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ESECB - Dissertações de Mestrado

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  • Efeitos agudos do exercício no estado de humor de idosas
    Publication . Padilha, Mafalda Alvarinhas; Ramalho, André Leonardo Gonçalves; Petrica, João Manuel Patrício Duarte
    Este estudo tem como objetivo analisar o impacto agudo de duas sessões de exercício físico (caminhada e aula de grupo) e da visualização de televisão nos estados de humor positivo e negativo em mulheres idosas. A investigação é realizada com 12 idosas, não institucionalizadas, com uma média de idades de 79,1 anos. Os resultados mostraram reduções significativas na tenção, na depressão, na hostilidade e na confusão, além de aumentos significativos no vigor após a sessão de caminhada e a aula de grupo. A sessão de repouso, foi a única que apresentou reduções significativas no fator de fadiga. Concluiu-se que atividades físicas e sociais têm um impacto positivo no bem-estar emocional de idosas, reforçando a importância de intervenções que promovam o envelhecimento ativo, com benefícios para a saúde mental e para a qualidade de vida.
  • Diferenças na funcionalidade e na satisfação com a vida em idosos praticantes e não praticantes de um programa regular de atividade física
    Publication . Domingues, João Miguel Martins; Santos, Jorge Manuel Folgado dos; Serrano, João Júlio de Matos
    O envelhecimento é um processo biológico inevitável que envolve mudanças físicas e psicossociais. Em Portugal, seguindo as tendências globais, tem-se verificado um aumento da esperança de vida. Nesse contexto, a atividade física destaca-se como um fator importante para atenuar os efeitos do envelhecimento nas dimensões social, psicológica e biológica. Este estudo teve como objetivo verificar se os idosos praticantes de um programa regular de atividade física formal tiveram uma melhor perceção de satisfação com a vida do que os idosos não praticantes e se as diferenças estiveram diretamente relacionadas com o nível funcional dos idosos. A amostra incluiu 63 idosos do concelho de Oleiros, divididos entre praticantes (35) e não praticantes (28) de atividade física. A satisfação com a vida foi avaliada pelo questionário MOS SF-36v2 e o nível funcional pela bateria Senior Fitness Test. Os dados foram analisados com o software SPSS 29. Os resultados do estudo indicaram que os idosos praticantes de atividade física apresentaram diferenças estatisticamente significativas na perceção da qualidade de vida em várias dimensões, como função física, desempenho físico, vitalidade, desempenho emocional e saúde geral. No sexo masculino, essas diferenças estatisticamente significativas foram ainda mais evidentes, abrangendo também dor corporal e mudança em saúde. No sexo feminino, apenas a dimensão vitalidade mostrou diferenças estatisticamente significativas. Quanto ao nível funcional, os praticantes obtiveram diferenças estatisticamente significativas em quase todas as variáveis, exceto na flexibilidade inferior e no IMC. Estas diferenças também se verificaram de forma consistente em ambos os sexos. Além das diferenças estatisticamente significativas, os resultados demonstraram efeitos práticos relevantes, o que reforçou a robustez e a relevância funcional das diferenças observadas. Houve ainda correlações positivas estatisticamente significativas entre a qualidade de vida e o nível funcional entre os praticantes, especialmente nas capacidades de força e resistência dos membros superiores e inferiores e, resistência cardiovascular. No sexo masculino confirmou-se essa tendência nas capacidades de força e resistência dos membros superiores e, resistência cardiovascular, para além de verificar ainda uma correlação positiva com a flexibilidade inferior. Por outro lado, o sexo feminino apresenta apenas uma correlação positiva com a força e resistência dos membros inferiores. Entre os não praticantes, observaram-se correlações negativas estatisticamente significativas com a velocidade, agilidade e equilíbrio dinâmico. No sexo feminino essa tendência confirmou-se, enquanto no sexo masculino apenas se observam correlações negativas estatisticamente significativas com o IMC. Concluiu-se que a prática de atividade física revelou uma melhor perceção da qualidade de vida e maior funcionalidade, com correlações positivas estatisticamente significativas, enquanto nos não praticantes surgiram apenas associações negativas pontuais e limitadas.
