ESECB - Dissertações de Mestrado
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- Bullying, inimigo da criança : projeto de prevenção do bullying no contexto de jardim de infânciaPublication . Moreira, Camila de Jesus Gomes; Pereira, Cristina Maria GonçalvesA violência entre pares tem aumentado nas últimas décadas e é evidenciada em comportamentos agressivos advindos dos estudantes que se traduzem em agressões físicas, verbais e psicológicas. Tais comportamentos violentos no ambiente escolar têm chamado a atenção de pesquisas que os têm explorado academicamente por meio de um fenómeno chamado bullying. Após uma revisão de literatura sobre a temática, constatámos que apesar dos inúmeros estudos sobre o bullying continuam a ser escassas as pesquisas realizadas no contexto de jardim-de-infância. O presente estudo, procura contribuir para uma melhor compreensão sobre a prevenção do bullying nesse contexto educativo, tendo como suporte a implementação de estratégias para desenvolver as competências socioemocionais das crianças. Trata-se de um estudo qualitativo, feito com 15 crianças, com a idade de 5-6 anos, objetivando implementar atividades lúdico-pedagógicas tendo em vista o desenvolvimento de comportamentos de empatia e de respeito mútuo e, paralelamente, capacitar as crianças para distinguirem o brincar do bullying. Os dados recolhidos apontam para a necessidade de se realizar uma sensibilização precoce sobre o bullying em contexto de jardim de infância, utilizando uma intervenção adaptada à faixa etária que promova o desenvolvimento das competências socioemocionais. Observar os comportamentos das crianças e implementar atividades que desenvolvam as habilidades de interação social é essencial para prevenir esse tipo de comportamento, pois ajuda-as a lidar com as suas emoções, a resolver conflitos de forma pacífica e a desenvolver a empatia.
- Necessidades dos cuidadores informais da pessoa com demênciaPublication . Alcobia, Isabel Maria Rodrigues Mendes; Simões, Ângela Sofia LopesEste estudo qualitativo exploratório, realizado no concelho de Castelo Branco, centra-se nas necessidades das cuidadoras de pessoas com demência, um tema de crescente relevância na área da Gerontologia Social. A demência não apenas afeta diretamente os indivíduos diagnosticados, mas também impõe significativas exigências emocionais, físicas e sociais aos seus cuidadores informais, geralmente familiares. O objetivo principal deste trabalho é compreender essas necessidades e identificar possíveis intervenções que possam melhorar a qualidade de vida tanto dos cuidadores quanto das pessoas sob seus cuidados. A metodologia adotada foi fundamentada no método de Quivy, permitindo uma abordagem estruturada e rigorosa na coleta e análise dos dados. Para a realização do estudo, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com as cuidadoras, complementadas pela aplicação de um questionário anónimo. Este questionário incluiu o instrumento de avaliação da sobrecarga do cuidador "QASCI", que possibilitou quantificar e avaliar a intensidade da sobrecarga experienciada pelas cuidadoras. Todos os dados foram tratados de forma a garantir a confidencialidade e o anonimato dos participantes, identificando-os apenas por letras. Os resultados da pesquisa revelaram um panorama complexo das dificuldades enfrentadas por estas cuidadoras. Muitas expressaram sentimentos de sobrecarga, isolamento social e falta de apoio emocional. As entrevistadas relataram, ainda, a necessidade de formação e informação sobre a demência e os cuidados adequados, bem como o desejo por redes de apoio mais estruturadas. As dificuldades financeiras e a precariedade dos serviços disponíveis na região também emergiram como fatores que agravam a situação das cuidadoras. A análise dos dados permitiu refletir sobre as principais questões que afetam a vida das cuidadoras e a qualidade dos cuidados prestados. A partir dessas reflexões, foram propostas soluções viáveis e ações coordenadas que visam melhorar o suporte a essas cuidadoras. Destaca-se a importância de implementar políticas públicas que promovam a formação de profissionais na área, a criação de serviços de apoio psicológico e social, e a promoção de grupos de apoio entre cuidadoras. Este estudo sublinha a necessidade urgente de um olhar mais atento às condições de vida das cuidadoras de pessoas com demência no concelho de Castelo Branco. A promoção de uma vida digna e de qualidade para todos os envolvidos é uma responsabilidade coletiva que deve ser abordada por meio de políticas públicas eficazes, formação adequada e redes de apoio que considerem as especificidades e desafios enfrentados por essas cuidadoras. A pesquisa contribui para o entendimento das demandas sociais na gerontologia e reforça a importância de ações que promovam o bem-estar e a dignidade dos cuidadores.
