ESECB - Dissertações de Mestrado
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Recent Submissions
- A utilização didática de listas de pseudopalavras: impacto no desenvolvimento da competência de leituraPublication . Almeida, Patrícia Isabel Serra; Pais, António PereiraEste relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), em conformidade com os requisitos exigidos para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No documento, procede-se à descrição das PES em Educação Pré-Escolar e em 1.º CEB, bem como à apresentação da investigação desenvolvida no âmbito do estudo intitulado - A utilização didática de listas de pseudopalavras: impacto no desenvolvimento da competência de leitura. Este estudo foi implementado junto de alunos do 2.º ano de escolaridade e teve como principal objetivo avaliar a velocidade de leitura em contexto escolar, analisando a sua evolução após a realização de exercícios baseados na leitura de listas de pseudopalavras. A consciência fonológica constitui não apenas um pré-requisito fundamental para a perceção do discurso, mas também um elemento essencial na aprendizagem da correspondência grafema-fonema, processo central para a aquisição da leitura e da escrita. Trata-se do conhecimento explícito sobre os sons da língua materna, que permite ao aluno identificar, manipular e refletir sobre os segmentos sonoros da fala. Partindo deste pressuposto, previa-se que o uso didático das pseudopalavras pudesse gerar benefícios significativos no desenvolvimento das competências linguísticas e cognitivas dos alunos, particularmente no reforço da fluência leitora e no enriquecimento do conhecimento lexical. O trabalho sistemático com pseudopalavras realizado em contexto de PES em 1.º CEB, 2.º ano de escolaridade, parece desempenhar um papel relevante na melhoria da capacidade de descodificação de palavras, uma vez que potencia a prática de habilidades fonológicas essenciais para a conversão das sequências gráficas em unidades sonoras e vice-versa. Assim, a presente investigação apresenta contributos significativos para a compreensão do impacto deste tipo de abordagem no ensino da leitura, explorando o seu potencial enquanto estratégia pedagógico-didática para o desenvolvimento da competência leitora no 1.º CEB.
- Inclusão escolar das crianças e jovens requerentes ou beneficiárias de proteção internacional em Portugal – o caso das escolas em Castelo BrancoPublication . Pradiante, Joana Marques; Vieira, Sandra Regina Alexandre FerreiraO Presente Trabalho de Projeto foi elaborado no âmbito da conclusão do Mestrado em Intervenção Social Escolar, da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, intitulado de Inclusão das Crianças e Jovens Requerentes e Beneficiárias de Proteção Internacional em Portugal – O Caso das Escolas em Castelo Branco, Destacar que a inclusão social das crianças e jovens migrantes no acesso à educação tem vindo a tornar-se numa realidade atual face aos problemas das sociedades dos seus países de origem. As crianças e jovens beneficiários de proteção internacional colocam grandes desafios à comunidade educativa, sendo necessário, com ajuda de outros agentes socializadores e entidades do poder central e local, a criação de medidas/estratégias e/ou propostas para melhor a sua qualidade de vida. Os objetivos que determinam o propósito deste estudo centram-se em duas finalidades, uma de carácter geral que procura explicar o desenho de propostas de intervenção social que melhor possam responder aos desafios que as crianças e as suas famílias enfrentam no contexto social e educativo e outra de carácter específico que se subdivide na pertinência pessoal, profissional, social e científica. Quanto à metodologia utilizada, o estudo fez uso da técnica de entrevista semiestruturada dirigida aos diretores dos agrupamentos e aos profissionais de entidades da economia social da comunidade de Castelo Branco, com o objetivo de apurar quantitativa e qualitativamente a expressão dos processos de inclusão educativa de crianças em situação de proteção internacional no concelho indicado. No que respeita à análise dos dados recolhidos, recorreu-se à análise de conteúdo categorial. A combinação destes dados, realizado num processo de diagnóstico social, fundamentou a proposta de um projeto de intervenção social de capacitação de agentes educativos para a inclusão de crianças migrantes nas escolas de Castelo Branco. O estudo permitiu dar importância à implementação de projetos, nomeadamente a formação de agentes educativos e dinamização de ações socioeducativas promotoras de inclusão social e medidas que possam responder aos problemas de inclusão das crianças e jovens beneficiárias de proteção internacional na comunidade portuguesa.