  • Relações entre avós e netos: presente versus passado na freguesia de Alpedrinha
    Publication . Justino, Valéria Inês Geraldes; Moreira, Maria João Guardado; Candeias, Marisa de Jesus
    Este Trabalho de Projeto analisa as relações intergeracionais entre avós e netos na freguesia de Alpedrinha, explorando as transformações sociais, culturais e demográficas que têm moldado essas dinâmicas ao longo do tempo. Em Portugal, a população está a envelhecer, e em lugares como Alpedrinha, isso sente-se no dia a dia. Os avós continuam a ser a alma das famílias, carregando histórias, ensinamentos e um amor incondicional que une gerações. A metodologia adotada combina abordagens qualitativas e quantitativas, incluindo a Escala de Significados da Grã-Parentalidade, adaptada à realidade portuguesa por Peixoto e Gonçalves (2014), a realização de Focus Group e de entrevistas semiestruturadas. Estas ferramentas permitiram compreender como mudanças históricas, a crescente urbanização e o avanço tecnológico, influenciaram as interações entre as gerações. Os resultados evidenciam uma transformação nos papéis desempenhados pelos avós: enquanto no passado eram figuras de autoridade e conviviam diariamente com os netos, hoje enfrentam desafios relacionados à proximidade física e digital. A pesquisa destaca também a relevância da transmissão de memórias e tradições culturais, expressa em práticas como a partilha de histórias e celebrações locais. Contudo, a tecnologia é frequentemente mencionada pelas avós como um fator de distanciamento emocional, limitando as interações familiares. Mesmo com esses desafios, as tradições continuam vivas em Alpedrinha, passadas de geração em geração, e os laços entre avós e netos continuam a tecer a identidade da comunidade, mantendo vivo o sentimento de pertença e continuidade entre gerações. Os dados mostram que, apesar das mudanças na forma como as famílias vivem e se relacionam, os avós continuam a ser uma presença essencial na vida dos netos. São eles que guardam e partilham histórias, ensinam valores e acompanham o crescimento das novas gerações, ajustando-se, com afeto e sabedoria, aos desafios dos tempos modernos. Este Trabalho de Projeto apresenta sugestões de intervenções que promovem o envelhecimento ativo e reforçam a importância das relações intergeracionais, fundamentais para a coesão familiar e para o bem-estar social.
  • Motivação autodeterminada para o exercício físico e bem-estar subjetivo dos estudantes internacionais guineenses do Instituto Politécnico de Castelo Branco
    Publication . Bluté, Lino; Batista, Marco Alexandre da Silva; Santos, Jorge Manuel Folgado dos
    A motivação relaciona-se com prazer e a satisfação pessoal que os estudantes experienciam ao praticar exercícios físicos. Assim, os fatores que a influenciam incluem a busca pelo bem-estar, a superação de desafios pessoais e a melhoria da saúde física e mental. O presente estudo teve como objetivo principal identificar o nível de Motivação Autodeterminada para o Exercício Físico e o Bem-Estar Subjetivo de estudantes internacionais guineenses do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Trata-se de uma investigação de abordagem quantitativa, exploratória e de corte transversal. Participaram na pesquisa 42 estudantes, dos quais 27 (64,3%) eram do género masculino e 15 (35,7%) do género feminino, com uma média de idade de 25,16 anos (DP±38). O estudante mais novo tinha 19 anos, enquanto o mais velho contava com 37 anos. Entre os participantes, 33 (78,6%) eram estudantes a tempo inteiro e 9 (21,4%) eram trabalhadores-estudantes. Estiveram representados dois níveis de habilitações académicas: Licenciatura com 36 estudantes (85,7%) e mestrado com 6 estudantes (14,3%). O estudo abrangeu ainda as seis escolas que compõem o Instituto Politécnico de Castelo Branco: a Escola Superior de Educação com 18 (42,9%) estudantes, a Escola Superior de Tecnologia com 14 (33,3%), a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova com 7 (16,7%), a Escola Superior Agrária com 2 (4,8%), a Escola Superior de Saúde com 1 (2,4%) e a Escola Superior de Artes, que não teve participantes. Para a recolha de dados, foram utilizadas versões validadas em língua portuguesa para a mensuração das seguintes variáveis: Escala de Satisfação com a Vida (Neto, 1990, 1993), Escala dos Afetos Positivos e Negativos (Galinha & PaisRibeiro, 2005), Escala da regulação Comportamental no Exercício (Monteiro, Moutão & Cid, 2018), Escala das Necessidades Psicológicas Básicas no Exercício (Monteiro et al., 2016) e Dados sociais e demográficos. Os resultados revelaram que os estudantes do género masculino apresentaram valores ligeiramente superiores em relação à motivação controlada e à motivação, enquanto os estudantes do género feminino obtiveram valores mais elevados na motivação autónoma. Nas variáveis das Necessidades Psicológicas Básicas (autonomia, competência e relação social), não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas, embora os estudantes do género feminino tenham apresentado valores ligeiramente superiores em todas as dimensões. Em termos de Bem-Estar Subjetivo, na dimensão da Satisfação com a Vida, os estudantes do género masculino alcançaram valores mais elevados do que os do género feminino. Já nos Afetos Positivos, os estudantes do género feminino obtiveram valores superiores, e nos Afetos Negativos, ambos os géneros apresentaram valores equivalentes. As correlações demonstraram que existem correlações positivas e estatisticamente significativas entre a Satisfação com a Vida e todas as variáveis de Motivação, assim como nas Necessidades Psicológicas Básicas.