- Ageing in Place: Estratégias para viver em casa e na comunidade numa cidade do RibatejoPublication . Pereira, Daniela Filipa Castelo Esteves; Moreira, Maria João da Silva GuardadoA OMS prevê que, entre 2022 e 2025, a proporção de idosos no mundo poderá subir de 10% para 16%, aproximadamente. Adicionalmente, projeta que, até 2050, uma em cada quatro pessoas na Europa poderá ser idosa, evidenciando uma tendência crescente no envelhecimento demográfico. A maioria dos idosos prefere envelhecer em casa e na comunidade. Neste contexto, a consciencialização e preparação revestem-se de importância, especialmente ao nível da adaptação do ambiente e do desenvolvimento de estratégias individuais. Assim, surge o Ageing in Place, configurando-se como meta primordial nas políticas sociais dirigidas ao envelhecimento acarretando, na generalidade das vezes, benefícios de inclusão social e bem-estar emocional. Este Trabalho de Projeto tem como principal objetivo perceber as estratégias que as pessoas idosas têm ao seu dispor para envelhecerem na sua habitação e na comunidade onde estão inseridas. Trata-se de um estudo misto, transversal, descritivo e exploratório. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário redigido para o efeito, aplicado a pessoas que estejam a experienciar o processo de Ageing in Place (n= 55), na Freguesia de Almeirim. A partir da análise dos resultados, destaca-se: o padrão de feminização; a prevalência do estado civil “casado ou em união de facto”; e uma amostra pouco escolarizada. Na generalidade, os inquiridos expressam o desejo por envelhecerem em casa e na comunidade. A maioria dos participantes tem habitação própria, sentem-se seguros e revelam consciência face às alterações necessárias para que possam permanecer na sua residência. A casa de banho é a divisão mais intervencionada. Foram apontadas estratégias ao nível da: adaptação, acessibilidade e manutenção, assegurando o conforto, autonomia e segurança na habitação. Averigua-se uma maior utilização do SAD entre inquiridos com 75 e mais anos. A contratação de serviços ajustados às necessidades diversificadas, que auxiliem os idosos nas tarefas diárias/cuidados, quando necessário, é uma das respostas identificadas. Constatou-se uma baixa adesão aos transportes públicos. Neste sentido, apontam-se aspetos que devem ser tidos em conta, por forma a garantir uma rede de transportes que satisfaça as expetativas dos indivíduos: disponibilidade de informações sobre horários/percursos em locais de fácil acesso; acessibilidade; frequência; cobertura; e conservação destes veículos. Entende-se primordial discutir as características e funcionamento desta rede. Evidencia-se a insatisfação com a acessibilidade na comunidade devido, principalmente, às características e condições inadequadas de algumas superfícies, passeios e ruas. Também a baixa participação social é um fator relevante. Foram identificadas estratégias ao nível das intervenções ambientais e de uma maior sinergia entre entidades, com impacto direto na mobilidade, independência, saúde, integração social, bem-estar emocional e qualidade de vida dos sujeitos. Embora tenham sido apontados elementos negativos, uma parte significativa dos inquiridos perceciona Almeirim como uma Cidade Amiga das Pessoas Idosas, reconhecendo a crescente preocupação da Autarquia em atender às necessidades e exigências da sua população idosa. Mediante os resultados, elaborou-se a Proposta de Projeto de Intervenção “MuralIdades” visando promover a participação social das pessoas com 65 e mais anos residentes em Almeirim, configurando-se numa iniciativa que se alicerça na arte, na mobilização comunitária e na consolidação dos laços sociais.
