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- A fotografia como memória e instrumento de investigação histórico-educativa nas ‘Outras Infâncias’ (Primeira metade do Século XX)Publication . Martins, Ernesto CandeiasOs métodos para o uso e tratamento das fontes históricas, especialmente das fontes iconográficas, é uma necessidade, que depende dos objetivos da pesquisa. A problemática e análise das fontes, em particular das visuais, deve ser retomada no âmbito da História da Educação (Social) e História (Social) da Infância. Temos o intuito de mostrar que a fotografia é uma possibilidade aberta para a reconstrução de memórias e histórias e, neste caso específico, sobre as ‘Outras Infâncias’, aquelas infâncias ‘outras’ que não tiveram um percurso social/educativo dito normal. As metodologias desenvolvidas na apreensão das fontes visuais/iconográficas e o aprimoramento de métodos de interpretação da imagem fotográfica, em contexto/tempo histórico, permite compreender a fotografia pela conexão com outras fontes, já que informam o passado e o conhecimento social, político, económico, educativo do período de análise, bem como o quotidiano e a cultura da época. Os propósitos da nossa comunicação são o de aprofundar/interpretar, no âmbito da metodologia qualitativa, a imagem fotográfica, como documento e fonte histórica, na área da História (Social) da Infância e História da Educação (Social), na primeira metade sé. XX, ou seja, pretendemos analisar se a fotografia, como instrumento/documento, ao ser incorporada aos documentos de pesquisa histórica, constitui uma metodologia (qualitativa), com finalidade socioeducativa/cultural e, por isso estabelecemos os seguintes objetivos: • Utilizar as imagens fotográficas como fonte histórica, como documento (visual) submetido a processos de seleção, crítica e análise, incorporados no método histórico. • Incorporar as imagens fotográficas nos estudos histórico-educativos sobre Outras Infâncias, permitindo novas perguntas que ultrapassem a simples descrição/explicação dos cenários (socioeducativos), ampliando os espaços e tempos de estudo. A utilização do elemento fotográfico na investigação histórico-educativa materializa-se no ‘visual movement’, já que ela informa, elucida, documenta, acrescenta valor e sentido ao fenómeno das ‘Outras Infâncias’ e permite a (re)construção da sua memória (coletiva).