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- Processamento da leitura e memória de trabalho em uma criança com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)Publication . Leal, Bianca Cristina; Pereira, Cristina Maria GonçalvesA Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que interfere no processo de aprendizagem do sujeito. De acordo com alguns estudos, sabemos que a PHDA pode causar prejuízos na memória de trabalho e no processamento da leitura. Com base nestes pressupostos e tendo como objetivo compreender como a PHDA interfere nessas competências estruturantes para os processos de desenvolvimento e aprendizagem, realizámos um estudo onde aplicámos testes de memória e leitura a uma criança com PHDA. A metodologia do estudo é de natureza qualitativa, organizando-se como um estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram dois testes de memória: Tarefa de Brown Peterson (adaptação do teste desenvolvido originalmente por BrownPeterson (Brown, 1958; Peterson & Peterson, 1959) e Span de Dígitos (Natale et al., 2008), e dois testes de leitura: Livro de Banda desenhada da “Turma da Mônica” de Maurício de Sousa e o Teste Avaliação de Leitura de Palavras/Pseudopalavras Isoladas – LPI (Salles; Piccolo & Toazza, 2013). Os dados obtidos nos testes de leitura mostraram que a fluência da leitura da criança não está comprometida, tendo evidenciado um bom desempenho; durante a realização dos testes de memória as dificuldades associadas à PHDA foram mais perceptíveis. Em síntese, o presente estudo de caso contribuiu para a reflexão sobre a influência da PHDA no processamento da leitura e na memória de trabalho, permitindo sensibilizar os educadores e professores para a necessidade de organizar estratégias e atividades pedagógicas que possam promover aprendizagens mais eficazes.