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- Políticas educativas e desigualdades escolares: um estudo de caso nas escolas TEIP do Distrito de Castelo BrancoPublication . Romão, Ricardo João Seragoila; Lemos, Valter Vitorino; Louro, Catarina FilipeA interação entre as desigualdades sociais e escolares, adquire visibilidade nas escolas após a massificação e democratização do sistema de ensino. A diversidade de características dos alunos veio colocar novos constrangimentos e desafios. As desigualdades escolares tornam-se mais evidentes e a sociologia da educação começa a estudar as suas relações com as desigualdades sociais. Numa sociedade em que muitos dos que entram na escola vêm de contextos diferentes, quer familiares quer sociais, torna-se fundamental definir e implementar políticas que diminuam estas desigualdades, de forma a promover o sucesso educativo de todos os alunos, assim como, o seu bem-estar na escola. Assim, os sucessivos governos criaram, ao longo do tempo, diversas medidas de política, como é o caso da Ação Social Escolar, dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) e diversos programas e projetos de combate ao insucesso escolar como o Turma Mais, o Fénix e outros. O presente trabalho investiga através da perceção dos atores escolares se as medidas de política educativa atualmente aplicadas nas escolas contribuem para minimizar ou exponenciar as desigualdades escolares dos alunos. Para tal foram recolhidas e analisadas as opiniões de professores, técnicos e alunos das escolas inseridas nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária do distrito de Castelo Branco. Assim este trabalho realizou-se nas duas escolas TEIP desse distrito, recolhendo dados através de entrevistas a coordenadores do Programa TEIP, técnicos especializados e ainda aos alunos por meio de inquéritos por questionário. Desta investigação é possível concluir que as medidas de política estudadas apresentam, na opinião dos atores, efeitos positivos na redução das desigualdades e na melhoria dos resultados, apresentando também um impacto positivo na resolução ou minimização dos problemas das escolas. No entanto, a relação evidenciada entre o insucesso e o estatuto socioeconómico dos alunos (através da Ação Social Escolar) mostra que, apesar da perceção dos atores, a reprodução das desigualdades continua presente. Também foi possível concluir que o Programa TEIP é positivamente valorizado especialmente pela possibilidade de adaptação à especificidade do território. Por fim, os dados mostram ainda uma associação entre o insucesso dos alunos e a desvalorização da sua opinião, percecionada pelos próprios.