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- Conferências de Imprensa da Direção Geral de Saúde no Facebook: uma análise à interatividade durante a pandemiaPublication . Ramos, Cecília; Jerónimo, PedroO ano de 2020 foi estranhamente surpreendido por um vírus que paralisou o mundo: o coronavírus COVID-19. Em março, a OMS (Organização Mundial da Saúde)1 decretou-o como pandemia2 . Este facto que gerou medo e ansiedade na população, exigiu estratégias de comunicação governamentais para este contexto de crise. Neste tipo de situações, a incerteza e as emoções misturam-se com a necessidade de respostas céleres a um problema de saúde pública. Esta situação particular de alarme social, é mais suscetível à circulação de boatos, fake news e desinformação, o que desafia as entidades estatais a saberem selecionar o melhor método para transmitir a mensagem ao público (Fearn-Banks, 2016). No período pandémico da COVID-19, a Direção Geral da Saúde ativou o dispositivo de Saúde Pública do País, colocando em prática diversas atividades, nomeadamente a comunicação diária de informação atualizada do estado da situação da infeção por novo coronavírus (COVID-19) em Portugal e a monitorização de redes sociais.3 A comunicação assumiu, sobretudo, o formato de conferências de imprensa, que eram transmitidas em direto na página do Facebook, da Direção Geral da Saúde. Com a presente proposta, pretendemos aferir a interatividade na página da Direção Geral da Saúde no Facebook, designadamente os posts com os diretos das conferências de imprensa, designadamente, através da participação dos cidadãos e dos gestores daquela página. Visualizações, comentários, reações e partilhas, uma vez que a interatividade nas redes sociais se transforma num tipo de gatekeeping para o público (Garcia Perdomo & et al., 2018), são indicadores a considerar. O objeto de estudo foi analisado no período compreendido entre os dias 9 de março e 20 maio de 2020, adotando uma abordagem metodológica de análise de conteúdo. Como dados preliminares, constatou-se que o mês de abril foi o mais interativo, com uma média diária de 239.187 visualizações, 1642 comentários, 500 partilhas, 1976 reações, das quais 1360 “gostos”. Poderá concluir-se que as conferências de imprensa emitidas na página de Facebook da Direção Geral da Saúde, promoveram implicações e práticas sociais, mensuradas pela interatividade proeminente, demonstrando o interesse dos cidadãos no assunto, na receção de notícias fidedignas e na propagação da informação, espelhado no elevado número de visualizações, reações e partilhas. Porém, só uma análise mais aprofundada, designadamente ao conteúdo dos comentários e demais interações geradas entre utilizadores e gestor(es) da página do Facebook da Direção Geral da Saúde e vice-versa, nos poderá ajudar a compreender da importância desta opção de comunicação de crise.
- Social education in the new spaces and times: the intertwined realities of social and educational interventionPublication . Martins, Ernesto CandeiasThe article is based on the following objectives, on a hermeneutic (analytical) methodology that coincides with the structural points of the text: To analyze the indications/traces of the current reality and the direction of social education; Clarify conceptually and semantically social pedagogy and social education, in the field of Educational Sciences; Understand the (inter)relationship between social pedagogy (theoretical scope) and social education (practical scope), especially the practice of pedagogical-social action of social educators in the community; To deepen social pedagogy and social education in the context of school social intervention. We use a theoretical-conceptual framework led by a set of expert studies on social pedagogy and social education, which led us to deepen these concepts in the new spaces and current times of society in general. The spaces and times nowadays mark pedagogy in the social sphere, whether at the school and non-school level. We know that globalization has proliferated 'space and time' in learning and ways of living together, with new characteristics and areas of action or intervention. We want social education to include a series of intervention characteristics related to specific areas that are fundamental today, in addition to those that its evolution and identity have encompassed, for example: school for adults, elderly and intergenerational education; social entrepreneurship; environmental and ecological education; the management and promotion of culture, heritage and ecological/rural tourism; immigrants, refugees and ethnic groups; the promotion of women; mediation (school, social), etc.
- Os espaços socioeducativos da escola e a reconfiguração da pedagogia (educação) social na intervenção escolarPublication . Martins, Ernesto CandeiasReivindicamos um novo papel à pedagogia social e à educação social no espaço socioeducativo escolar, devido ao surgimento de problemáticas sociais no seio da escola. Essa recuperação do escolar no processo de reconfiguração da pedagogia social, acostumada a intervir no âmbito da educação não-formal, converte a aquela num campo de reflexão da intervenção sobre os problemas sociais e educativos que nela ocorrem. Pretendemos com os nossos propósitos contribuir para a reconfiguração da pedagogia social e da ação da educação social na escola, em articulação com a intervenção comunitária. Na base de uma metodologia hermenêutica norteamo-nos pelos seguintes objetivos, os quais coincidem com os dois pontos estruturais do texto: analisar na realidade atual algumas evidências que exigem respostas socioeducativas no âmbito da pedagogia social e educação social; reconfigurar a pedagogia social como uma pedagogia social escolar, no âmbito das Ciências da Educação, de modo a compreender a intervenção escolar, através da educação social; compreender a (inter) relação entre a pedagogia social (âmbito teórico) e a educação social (âmbito prático), especialmente ao nível da prática pedagógico-social na escola; determinar o papel da pedagogia social no contexto escolar, os desafios e respostas socioeducativas dados pela escola. Sabemos que os programas de intervenção nos espaços socioeducativos escolares exigem a colaboração relacional ‘escola-família-comunidade’ e a (re)construção de uma pedagogia social inclusiva, equitativa, para a formação da cidadania, resolução de conflitos e de problemas sociais e educativos.
