Browsing by Issue Date, starting with "2023-01-26"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel da Cidade Educadora e os espaços educativos favorecedores da aprendizagemPublication . Martins, Ernesto CandeiasAbordamos a cidade educadora e as novas possibilidades das pessoas ou cidadãos poderem aprender a aprender e a relacionar-se e a conviver nos diversos espaços (públicos) em articulação com a colaboração/participação dos agentes e atores socioeducativos locais, destacando-se o município com as suas ações e políticas educativas. Analisaremos a nova estruturação da cidade (território, comunidade), que gera novas políticas e aprendizagens, baseadas na educação, nas artes, na cultura e intergeracionalidade, com a envolvência de novos atores e o contributo das tecnologias. Elencamos as nossas reflexões na ‘cidade educadora e criativa, como projeto de futuro, nas comunidades de aprendizagem (oriundo do Relatório de E. Faure, de 1972), de modo a promover espaços de aula aberta à diversidade e à inclusão. Norteamo-nos a nossa abordagem com uma hermenêutica analítica e crítica na base dos seguintes objetivos: compreender os ambientes e/ou espaços educativos, como cenários onde nos educamos/aprendemos na comunidade e/ou a cidade (educadora); conhecer a interação da escola, como mediadora de cultura, com a comunidade e/ou cidade, na formação para a cidadania; analisar as interações dos atores da comunidade e/ou da cidade como ‘faróis’ que iluminam e indagam os espaços na participação comunitária, na gestão dos processos (socio)educativos e construção da cidadania.