  • A integração e formação dos jovens africanos dos PALOP em cursos profissionais portugueses: estudo de caso numa instituição do interior raiano
    Publication . Cunha, Eliseu Alem-ma da; Martins, Ernesto Candeias
    Atualmente encontrarmos alunos africanos de países dos PALOP a estudarem no sistema educativo português, em especial, nas escolas de ensino profissional, ao abrigo de acordos bilaterais entre Portugal e países de língua portuguesa, esses alunos. Apresentam problemas ou dificuldades de integração/inclusão sociocultural, de aprendizagem (desempenho escolar), de desenvolvimento de competências e de convivência. Por isso, a esses jovens apresentam-se-lhes vários desafios em termos de interculturalidade: Barreiras linguísticas e culturais; dificuldades financeiras; Discriminação e preconceitos; Relações de convivência no seio da comunidade educativa e local. O problema da pesquisa, inserido na área das Ciências da Educação foi seguinte “Analisar a integração e/ou adaptação intercultural dos jovens africanos dos países PALOP a frequentarem cursos de formação profissional na Escola Profissional Raiana”. O leque de objetivos visam garantir uma integração/adaptação intercultural eficaz dos jovens africanos dos PALOP em cursos de formação profissional em Portugal, promovendo a inclusão, o respeito e a valorização da diversidade cultural, e fornecendo oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional. Efetuámos uma investigação de metodologia mista, na modalidade de estudo de caso (institucional=Escola; situacional=Plano de formação), que se carateriza por ser exploratório, analítico, descritivo e interpretativo. A amostra conteve 55 alunos africanos dos países PALOP a frequentarem cursos profissionais na Escola ao abrigo do Protocolo de Cooperação e outra amostra de 7 professores monitores. Recorreremos às seguintes técnicas/instrumentos de recolha de dados: observação documental, observação participante e não participante; inquérito por questionário aos alunos; entrevistas semiestruturadas aos professores/monitores dos Cursos Profissionais. Os dados dos inquéritos por questionário tiveram um tratamento estatístico descritivo e análise fatorial (4 fatores) com método varimax de correlação e os das entrevistas por análise de conteúdo. Metodologicamente a estrutura do Trabalho compõe-se de 4 capítulos todos eles articulados no design da investigação realizada. O último capítulo propomos um Plano de Intervenção sociocultural orientado para a convivência e relações interpessoais daqueles alunos africanos com a comunidade educativa e local, com objetivos, estratégias, ações orientação, áreas de atividades (em ateliê, oficina, workshops) e mecanismos de avaliação para ser executado pela Escola. Os resultados obtidos foram positivos, pois permitiram verificar por parte dos sujeitos em estudo (alunos africanos, professores/monitores e responsável pedagógico), as medidas/ações estabelecidas pela EPRIN favorecedoras da integração/adaptação escolar e sociocultural, a valorização dos alunos ao curso que frequentam, o processo desenvolvimento de competências na aprendizagem por módulos (conhecimentos, saber fazer nas atividades práticas e sucesso), o enriquecimento formativo dos estágios profissionais nas empresas, o elevado grau X de satisfação em geral com a EPRIN e com ensino e formação obtida. Ou seja, os alunos manifestaram a possibilidade de acesso a um projeto de vida profissional mais articulado e sustentado, motivo esse pelo que frequentam esse Ensino Profissional. O estudo permitiu o ajustamento e melhoria de intervenção com este grupo de jovens objetivando a sua integração escolar e posterior sucesso profissional através do conhecimento e análise da interpretação que fazem à sua experiência pessoal e escolar.
