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- As potencialidades da utilização em contexto educativo do «QR Code» no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Carrondo, Kristelle Anselmo; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraA utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), presentes num mundo globalizado, têm vindo a aumentar exponencialmente, tornando-se o principal meio de comunicação e de partilha de uma “sociedade em rede”. Com este avanço significativo, e com o aumento de jovens dotados de tecnologias, a escola não ficou indiferente às potencialidades desta, tornando-se fundamental a sua integração nas escolas e na implementação de ferramentas motivadoras na hora de ensinar. Deste modo, a investigação proposta pretendeu estudar as potencialidades do «QR Code» em contexto educativo, no 1º Ciclo de Ensino Básico. Como tal, os principais objetivos desta investigação assentam na promoção da utilização das TIC, na reflexão das potencialidades das TIC, principalmente do «QR Code», em contexto educativo e da integração deste nas planificações desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada no 1º CEB com uma turma de alunos do 4º ano de escolaridade da Escola Básica Faria de Vasconcelos de Castelo Branco. Este estudo seguiu como princípio uma metodologia de natureza qualitativa na modalidade de investigação-ação. O estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante, na qualidade de professor-investigador no contexto de sala de aula durante o projeto. Além disso, foram utilizados questionários aplicados aos alunos e uma entrevista semiestruturada aplicada à Orientadora Cooperante. A análise de dados demonstrou uma motivação intrínseca manifestada na participação ativa dos alunos ao longo de toda a investigação, tendo o uso do «QR Code» contribuído para aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas. Revelou, igualmente, a importância do papel do professor como mediador no processo de ensino e de aprendizagem. Ainda foi possível averiguar que a utilização do software educacional pode ser um importante recurso didático na implementação do processo de ensino e de aprendizagem.