ESECB - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECB - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Naturais::Ciências da Computação e da Informação"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As potencialidades e os contributos da robótica em contexto da educação pré-escolar : uma investigação na prática supervisionadaPublication . Dias, Soraia Lourenço; Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira; Santos, NunoA elaboração do presente relatório de estágio foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório apresenta as práticas pedagógicas realizadas em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório é também apresentado o estudo “As potencialidades e os contributos da robótica em contexto da educação pré-escolar: uma investigação na prática supervisionada”. A questão-problema pela qual esta investigação se rege, é a seguinte: “Será que a utilização da robótica contribui para melhores aprendizagens, em contexto da educação pré-escolar?”. Como forma a dar resposta à questão problema foram criados os seguintes objetivos: a) promover atividades pedagógicas com recurso ao Superdoc na sala de atividades da educação pré-escolar; b) avaliar as potencialidades do Superdoc nas aprendizagens de crianças na educação pré-escolar; c) recolher a opinião dos educadores de infância e dos encarregados de educação acerca da utilização do Superdoc. Nos dias de hoje, a robótica tem vindo a conquistar um papel cada vez mais ativo na educação, sendo esta considera uma ferramenta pedagógica com bastante utilidade. A aprendizagem feita através desta ferramenta influencia tanto o que se aprende, como a forma como se aprende. Neste âmbito, podem promover-se contextos de aprendizagem nas mais diversas áreas, de uma forma lúdica e motivadora, tornando o ato de aprender numa atividade prazerosa. Como forma de observarmos se a robótica possui potencialidades para a realização das aprendizagens das crianças, realizámos um estudo em Educação Pré-Escolar, composto por vinte e cinco crianças, das quais faziam parte do público-alvo desta investigação as crianças dos 5 anos. Este estudo procura perceber se a utilização da robótica contribui para melhores aprendizagens no contexto da Educação Pré-Escolar. O robô escolhido para a realização desta investigação foi o Superdoc. O Superdoc foi utilizado em três sessões de ambientação, e seis sessões de intervenção, como ferramenta pedagógica em contexto educativo. No que diz respeito aos aspetos metodológicos, este estudo é de cariz qualitativo. A metodologia que concordámos ser mais adequada para a concretização deste estudo foi a investigação-ação. Esta investigação utilizou, como instrumentos e técnicas de recolha de dados, a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos, as entrevistas semiestruturadas a três educadoras de infância, e os inquéritos por questionário aos encarregados de educação. No final foi realizada a triangulação de todos os dados recolhidos. Com a realização desta investigação verificámos que a robótica contribui, de forma positiva, para as aprendizagens das crianças. Esta permite criar ambientes mais motivadores, lúdicos, interativos e inovadores, facilitando assim a aquisição de aprendizagens das crianças. As crianças mostraram-se sempre motivadas, empenhadas e envolvidas em todas as atividades desenvolvidas com recurso ao Superdoc, tornando-se uma mais-valia para o contexto educativo. Concluindo, a robótica, quando incluída de forma correta no contexto educativo apresenta bastantes potencialidades educativas para as crianças, estimulando-as e motivando-as para a aquisição de aprendizagens.