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- Atividades digitais na sala de aula com o EdiLim: uma investigação no 1º CEBPublication . Andrade, Ana Lúcia Azevedo; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraO presente projeto tem como ponto central as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) inseridas na exploração do programa no 1º Ciclo do Ensino Básico em contexto de sala de aula. A sociedade é cada vez mais dependente das tecnologias e os seus meios fazem parte do nosso dia-a-dia. Uma vez que a utilização das tecnologias é comummente aceite pelas várias gerações, sobretudo os mais jovens, é importante enquadrá-las nos diferentes anos de ensino e perceber a forma como estão a ser utilizadas na concretização dos conteúdos programáticos, neste caso no 1º CEB. Este é o início de um percurso que ditará a possibilidade de cada aluno escolher o seu futuro, daí que o papel da escola e, em particular, do professor do ensino básico, seja o de grande impulsionador para o gosto pelo processo de ensino e de aprendizagem. É nesta direção que se encontra o nosso estudo, o qual pretende integrar as TIC nas práticas educativas utilizando um software educativo interativo numa escola onde predominam os suportes analógicos. Este estudo assenta na conceção de fichas digitais interativas para o 3ºano do 1º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia que nos parece mais adequada será a metodologia de investigação-ação, na medida em que o produto desenvolvido será testado e verificada a sua funcionalidade em contexto de aprendizagem. Neste caso, o software EdiLim poderá ter um papel importante devido à facilidade de utilização e à diversidade de atividades pelo que será potencialmente um bom meio para proceder a algumas modificações no âmbito do ensino e de aprendizagem. Acima de tudo pretende-se que o software educativo seja utilizado como um auxiliar do manual escolar por exemplo um livro de exercícios, com jogos e atividades que proporcionem motivação e prazer na aprendizagem. Assim, o projeto pretende responder à seguinte questão-problema: «Será que a utilização do recurso digital – EdiLim – fichas digitais promovem melhores aprendizagens do que as fichas de atividades realizadas em suporte analógico?» A utilização do software educativo EdiLim permitiu a realização de diferentes atividades, que conseguiram criar espaços e momentos de aprendizagem, onde os alunos se sentiram mais motivados, concentrados, com uma maior expressividade, persistência, onde adquiriram conteúdos, trabalharam de forma colaborativa e com satisfação. Em suma, a utilização deste recurso digital permitiu verificar que promoveu a consolidação de aprendizagens.