Browsing by Author "Vicente, Ana Rita Rodrigues"
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- Desenvolvimento das habilidades emocionais em crianças com dificuldades de aprendizagem: perspetiva educativa num Agrupamento de Escolas em Castelo BrancoPublication . Vicente, Ana Rita Rodrigues; Martins, Ernesto CandeiasEste Trabalho de Projeto no âmbito do Mestrado de Intervenção Social Escolar tem como problemática: “Desenvolver as habilidades sociais e emocionais nas crianças/alunos do 4.º ano do ensino básico do Agrupamento de Escolas ‘Bordado de Castelo Branco’, através de um Programa de Intervenção de educação para as emoções, de modo a melhorar o seu rendimento escolar, relações e resolução de conflitos no ambiente educativo. O tema tem uma relevância atual na área da intervenção social escolar, permitindo conhecer e integrar programas, estratégias e modelos pedagógicos para desenvolver as competências sociais e emocionais nos alunos. O marco teórico-conceptual norteou-se por um conjunto de estudos relacionados com o âmbito sociopedagógico e psicopedagógico das emoções e do desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais no contexto escolar, recorrendo a Bisquerra (2003, 2007, 2009), Damásio (1994, 1999, 2008), Extremera y Fernández-Berrocal (2002, 2003), Gardner (1995), Goleman (1996, 1998), Gottman & De Claire (2000), Salovey & Mayer (1990, 2008, 2011), Salovey & Sluyter (1997) e Vallés & Vallés (2000) e, ainda relativo às dificuldades de aprendizagem a Correia (1991, 2008) e Correia & Martins (2005), Lopes (2010), Smith & Strick (2001), etc. Utilizámos a metodologia qualitativa, subjacente ao paradigma interpretativa e sócio-crítico, constituindo um estudo de casos e, ainda na modalidade de investigação ação, ao aplicar um Programa de Intervenção (material pertencente ao ‘Programa de Inteligência Emocional para alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na região de Castelo Branco -2011-2017’, Protocolo entre o IPCB e Univ. de Extremadura), aplicado aos alunos de duas turmas do 4º ano do ensino básico. As técnicas e instrumentos recolha de dados foram as seguintes: entrevista semiestruturada aos professores titulares de turma; observação documental, de campo e não participativa; teste sociométrico de amizade e teste de habilidades emocionais; focus-group após as sessões do programa de intervenção; Programa de Intervenção com 7 sessões (estrutura: conto, dramatização, atividades e ficha de autoavaliação); notas de campo. Verificámos pelos testes (Pré e Pós) que as relações e amizades nos alunos em estudo mantiveram-se mais ou menos iguais, havendo uma significativa melhoria nas habilidades sociais e emocionais, após o Programa de Intervenção, o qual desenvolveu o (auto) conhecimento das emoções dos alunos e nos seus pares e as competências sociais e emocionais no contexto de sala de aula, apesar de serem poucas as sessões realizadas e limitações com tempo escolar. Propusemos um conjunto de orientações para intervenção escolar, no âmbito das emoções, habilidades sociais e emocionais para uma melhor convivência escolar, com envolvimento da família e outros parceiros socioeducativo da escola.