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- Impacto do clima organizacional no processo de motivação dos professores de ensino superior na Guiné-BissauPublication . Conté, Mamadú; Félix , Marta Sofia Alves; Nunes, Sara Monteiro Morgado DiasO presente trabalho de dissertação tem como objetivo pesquisar e aferir o impacto do clima organizacional no processo desmotivação dos professores de Ensino Superior na Guiné-Bissau. O trabalho analisa o nível de influência que o clima organizacional tem no estado motivacional dos professores afetos às instituições do Ensino Superior Público e Privado do país que se situa na Costa Ocidental Africana. A investigação é de natureza descritiva, e as técnicas de recolha de dados compreendem levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo feita através dos questionários elaborados no Google Formulário e enviados aos professores das Instituições do Ensino Superior. Os resultados mais significativos do estudo são as competências, o clima organizacional, o compromisso e a produtividade organizacional, como os fatores que merecem atenção no presente estudo. Não obstante, o estudo permitiu identificar diferenças estatisticamente significativas nas pontuações obtidas para as dimensões Clima Organizacional, Compromisso e Produtividade Organizacional em função do rendimento dos inquiridos. Em particular, observa-se uma tendência para perceções mais positivas nestes dois fatores nos inquiridos com rendimentos mensais mais elevados. Perante esses fatos, há uma normalização na satisfação, influenciando a motivação das mesmas.
- Aprendizagem de competências socioemocionais no 1.º Ciclo do Ensino Básico numa escola da cidade da Praia : Um estudo exploratórioPublication . Andrade, Nélida Celene Cabral; Martins , Ernesto Candeias; Agostinho , Clotilde Alves NunesO presente Trabalho de Projeto enquadra-se no plano curricular do Mestrado em Intervenção Social Escolar da Escola Superior de Educação de Castelo Branco e baseia-se numa investigação realizada numa escola do 1.º ciclo do Ensino Básico na cidade da Praia, em Cabo Verde. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa e quantitativa (quali-quantitativa) e de caráter exploratório, que procura dar resposta ao problema identificado: a falta de programas estruturados de Aprendizagem Socioemocional (SEL) no contexto escolar Cabo-verdiano. O principal objetivo do estudo foi identificar a existência de programas ou projetos promotores da aprendizagem e desenvolvimento de competências socioemocionais nos alunos, considerando as perspetivas das professoras, da responsável da escola, dos pais/encarregados de educação e dos alunos. Para a recolha de dados, foram realizados inquéritos por questionário aos alunos e aos pais/encarregados de educação, bem como entrevistas semiestruturadas às professoras e à responsável da escola. Os resultados revelaram que não existem programas ou projetos SEL implementados na escola em análise, apesar de todos os participantes (alunos, pais/encarregados de educação, professoras e responsável da escola) reconhecerem a importância das competências socioemocionais para o desenvolvimento integral dos alunos. A triangulação dos dados evidenciou uma divergência entre a valorização atribuída às competências socioemocionais e a ausência de práticas pedagógicas estruturadas no ambiente escolar, destacando-se ainda a necessidade de formação contínua dos docentes e de uma maior sensibilização dos pais/encarregados de educação. Conclui-se, assim, que é necessário a implementação de políticas públicas e programas educativos estruturados, que promovam a aprendizagem socioemocional no contexto escolar Cabo-verdiano. O estudo sugere a criação de projetos-piloto e o reforço do investimento na formação docente, de forma a integrar efetivamente as competências socioemocionais no currículo escolar e a contribuir para o desenvolvimento global dos alunos.