Browsing by Issue Date, starting with "2016-06-27"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Multiculturalidade e ensino do português : perspetivas de linguagem e discurso no âmbito da integração curricularPublication . Pinheiro, Inês Cristina Cavalheiro; Pais, António PereiraO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Integra todo o trabalho desenvolvido durante as duas Práticas Supervisionadas (Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico) e o estudo realizado neste contexto. O relatório de estágio intitula-se “Multiculturalidade e Ensino do Português – Perspetivas de linguagem e discurso no âmbito da integração curricular.”. O estudo está ligado à área disciplinar de Português e apresenta como objetivo central verificar se o manual escolar de português do 4º ano é ou não um instrumento que abre portas à diversidade cultural, étnica, de género e religiosa. O estudo foi desenvolvido numa turma de 4º ano de escolaridade da Escola Básica Integrada João Roiz, pertencente ao Agrupamento de Escolas Amato Lusitano em Castelo Branco, sendo a turma onde foi realizada a Prática Supervisionada em 1º Ciclo. Para a realização do estudo optámos por utilizar a metodologia Design Based Research que é uma metodologia mista, ou seja, uma metodologia quantitativa e qualitativa, com ênfase nos aspetos qualitativos. A técnica de recolha de dados utilizada neste estudo foi a análise documental do manual de português da turma onde foi realizado o estudo. Os dados apresentados neste relatório de estágio demonstram que o manual escolar de português do 4º ano proporciona uma aprendizagem intercultural, visto que a maior parte das unidades de abertura (oralidade) dá oportunidade aos alunos explorarem as imagens apresentadas, desenvolvendo assim a capacidade de se exprimir e são propostas que podem levar os alunos a fazerem uma pesquisa/investigação das culturas apresentadas.
