Browsing by Issue Date, starting with "2005"
Now showing 1 - 10 of 188
Results Per Page
Sort Options
- Efeito da cobertura do pomar sobre a evolução da maturação das principais variedades de cereja na Cova da BeiraPublication . Carvalho, Maria de Lurdes; Coelho, Rita S.Após alguns anos de acompanhamento e estudo das principais características físicas e químicas, que permitiram determinar os índices de maturação das principais variedades de cereja da Cova da Beira, pretende-se avaliar o efeito da cobertura do pomar sobre os referidos Índices. A grande variabilidade climática que tem caracterizado os últimos anos, com ocorrência de precipitação num elevado número de dias na Primavera, leva à crescente necessidade de salvaguardar a colheita da cereja, nomeadamente das variedades temporãs. Assim, a cobertura dos pomares com rede apresenta-se como uma alternativa viável, embora onerosa, que simultaneamente com a protecção da colheita, parece ainda promover alguma antecipação na maturação da cereja. Com o objectivo de avaliar o efeito da cobertura sobre a maturação e sua antecipação, foram realizadas amostragens durante quatro anos (2001-2004), e determinadas, laboratorialmente, as características físicas (cor, dureza, peso e classe de calibre) e químicas (índice refractométrico, acidez e pH) da cereja durante a evolução da maturação, em situação de sem e com cobertura do pomar com rede, para as cultivares Burlat, Brooks, Arcina. Sunburst c Early Van Compact, na Quinta de Lamaçais, em Caria (Cova da Beira). Os resultados apontam para uma grande influência da cobertura sobre estes índices, embora haja grande variação em função da época de maturação das cultivares. O maior efeito faz-se sentir a nível da dureza do fruto, principal parâmetro responsável pela qualidade pós-colheita da cereja, o que obrigará a uma readaptação do produtor face à decisão da data de colheita.
- Desenvolvimento de um sistema geoestatístico para o tratamento de imagemPublication . Baião, Maria Aline da Silva Gomes CamachoNesta dissertação é apresentado um package, construído em Visual C++ para ambiente Windows, que articula os procedimentos geoestatísticos de cálculo com entradas e saídas sob a forma de imagem com o objectivo de contribuir para o ajustamento dos métodos geoestatísticos às especificidades dos dados retirados de imagens. Assim, dada uma imagem, o sistema efectua o tratamento geoestatístico solicitado e apresenta os resultados sob a forma de imagem. No sistema desenvolvido, foi ainda privilegiada a modelação automática do variograma (2D) como procedimento principal para a produção do modelo global e o recurso à opção manual, ao contrário do habitual, apenas para casos de existência de informação pericial minorando, dessa forma, a intervenção do utilizador que apenas dialoga com o sistema através de janelas auto-explicativas. O algoritmo de modelação automática recorre aos algoritmos genéticos como metodologia para optimização e aos resultados do teste da validação cruzada para quantificação do grau de ajuste do modelo possibilitando ainda a detecção automática de anisotropias. O software foi testado com três casos de estudo típicos apresentando-se os resultados que ilustram as suas potencialidades no domínio das aplicações envolvendo tratamento de imagem.
- Comportamento dinâmico de pontes ferroviárias com plataforma balastradaPublication . Rigueiro, Constança; Rebelo, Carlos; Silva, Luís Simões da; Heiden, Marko; Pircher, MartinNeste estudo procede-se à caracterização de dois modelos dinâmicos de plataformas ferroviárias balastradas e faz-se a sua implementação num modelo de elementos finitos de uma ponte. Efectua-se a análise dinâmica da referida ponte, com e sem plataforma balastrada, quando sujeita a um comboio ICE. Medições efectuadas a várias pontes com plataforma balastrada, permitiu fazer a aplicação dos modelos a uma situação real de uma ponte ferroviária e comparar os resultados com os valores medidos. Por último aplicaram-se os métodos simplificados DER e LIV, que estimam o valor máximo dos deslocamentos e das acelerações nas velocidades próximas da ressonância.
- Temperatura do solo relvado : dados climáticos relativos ao mês de abril de 2005Publication . IPCB. ESA, ed.Dados climáticos relativos ao ano de 2005, recolhidos e registados no Posto Meteorológico da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
- Humidade relativa do ar: dados climáticos relativos ao mês de setembro de 2005Publication . IPCB. ESA, ed.Dados climáticos relativos ao ano de 2005, recolhidos e registados no Posto Meteorológico da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
- Temperatura do ar: dados climáticos relativos ao mês de fevereiro de 2005Publication . IPCB. ESA, ed.Dados climáticos relativos ao ano de 2005, recolhidos e registados no Posto Meteorológico da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
- Temperatura : dados climáticos relativos ao mês de abril de 2005Publication . IPCB. ESA, ed.Dados climáticos relativos ao ano de 2005, recolhidos e registados no Posto Meteorológico da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
- Temperatura : dados climáticos relativos ao mês de julho de 2005Publication . IPCB. ESA, ed.Dados climáticos relativos ao ano de 2005, recolhidos e registados no Posto Meteorológico da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
- Temperatura : dados climáticos relativos ao mês de setembro de 2005Publication . IPCB. ESA, ed.Dados climáticos relativos ao ano de 2005, recolhidos e registados no Posto Meteorológico da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
- Temperatura do ar: dados climáticos relativos ao mês de novembro de 2005Publication . IPCB. ESA, ed.Dados climáticos relativos ao ano de 2005, recolhidos e registados no Posto Meteorológico da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.