- Os efeitos de um programa de atividade física nas variáveis físicas e psicológicas em mulheres com cancro da mamaPublication . Carvalho, Carina Alexandra Fragata; Serrano, João Júlio de Matos; Batista, Marco Alexandre da SilvaO presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos de um programa de atividade física em variáveis físicas e psicológicas em mulheres com cancro da mama. A amostra foi constituída por 16 mulheres com cancro da mama, com idades compreendidas entre os 39 e os 76 anos (55,83 ± 9,33), residentes na província de Cáceres (Espanha). As participantes foram submetidas a um programa de atividade física supervisionado com sessões bissemanais, de 40 a 60 minutos, visando avaliar alterações na composição corporal e no bem-estar psicológico. No entanto, não foram encontradas diferenças significativas nas variáveis físicas, tendo apenas sido observado um tamanho de efeito pequeno no metabolismo basal, e na massa muscular esquelética, ainda que não tenha obtido significância estatística. Foram encontradas correlações positivas entre a regulação comportamental identificada e o bem-estar social, o que indica que as participantes conseguem identificar os benefícios da AF, e os mesmos beneficiam as suas interações sociais. Do mesmo modo foram encontradas correlações positivas entre o bem-estar físico, emocional e funcional. O programa de atividade física mostrou-se eficaz em aumentar a massa muscular esquelética e melhorar variáveis psicológicas, como bem-estar social, emocional e funcional, assim como aumentou a perceção de competência e autonomia das mulheres.
- Comportamento de treinadores em contexto de treino – comparação ente judo regular e judo adaptadoPublication . Gaspar, Bruno Miguel Almeida Santos; Petrica, João Manuel Patrício Duarte; Batista, Marco Alexandre da SilvaNos últimos anos, a análise do ensino tem sido um assunto cada vez mais estudado e aprofundado de forma a perceber como vários comportamentos de ensino, são ou não, mais ou menos eficazes no contexto da aprendizagem dos praticantes de diversas modalidades desportivas, neste caso concreto, na modalidade de Judo. O reconhecimento da Pedagogia e método do Judo foi efetivado pela UNESCO. Efetivamente, a observação dos comportamentos do treinador, nos diversos momentos do treino, permite um estudo exaustivo da sua conduta pedagógica, sendo assim possível identificar as principais características e atributos que contribuem para a aprendizagem dos praticantes. Assim, esta investigação nasce da necessidade de caracterizar o comportamento do treinador na modalidade de Judo, tendo em conta que por existirem poucos estudos neste âmbito, a renovação de conhecimento neste tema é importante e deverá ser feita para que seja possível explicar e usar os melhores métodos/ferramentas para o ensino do Judo. Dado o enquadramento, a presente investigação, organizada de forma sequencial, propõe-se a dar uma resposta ao objetivo de verificar se os comportamentos dos treinadores são semelhantes ou distintos no decorrer do processo de treino, no contexto de Judo Regular e no de Judo Adaptado. Para o efeito, participaram no estudo 4 treinadores de diversas associações e clubes dos distritos de Aveiro, Guarda e Santarém. Ao nível dos treinos, cada um dos treinadores conduziu um treino de Judo Adaptado e um treino de Judo Regular em horários e locais distintos, perfazendo assim um somatório de 8 treinos a analisar (4 em cada contexto). Participaram na totalidade dos treinos dos dois contextos cerca de 138 atletas, dos quais 78 frequentaram os treinos do Judo Regular, e 60 os