessidades educativas especiais. A escolha destes livros prendeu-se com a necessidade de colocar as crianças “na pele” das personagens, levando-as a refletir sobre as suas vivências e dificuldades. A opção metodológica assentou numa abordagem qualitativa, um estudo de caso, sendo que as técnicas de recolha de dados foram a observação, as notas de campo, a entrevista e os registos áudio e fotográficos. Dos resultados analisados é importante referir que a literatura infantil (em particular os álbuns, sobretudo para a faixa etária com a qual trabalhámos) aliada às problemáticas referidas, neste caso a exclusão/inclusão centrada em crianças com necessidades educativas especiais, promove a identidade, inclusão e diversidade em crianças do jardim de infância e que estas revelam conseguir aceitar as diferenças uns dos outros, não se sentindo, na maioria dos casos, incomodadas com as diferenças.