Browsing by Author "Vitorino , Joana Filipa Borges"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A utilização do software Pixton como estratégia de ensino e aprendizagem : uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Vitorino , Joana Filipa Borges; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este Relatório de Estágio conta com a apresentação do trabalho desenvolvido nas Práticas Supervisionadas – em Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico – e com o desenvolvimento de uma investigação relacionada com as Tecnologias da Informação e Comunicação: Pixton. Uma vez que as Tecnologias da Informação e Comunicação se encontram bastante inseridas no nosso quotidiano, é necessário pensar nas potencialidades que estas também podem apresentar na educação. Pois, a educação deve acompanhar a evolução e as alterações na sociedade, quer a nível pessoal quer a nível profissional, provocadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação, numa sociedade cada vez mais digital. O objetivo do presente estudo é tentar entender as potencialidades que o software Pixton poderá trazer para o processo de ensino e aprendizagem. Uma vez que se trata de um software versátil, criativo e motivador, procurou-se investigar a utilização do software Pixton como uma estratégia de ensino e aprendizagem, no sentido de se compreender quais os seus contributos no processo de ensino e aprendizagem. A fim de se conseguir dar resposta à questão central desta investigação – Será que a utilização do software Pixton, na qualidade de software educacional, pode facilitar a promoção das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico, através de fichas de atividades em formato de Banda Desenhada? – e aos objetivos definidos, desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa que incidiu numa investigação-ação. Esta investigação foi realizada numa turma do 4.º ano de escolaridade, composta por vinte e oito alunos e que contou com duas sessões de intervenção. De modo a recolher os dados necessários, foram utilizadas diversas técnicas de recolha de dados, para que, através da triangulação de dados, pudessem ser apuradas conclusões. A utilização do software Pixton mostrou ser um recurso adequado e promotor de contextos inovadores no processo de ensino e aprendizagem. De modo geral, e considerando os resultados obtidos, este software é motivador, criativo, lúdico, adaptável e transversal a todas as áreas curriculares do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste âmbito, o Pixton mostrou ser promotor de melhores níveis de sucesso educativo. Estas afirmações justificam-se com os altos níveis de interesse, empenho, motivação e envolvimento, por parte dos alunos que foram observadas nas atividades desenvolvidas. Assim, podemos afirmar que o software Pixton se apresenta como um recurso adequado no processo de ensino e aprendizagem.