treinos do Judo Adaptado. Tendo em consideração os objetivos deste estudo, a fim de estudar a sua dimensão visível, isto é, do ponto de vista daquilo que é observável na condução do processo de ensino por parte dos treinadores, as sessões de treino foram gravadas em vídeo, para posterior observação. Priorizámos, deste modo, uma metodologia de carácter observacional de corte transversal, com natureza quantitativa e descritiva. No essencial, recorremos a dois sistemas de observação. Um primeiro, de forma sequencial, para analisar a Gestão do Tempo de Treino e um segundo, de forma multidimensional, para estudarmos os Comportamentos relativos às Principais Funções de Ensino, através do PROF./ULg. Os resultados obtidos, através da aplicação da estatística descritiva e inferencial, revelaram que não existiram diferenças significativas em nenhum dos comportamentos observados e analisados, o que nos leva a retirar como conclusão que os comportamentos dos treinadores são semelhantes independentemente do contexto. A presente investigação permitiu-nos ainda tipificar os treinadores, resultando daí que os valores observados, por comparação com os dados provenientes da principal bibliografia sobre a análise de comportamento para cada uma das categorias comportamentais dos diferentes sistemas utilizados, são muito aceitáveis relativamente às suas condutas no decorrer dos treinos, no Judo Adaptado ou no Judo Regular
- A utilização didática de listas de pseudopalavras: impacto no desenvolvimento da competência de leituraPublication . Almeida, Patrícia Isabel Serra; Pais, António PereiraEste relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), em conformidade com os requisitos exigidos para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No documento, procede-se à descrição das PES em Educação Pré-Escolar e em 1.º CEB, bem como à apresentação da investigação desenvolvida no âmbito do estudo intitulado - A utilização didática de listas de pseudopalavras: impacto no desenvolvimento da competência de leitura. Este estudo foi implementado junto de alunos do 2.º ano de escolaridade e teve como principal objetivo avaliar a velocidade de leitura em contexto escolar, analisando a sua evolução após a realização de exercícios baseados na leitura de listas de pseudopalavras. A consciência fonológica constitui não apenas um pré-requisito fundamental para a perceção do discurso, mas também um elemento essencial na aprendizagem da correspondência grafema-fonema, processo central para a aquisição da leitura e da escrita. Trata-se do conhecimento explícito sobre os sons da língua materna, que permite ao aluno identificar, manipular e refletir sobre os segmentos sonoros da fala. Partindo deste pressuposto, previa-se que o uso didático das pseudopalavras pudesse gerar benefícios significativos no desenvolvimento das competências linguísticas e cognitivas dos alunos, particularmente no reforço da fluência leitora e no enriquecimento do conhecimento lexical. O trabalho sistemático com pseudopalavras realizado em contexto de PES em 1.º CEB, 2.º ano de escolaridade, parece desempenhar um papel relevante na melhoria da capacidade de descodificação de palavras, uma vez que potencia a prática de habilidades fonológicas essenciais para a conversão das sequências gráficas em unidades sonoras e vice-versa. Assim, a presente investigação apresenta contributos significativos para a compreensão do impacto deste tipo de abordagem no ensino da leitura, explorando o seu potencial enquanto estratégia pedagógico-didática para o desenvolvimento da competência leitora no 1.º CEB.