  • A influência da habilitação académica dos pais/encarregados de educação na aprendizagem das crianças na Guiné-Bissau
    Publication . Silva, Mário da; Pereira, Cristina Maria Gonçalves
    Na Guiné-Bissau, muitos pais/encarregados de educação deparam com limitações educacionais provenientes de um sistema de ensino historicamente fragilizado, com a desigualdade no acesso à educação e elevadas taxas de analfabetismo, sobretudo nas áreas rurais. Essa situação compromete o envolvimento direto dos pais/encarregados de educação na vida escolar das crianças, o que de certa forma, pode afetar negativamente o desempenho e a motivação dos alunos. Crianças que possuem pais/encarregados de educação com maior nível de escolaridade geralmente têm mais acesso a estímulos cognitivos, prática de leitura e orientação acadêmica, refletindo-se em melhores resultados escolares. Considerando os baixos níveis de habilitação académica da maioria dos pais/encarregados de educação guineenses, torna-se pertinente compreender como é percecionada, por parte dos principais intervenientes educativos, a influência dessa variável no sucesso escolar. Deste modo, este trabalho teve como objetivos principais caracterizar o sistema educativo guineense numa perspetiva temporal, desde o período pré-colonial até à atualidade, analisar as novas dinâmicas do sistema educativo guineense e suas mudanças no currículo escolar e analisar a opinião de diferentes intervenientes educativos (pais/encarregados de educação, estudantes, professores e técnicos de educação) sobre a influência das habilitações académicas dos pais/encarregados de educação no desenvolvimento da aprendizagem e no progresso educacional das crianças. De acordo com os resultados obtidos, tivemos como preocupação planificar um projeto de intervenção denominado “Pais/Encarregados de Educação, Professores e Alunos – O Triângulo Virtuoso do Sucesso Escolar” que visa contribuir para a melhoria do desempenho escolar dos alunos do 9º ano por meio da fortificação de processos de comunicação e laços entre a escola, os pais e os professores. No aspeto da metodologia, o trabalho fundamenta-se essencialmente num estudo de natureza qualitativa, suportado por uma revisão de literatura detalhada, bem como por entrevistas semiestruturadas aplicada aos três (3) técnicos do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior, que nos permitiram evidenciar dimensões importantes do fenómeno em questão, assim como também, instrumento de recolha de dados de natureza quantitativa, ou seja, questionários aplicados a catorze (14) alunos, de igual modo a catorze (14) pais/encarregados de educação e assim também para (14) professores. A recolha de dados foi efetuada em duas escolas do país, uma de natureza pública no meio rural (Escola Tchambú Sanha) e outra de natureza privada no meio urbano (Academia Betel). Conforme os resultados alcançados, constatou-se que na opinião da generalidade dos inquiridos, existe uma relação entre maiores habilitações académicas dos pais/encarregados de educação e respostas positivas em diferentes dimensões fundamentais ao sucesso escolar. Após a análise proporcionada pela revisão literária efetuada e os resultados do estudo empírico, apresenta-se uma proposta de um programa de intervenção a ser implementado nas escolas envolvidas no estudo. O Programa de intervenção justificasse pelo interesse de promover uma cultura de colaboração mútua entre a escola, os pais/encarregados de educação e os professores, oferecendo ações educativas específicas para cada grupo, tendo como finalidade melhorar a qualidade do processo de aprendizagem.
