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- Ensinar ou aprender no formato «e-Learning» : desafios e consequências da sociedade do conhecimentoPublication . Gil, HenriqueCada vez mais se tem vindo a sentir uma grande pressão para que o e‐learning seja utilizado em contexto educativo. Para além de se estar a utilizar um recurso digital, pretende‐se que esta utilização ultrapasse o domínio digital e se torne numa ferramenta educacional. As potencialidades e as vantagens associadas à utilização do e‐learning têm vindo a ser evidenciadas para que a adesão do sistema educativo se venha a efectivar. Contudo, a utilização do e‐learning, tal como tudo, tem associadas algumas desvantagens. O que não se pode negar é o facto do e‐learning poderá vir a criar diferentes abordagens curriculares pela criação de espaços para a educação não formal e desta forma proporcionar respostas aos desafios da nossa sociedade. Será, no entanto, eficaz a «transacção de conhecimento» que se gera nas comunidades virtuais que irá permitir uma melhor e maior aptidão do cidadão do século XXI? Ou será mais uma utopia que a sociedade tecnológico‐digital vem proporcionar à comunidade educativa? Estas são as principais questões e «inquietações» que a presente comunicação pretende abordar de uma forma crítica e reflexiva em que se sente existir uma «adopção natural» sem uma reflexão crítica acerca dos reais benefícios da utilização do e‐learning.
- A educação na Escola dos Gaiatos do Centro de Assistência Social da Guarda (período entre 1944 a 1978)Publication . Martins, Ernesto CandeiasO autor aborda à memória histórica de uma instituição de assistências educativas e social a rapazes necessitados, pobres desamparados e desprotegidos moralmente: a Obra dos gaiatos do Centro de Assistência Social da Guarda, constituída em 1944. Este estabelecimento privado de ensino apresentava como fins socio educativos e assistenciais: ministrar um ensino (primário, elementar, complementar) noturno; assistir educativa e moralmente; e promover a integração social daqueles rapazes. Em 1951, aquela Obra criou a Escola dos Gaiatos, oficializada pelo Ministério da Educação. Este estudo de caso duma instituição de ensino particular aborda os 34 anos da sua existência, que constituiu um polo para a formação da juventude da época até 1978 e consequentemente para o desenvolvimento local do ensino (noturno).