- Inclusão escolar das crianças e jovens requerentes ou beneficiárias de proteção internacional em Portugal – o caso das escolas em Castelo BrancoPublication . Pradiante, Joana Marques; Vieira, Sandra Regina Alexandre FerreiraO Presente Trabalho de Projeto foi elaborado no âmbito da conclusão do Mestrado em Intervenção Social Escolar, da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, intitulado de Inclusão das Crianças e Jovens Requerentes e Beneficiárias de Proteção Internacional em Portugal – O Caso das Escolas em Castelo Branco, Destacar que a inclusão social das crianças e jovens migrantes no acesso à educação tem vindo a tornar-se numa realidade atual face aos problemas das sociedades dos seus países de origem. As crianças e jovens beneficiários de proteção internacional colocam grandes desafios à comunidade educativa, sendo necessário, com ajuda de outros agentes socializadores e entidades do poder central e local, a criação de medidas/estratégias e/ou propostas para melhor a sua qualidade de vida. Os objetivos que determinam o propósito deste estudo centram-se em duas finalidades, uma de carácter geral que procura explicar o desenho de propostas de intervenção social que melhor possam responder aos desafios que as crianças e as suas famílias enfrentam no contexto social e educativo e outra de carácter específico que se subdivide na pertinência pessoal, profissional, social e científica. Quanto à metodologia utilizada, o estudo fez uso da técnica de entrevista semiestruturada dirigida aos diretores dos agrupamentos e aos profissionais de entidades da economia social da comunidade de Castelo Branco, com o objetivo de apurar quantitativa e qualitativamente a expressão dos processos de inclusão educativa de crianças em situação de proteção internacional no concelho indicado. No que respeita à análise dos dados recolhidos, recorreu-se à análise de conteúdo categorial. A combinação destes dados, realizado num processo de diagnóstico social, fundamentou a proposta de um projeto de intervenção social de capacitação de agentes educativos para a inclusão de crianças migrantes nas escolas de Castelo Branco. O estudo permitiu dar importância à implementação de projetos, nomeadamente a formação de agentes educativos e dinamização de ações socioeducativas promotoras de inclusão social e medidas que possam responder aos problemas de inclusão das crianças e jovens beneficiárias de proteção internacional na comunidade portuguesa.
- Motivações para a prática de desporto escolar em alunos do 2.º e 3.º Ciclos na cidade de Castelo BrancoPublication . Afonso, Filipa Catarina Martins; Santos, Jorge Manuel Folgado dos; Petrica, João Manuel Patrício DuarteO Desporto Escolar tem vindo a criar experiências, valores e aprendizagens para milhares de alunos, abrangendo muitas gerações, sendo também um impulsionador de inclusão, diversidade e integridade. Nesse sentido, a presente investigação pretendeu avaliar a motivação dos alunos para a prática de Desporto Escolar do 2.º e 3.º ciclos da cidade de Castelo Branco, tendo como principais objetivos: (i) conhecer quais os motivos, com maior e menor importância que levam os alunos abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 54/2018 à prática do Desporto Escolar; (ii) conhecer quais os motivos, com maior e menor importância que levam os outros alunos à prática do Desporto Escolar. Recorreu-se a um estudo de caráter quantitativo e transversal, com uma amostra de 130 alunos, com idades compreendidas entre 10 e 18 anos (𝑥" = 12.38 ± 1.469), sendo 79 do género masculino e 51 do feminino, 14.6% (n = 19) alunos abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 54/2018, os restantes 85.4% (n = 111) correspondem aos outros alunos. As principais conclusões do estudo foram: (i) não existiram diferenças significativas aquando da comparação entre os dois grupos de alunos, o que nos permite concluir que as motivações não são assim tão díspares; (ii) há pouca literatura acerca da prática de Desporto Escolar em alunos ao abrigo do Decreto-Lei n.º 54/2018; (iii) a versão Portuguesa do Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD) é fidedigna, para avaliar as motivações que levam os alunos à prática desportiva. Esta dissertação de Mestrado apresenta-se como um contributo para a compreensão das motivações que levam estes dois tipos de alunos à prática de Desporto Escolar.