  • Ludicidade vs. tecnicidade na seleção de elementos de integração curricular no 1.ºciclo do Ensino Básico: o caso específico do português
    Publication . Silva, Joana Isabel Fundeiro da; Pais , António Pereira
    Este relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, apresenta de forma integrada e transversal o trabalho desenvolvido ao longo da prática supervisionada e o projeto de investigação realizado. Na primeira parte, descreve-se e reflete-se sobre o projeto de investigação conduzido durante a prática supervisionada no Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte, detalha-se o próprio projeto de investigação. O projeto de investigação centra-se na seleção de elementos de integração curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como principal objetivo identificar as características intrínsecas aos elementos de integração curricular (lúdicos, técnicos e híbridos) que potenciem a eficácia dos processos de ensino e aprendizagem. Pretende-se, assim, contribuir para uma das valências mais importantes do 1.º Ciclo do Ensino Básico: a integração curricular. Esta temática revela-se particularmente relevante, considerando o crescente desinteresse dos alunos pela escola. A nível metodológico, o estudo adota a análise SWOT, complementada por experiências de ensino. A recolha de dados seguiu uma abordagem múltipla, incluindo observação participante, notas de campo, inquéritos por questionário e entrevistas. Os resultados obtidos evidenciam que o equilíbrio entre elementos lúdicos e técnicos é fundamental para promover o envolvimento e a motivação dos alunos. A integração de atividades lúdicas, aliada a estratégias técnicas bem estruturadas, revelou-se eficaz na melhoria do desempenho e na participação ativa dos alunos nas atividades curriculares. Verificou-se ainda que práticas híbridas, que conciliam momentos de exploração lúdica com objetivos pedagógicos claros, contribuem para um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, favorecendo tanto o desenvolvimento cognitivo como socioemocional dos alunos. Estes dados sugerem que uma abordagem equilibrada entre o lúdico e o técnico é essencial para a eficácia dos processos de ensino e aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
  • Gestão de conflitos na escola
    Publication . Rodrigues, Tatiana Isabel Cordeiro; Afonso, Maria Margarida de Carvalho e Silva
    O conflito é um fenómeno que, ao longo dos anos, tem sido amplamente reconhecido por diversos autores como um conceito polissémico. Tradicionalmente, era associado a algo negativo para o ser humano; contudo, perspetivas mais recentes defendem que o conflito é inerente à vida social e pode, em muitos casos, ser benéfico para o desenvolvimento e para a aprendizagem pessoal e social. No contexto escolar, porém, o conflito tende a assumir um sentido negativo, sobretudo quando surgem divergências de valores, opiniões e interesses entre os alunos. Nessas situações, é comum que o conflito evolua para comportamentos de risco, como a violência, o bullying e a indisciplina, comprometendo o ambiente educativo e o bem-estar de todos os intervenientes. Trata-se de uma problemática prioritária, que exige uma resposta ativa por parte das escolas, as quais devem intensificar o combate a este fenómeno, dadas as graves consequências que pode ter tanto para o ambiente escolar como para a saúde emocional e psicológica dos alunos. É fundamental que haja uma intervenção conjunta de vários profissionais, que trabalhem em parceria para promover relações interpessoais saudáveis, positivas e baseadas no respeito e no apoio mútuo. Este trabalho teve como objetivos identificar os tipos de conflitos existentes no contexto escolar, compreender de que forma a comunidade educativa intervém na sua prevenção e resolução e, por fim, avaliar o impacto da implementação de atividades de dinâmica de grupo, elaboradas com o propósito de sensibilizar os alunos e promover a prevenção de conflitos na escola. Relativamente à metodologia, este estudo foi desenvolvido com base numa investigaçãoação, recorrendo à utilização de instrumentos e técnicas de recolha de dados de natureza qualitativa e quantitativa. Para tal, foram aplicadas a observação direta e a elaboração de notas de campo, bem como a inquirição por meio de questionários dirigidos aos alunos de uma turma do 5.º ano de escolaridade (n=20) e entrevistas aos docentes da mesma turma (n=6). Complementarmente, foram dinamizadas atividades de grupo com os alunos. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que a maioria das ocorrências corresponde a situações ocasionais; contudo, também foram identificadas situações regulares, como a exclusão de alunos. Os tipos de conflito mais frequentes foram o verbal e o físico direto, embora também tenham sido registadas situações de conflito socioemocional indireto, particularmente durante o recreio escolar. A Escola demonstrou possuir estratégias de prevenção e resolução de conflitos, contribuindo para a minimização destas situações e promovendo intervenções positivas em prol do bem-estar escolar. Foi ainda percetível o desenvolvimento de competências socioemocionais, promovidas tanto pelos docentes quanto pela técnica de Psicologia responsável pelo Gabinete de Gestão do Conflito. É fundamental reforçar a importância da continuidade e da persistência nesse trabalho com os alunos, dada a sua relevância para o seu desenvolvimento integral e para o clima escolar.
