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- Estudo do património histórico-cultural e o resgate da memória: vetores de educação patrimonialPublication . Martins, Ernesto CandeiasSabemos que o Património é o conjunto de bens, materiais e imateriais, que são considerados de interesse coletivo, suficientemente relevantes para a perpetuação no tempo. Aquele conceito faz-nos recordar o passado e, por isso, é uma manifestação, um testemunho, uma invocação, ou melhor, uma convocação do passado. O património tem com a identidade inúmeras e variadas relações. Como atributo coletivo, o património é um elemento fundamental na construção da identidade social/cultural e, simultaneamente, é a própria materialização da identidade de um grupo/sociedade. Tem, portanto, a função de (re)memorar acontecimentos mais importantes; daí a relação com o conceito de memória [social]. É este conceito de memória social que legitima a identidade de um grupo, recorrendo, para isso, do património. Educar para e no património cultural equivale atualmente, nos contextos sociais, políticos e educativos uma grande complexidade, já que esta vertente educativa insere-se na dimensão de formação para a cidadania democrática. Não se trata de ensinar arquivos documentais, acervos históricos e culturais para proporcionar conhecimento sobre o passado, o respeito patrimonial, a difusão e proteção, mas também procurar a promoção de sujeitos na sociedade com atitudes críticas, capazes de refletir, investigar com técnicas adequadas, valorizar e comprometer-se com a sua cultura e património, num enriquecimento da própria identidade a que pertencemos. Abordaremos neste texto quatro pontos essenciais; a fundamentação das conceções de património, identidade e memória; a relação da tríade de património (cultural) com a memória (social) e identidades; a relação entre educação patrimonial e o património cultural. Há toda uma necessidade de desenvolver intervenções e ações interdisciplinares na política de educação patrimonial, na investigação historiográfica sobre o património (cultural e histórico) e na divulgação desses estudos, já que o património sendo uma herança produzido pelo homem em sociedade é também uma parte integrante da formação humana.