- A Intervenção Social Escolar para a promoção da saúde mental de crianças e jovens em acolhimento residencial no concelho do Fundão: desafios e perspetivas de mudança : estudo de caso – Obra de Socorro Familiar Abrigo de São JoséPublication . Azevedo, Luana dos Santos Pereira de; Sandra Regina Alexandre Ferreiraieira, Sandra Regina Alexandre Ferreira; Santos, Domingos Fernando da CunhaO presente trabalho de projeto contribuiu para identificar as práticas de intervenção social que a Obra de Socorro Familiar Abrigo de São José, a Escola e a cidade do Fundão implementam para minimizar os impactos causados por distúrbios de saúde mental dos jovens em acolhimento residencial. Sendo este o objetivo primordial, torna-se importante apresentar aos objetivos específicos, sendo eles conhecer as perspetivas dos profissionais e das crianças e dos profissionais do Abrigo de São José sobre problemas em saúde mental das crianças em acolhimento residencial face às relações desenvolvidas neste contexto de acolhimento e no contexto escolar; identificar as principais dificuldades no tratamento de distúrbios de saúde mental em jovens em acolhimento residencial e conhecer as estratégias desenvolvidas pela Assistente Social do Abrigo de São José para minimizar possíveis impactos do acolhimento residencial ao nível da saúde mental. Relativamente ao enquadramento teórico-conceptual do presente estudo, este baseou-se numa pesquisa aprofundada de literatura sobre temas como o acolhimento residencial, criança e jovem em cumprimento da medida de proteção de acolhimento residencial, saúde mental e manifestações de doença mental. Como forma de alcançar todos os objetivos mencionados, a discente optou por avançar com uma metodologia de investigação qualitativa, na modalidade de estudo de caso, apoiando-se num paradigma interpretativo das informações prestadas tanto pela Assistente Social e Psicóloga do Abrigo de São José como, ainda mais importante, pelas crianças e jovens do Abrigo que participaram na investigação. As técnicas de recolha de dados utilizadas consistiram na observação direta e participativa, com o auxílio das notas de campo, entrevista à Assistente Social e à Psicóloga da Instituição e inquéritos por entrevista às crianças e jovens do Abrigo de São José, ambos com guião semi estruturado. Após a recolha e análise dos dados utilizando a análise de conteúdo, concluiu-se que as crianças e jovens do Abrigo de São José expressam manifestações ligeiras, moderadas e graves de doença mental, registando-se quer necessidade social quer potencialidades que fundamentaram a apresentação do projeto de intervenção social proposto intitulado de MentalHealth4You(th) que consiste em promover uma Saúde Mental positiva, em contexto institucional, escolar e dentro da comunidade da cidade do Fundão. Com este programa a discente visa chamar a atenção dos jovens para os conceitos de doença mental, ansiedade, depressão, bullying e comportamentos desviantes e, ainda, promover a saúde mental e as bases desta, como a autoestima, o autoconceito, a tolerância e a comunicação assertiva.
- Processamento da leitura e memória de trabalho em uma criança com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)Publication . Leal, Bianca Cristina; Pereira, Cristina Maria GonçalvesA Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que interfere no processo de aprendizagem do sujeito. De acordo com alguns estudos, sabemos que a PHDA pode causar prejuízos na memória de trabalho e no processamento da leitura. Com base nestes pressupostos e tendo como objetivo compreender como a PHDA interfere nessas competências estruturantes para os processos de desenvolvimento e aprendizagem, realizámos um estudo onde aplicámos testes de memória e leitura a uma criança com PHDA. A metodologia do estudo é de natureza qualitativa, organizando-se como um estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram dois testes de memória: Tarefa de Brown Peterson (adaptação do teste desenvolvido originalmente por BrownPeterson (Brown, 1958; Peterson & Peterson, 1959) e Span de Dígitos (Natale et al., 2008), e dois testes de leitura: Livro de Banda desenhada da “Turma da Mônica” de Maurício de Sousa e o Teste Avaliação de Leitura de Palavras/Pseudopalavras Isoladas – LPI (Salles; Piccolo & Toazza, 2013). Os dados obtidos nos testes de leitura mostraram que a fluência da leitura da criança não está comprometida, tendo evidenciado um bom desempenho; durante a realização dos testes de memória as dificuldades associadas à PHDA foram mais perceptíveis. Em síntese, o presente estudo de caso contribuiu para a reflexão sobre a influência da PHDA no processamento da leitura e na memória de trabalho, permitindo sensibilizar os educadores e professores para a necessidade de organizar estratégias e atividades pedagógicas que possam promover aprendizagens mais eficazes.