  • Integração e desempenho escolar de alunos africanos de países PALOP no Ensino Básico
    Publication . Quebale, Agostinho Cumba; Afonso, Maria Margarida de Carvalho e Silva
    O presente trabalho enquadra-se no plano curricular do Mestrado em Intervenção Social Escolar da Escola Superior de Educação de Castelo Branco e trata de uma investigação sobre o processo de integração e desempenho escolar de alunos filhos de imigrantes PALOP de origem africana a frequentar o ensino básico (primeiro, segundo e terceiro ciclos) em Portugal. A educação e o direito a uma educação de qualidade, em que todos somos chamados, de forma mais direta ou indireta a contribuir, são essenciais para uma sociedade mais justa e mais coesa. É, por isso, muito importante conhecer a realidade escolar para, posteriormente, se poder atuar de forma fundamentada. Uma educação de qualidade para Todos é uma questão multidimensional complexa, difícil de estudar no seu todo. Temos, por isso, que a analisar por partes; neste sentido, o nosso trabalho debruça-se sobre os alunos PALOP oriundos de países africanos. O problema “Qual a integração e o desempenho escolar de alunos filhos de imigrantes PALOP de origem africana a frequentarem o ensino básico em Portugal?” divide-se em quatro objetivos: (1) Compreender a integração de alunos filhos de imigrantes de países PALOP de origem africana no contexto educativo português; (2) Conhecer o desempenho escolar destes alunos no contexto educativo português; (3) Identificar as principais dificuldades educativas/de aprendizagem; (4) Propor diretrizes com vista a um plano de intervenção para melhorar a integração e o desempenho escolar destes alunos. Em síntese, a finalidade deste estudo consiste em analisar a integração e o desempenho escolar de alunos filhos de imigrantes de países PALOP de origem africana e formas de os melhorar. De forma a recolher dados, foram construídos e validados dois instrumentos -inquéritos por questionário - um dirigido aos alunos PALOP a frequentar o ensino básico nas diversas escolas de um agrupamento, e outro dirigido aos seus professores/diretores de turma. Recolhidos os inquéritos dirigidos aos alunos, foram organizados os dados em tabelas para posterior análise. Os dados obtidos através dos questionários aplicados aos professores foram também organizados e analisados. Os dados recolhidos foram, posteriormente, cruzados para se compreender de forma mais completa e profunda a situação escolar destes alunos e poder propor eventuais medidas que possam mitigar problemas detetados. Os resultados apontam para uma integração geral dos alunos na escola positiva, particularmente ao nível do 1.º ciclo, mas não tanto no 3.º ciclo do ensino básico, embora apontem algumas sugestões de melhoria. Globalmente, gostam da escola e consideram que os professores os apoiam quando apresentam dificuldades académicas. Poucos são os alunos que ficaram retidos em algum ano escolar, mas apontam algumas dificuldades a certas disciplinas curriculares.
  • Educação inclusiva e a implementação do sistema de sinalização: estudo comparativo entre Cabo Verde e Portugal
    Publication . Miranda, Claudeth Patrícia Mendes; Mesquita, Maria Helena Ferreira de Pedro
    Educação Inclusiva tem se tornado um elemento crucial nas pautas educativas atuais, sendo amplamente discutida como um princípio essencial para a promoção da equidade e da justiça social no acesso a educação. Entretanto, para que a inclusão se realize de modo eficaz, é fundamental a existência de apolíticas públicas consistentes, apoiadas por legislações que incentivem práticas educacionais que atendam às demandas de todos os estudantes, independentemente das suas características individuais. Neste cenário, o objetivo deste estudo é realizar uma análise comparativa das políticas de Educação Inclusiva adotadas em Cabo Verde e em Portugal, focando especialmente em como cada país organiza e implementa o Sistema de Sinalização de crianças e jovens que necessitam de apoio educativo específico. A investigação adota uma abordagem qualitativa e tem como método principal a análise documental. O objeto de estudo centra-se nos documentos legais e normativos que regem as políticas de educação inclusiva nos dois países, nomeadamente leis de bases do sistema educativo, decretos-leis, despachos, guias orientadores e manuais de apoio à prática. A coleta de dados foi feita através da análise sistemática de documentos oficiais, possibilitando identificar e comparar as iniciativas adotadas, os mecanismos de sinalização estabelecidos, os papéis conferidos às equipes multidisciplinares e os referenciais legais empregados nos processos de avaliação e intervenção educativa. Os resultados alcançados demonstram aspectos de semelhança e diferença entre os dois contextos. De um lado, tanto os países têm adotado uma perspetiva mais ampla e inclusiva da educação, integrando princípios que valorizam a diversidade e que procuram assegurar a participação completa de todos os estudantes no processo de ensino. Por outro lado, nota-se a presença de diferenças importantes na forma como os Sistemas de Sinalização são organizados, nos documentos utilizados e nas normas legais utilizadas, refletindo realidades históricas, institucionais e políticas diversas. Este estudo contribui para a compreensão das políticas de Educação Inclusiva em contextos lusófonos, reforçando a importância do alinhamento entre legislação que condiciona a prática pedagógica e a formação dos profissionais de educação como condição essencial para a construção de sistemas educativos verdadeiramente inclusivos.