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- O Repositório : imagem de marca e objeto de aprendizagem em meio digitalPublication . Martins, Ernesto CandeiasO bom desempenho das instituições/organizações, no contexto da sociedade do conhecimento e da informação dependem em grande parte da sua capacidade de criar ‘valor’, mais-valias ou ‘ativos’ (intangíveis), que constituem o capital intelectual (capital humano, estrutural e relacional) ideal para os desafios atuais. Neste sentido, a ‘imagem de marca’ de uma instituição, que aspira a competir com sucesso no meio informatizado ou digital, assenta na gestão (informação e conhecimento) devendo ‘aprender a aprender’, para explicitar os processos que incorporam informações pertinentes e relevantes de que dispõe, aplicando a criatividade e a inovação, o poder de iniciativa e boas tomadas de decisões com a experiência e o conhecimento à comunidade (educativa) ou à sociedade. A gestão da informação torna a informação e o conhecimento num caso de primeira ordem. Assim, a gestão do conhecimento deve acompanhar as estratégias institucionais para a aprendizagem organizacional, entendida esta como a aprendizagem de indivíduos e grupos, que dão sentido ao processo de criação de ‘VALOR’, desenvolvendo entendimentos, conhecimentos e relações a partir de eventos e da eficácia das suas acções. Neste processo de reconhecimento dos ativos intangíveis, que são representados pelos autores ou atores produtores científicos e disponibilidade dos seus conhecimentos, processos e prestígio, adquirido no seio das comunidades científicas e do mercado educacional, destacamos o pensamento sistémico, o domínio pessoal, os modelos mentais, a visão partilhada e a aprendizagem em equipa. A transferência desses ativos para a aprendizagem institucional só será eficaz, na medida em que, de forma explícita e transferível, se possa gerir os seus modelos mentais, dando-lhe visibilidade (Repositório Científico). Por conseguinte o Repositório Científico (RCIPCB) dá acesso aos objectos de aprendizagem – AO (unidades educativas com o objectivo de ser aprendida, associando-se a um tipo de conteúdo) e actividades a concretizar pelo utilizador) dos autores (valor intangível), em ‘livre acesso’, permitindo funções diversas (‘buscar/encontrar’, ‘pedir’, ‘recuperar’, ‘enviar’, ‘armazenar/depositar’, ‘publicar’). Haverá que suprimir alguns mal-entendidos sobre a informação nos repositórios, pois eles são uma mais-valia para dar visibilidades aos ‘valores intangíveis’ de produção científica institucional, constituindo um sistema cómodo e rápido de depósito de AO dando garantias dos direitos de autor.