Browsing by Issue Date, starting with "2016-01-15"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Representações sobre a prática da observação de aulas e sua incidência na melhoria da qualidade da escola : estudo de casoPublication . Martins, Élia Maria Fiúza; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da; Ruivo, João José Tavares CuradoA observação de aulas é uma técnica que, podendo servir muitos paradigmas e múltiplos objetivos, é facilmente conectada com a prestação de contas. Face à complexidade da sociedade atual e às exigências que esta assaca à organização escola, esta função encontra-se exacerbada em todos os domínios, inclusivamente entre os docentes, deturpando e invadindo as representações dos atores sociais que, através das práticas, perpetuam esta visão linear e descriminante que reproduz a desigualdade. Adotando uma perspetiva desenvolvimentista e transformadora da mudança, esta investigação pretende, através dos intervenientes na avaliação de um agrupamento de escolas, desocultar as representações sobre a observação de aulas, identificando-as em todas as suas matizes e confrontando os atores sociais nela envolvidos, tendo como desígnio a transversalidade e a melhoria da qualidade da organização. Para isso, assume como única abordagem a função formativa da observação de aulas, sob a forma de estudo de caso, de modo a ser abordada com densidade e explorados diferentes ângulos como o enquadramento, a importância, os perfis funcional e pessoal do observador, os destinatários da observação, os fatores que induzem ou constrangem a sua aceitação. No estado da arte, onde estas categorias radicaram, abordam-se três grandes áreas: a organização (qualidade, avaliação, cultura e mudança), a observação (aula, técnica, formação, fatores facilitadores e de resistência) e as pessoas (professor, observador, líderes, supervisão).