- Motivações para a prática de desporto escolar em alunos do 2.º e 3.º Ciclos na cidade de Castelo BrancoPublication . Afonso, Filipa Catarina Martins; Santos, Jorge Manuel Folgado dos; Petrica, João Manuel Patrício DuarteO Desporto Escolar tem vindo a criar experiências, valores e aprendizagens para milhares de alunos, abrangendo muitas gerações, sendo também um impulsionador de inclusão, diversidade e integridade. Nesse sentido, a presente investigação pretendeu avaliar a motivação dos alunos para a prática de Desporto Escolar do 2.º e 3.º ciclos da cidade de Castelo Branco, tendo como principais objetivos: (i) conhecer quais os motivos, com maior e menor importância que levam os alunos abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 54/2018 à prática do Desporto Escolar; (ii) conhecer quais os motivos, com maior e menor importância que levam os outros alunos à prática do Desporto Escolar. Recorreu-se a um estudo de caráter quantitativo e transversal, com uma amostra de 130 alunos, com idades compreendidas entre 10 e 18 anos (𝑥" = 12.38 ± 1.469), sendo 79 do género masculino e 51 do feminino, 14.6% (n = 19) alunos abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 54/2018, os restantes 85.4% (n = 111) correspondem aos outros alunos. As principais conclusões do estudo foram: (i) não existiram diferenças significativas aquando da comparação entre os dois grupos de alunos, o que nos permite concluir que as motivações não são assim tão díspares; (ii) há pouca literatura acerca da prática de Desporto Escolar em alunos ao abrigo do Decreto-Lei n.º 54/2018; (iii) a versão Portuguesa do Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD) é fidedigna, para avaliar as motivações que levam os alunos à prática desportiva. Esta dissertação de Mestrado apresenta-se como um contributo para a compreensão das motivações que levam estes dois tipos de alunos à prática de Desporto Escolar.
- A Intervenção Social Escolar para a promoção da saúde mental de crianças e jovens em acolhimento residencial no concelho do Fundão: desafios e perspetivas de mudança : estudo de caso – Obra de Socorro Familiar Abrigo de São JoséPublication . Azevedo, Luana dos Santos Pereira de; Sandra Regina Alexandre Ferreiraieira, Sandra Regina Alexandre Ferreira; Santos, Domingos Fernando da CunhaO presente trabalho de projeto contribuiu para identificar as práticas de intervenção social que a Obra de Socorro Familiar Abrigo de São José, a Escola e a cidade do Fundão implementam para minimizar os impactos causados por distúrbios de saúde mental dos jovens em acolhimento residencial. Sendo este o objetivo primordial, torna-se importante apresentar aos objetivos específicos, sendo eles conhecer as perspetivas dos profissionais e das crianças e dos profissionais do Abrigo de São José sobre problemas em saúde mental das crianças em acolhimento residencial face às relações desenvolvidas neste contexto de acolhimento e no contexto escolar; identificar as principais dificuldades no tratamento de distúrbios de saúde mental em jovens em acolhimento residencial e conhecer as estratégias desenvolvidas pela Assistente Social do Abrigo de São José para minimizar possíveis impactos do acolhimento residencial ao nível da saúde mental. Relativamente ao enquadramento teórico-conceptual do presente estudo, este baseou-se numa pesquisa aprofundada de literatura sobre temas como o acolhimento residencial, criança e jovem em cumprimento da medida de proteção de acolhimento residencial, saúde mental e manifestações de doença mental. Como forma de alcançar todos os objetivos mencionados, a discente optou por avançar com uma metodologia de investigação qualitativa, na modalidade de estudo de caso, apoiando-se num paradigma interpretativo das informações prestadas tanto pela Assistente Social e Psicóloga do Abrigo de São José como, ainda mais importante, pelas crianças e jovens do Abrigo que participaram na investigação. As técnicas de recolha de dados utilizadas consistiram na observação direta e participativa, com o auxílio das notas de campo, entrevista à Assistente Social e à Psicóloga da Instituição e inquéritos por entrevista às crianças e jovens do Abrigo de São José, ambos com guião semi estruturado. Após a recolha e análise dos dados utilizando a análise de conteúdo, concluiu-se que as crianças e jovens do Abrigo de São José expressam manifestações ligeiras, moderadas e graves de doença mental, registando-se quer necessidade social quer potencialidades que fundamentaram a apresentação do projeto de intervenção social proposto intitulado de MentalHealth4You(th) que consiste em promover uma Saúde Mental positiva, em contexto institucional, escolar e dentro da comunidade da cidade do Fundão. Com este programa a discente visa chamar a atenção dos jovens para os conceitos de doença mental, ansiedade, depressão, bullying e comportamentos desviantes e, ainda, promover a saúde mental e as bases desta, como a autoestima, o autoconceito, a tolerância e a comunicação assertiva.
- Processamento da leitura e memória de trabalho em uma criança com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)Publication . Leal, Bianca Cristina; Pereira, Cristina Maria GonçalvesA Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que interfere no processo de aprendizagem do sujeito. De acordo com alguns estudos, sabemos que a PHDA pode causar prejuízos na memória de trabalho e no processamento da leitura. Com base nestes pressupostos e tendo como objetivo compreender como a PHDA interfere nessas competências estruturantes para os processos de desenvolvimento e aprendizagem, realizámos um estudo onde aplicámos testes de memória e leitura a uma criança com PHDA. A metodologia do estudo é de natureza qualitativa, organizando-se como um estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram dois testes de memória: Tarefa de Brown Peterson (adaptação do teste desenvolvido originalmente por BrownPeterson (Brown, 1958; Peterson & Peterson, 1959) e Span de Dígitos (Natale et al., 2008), e dois testes de leitura: Livro de Banda desenhada da “Turma da Mônica” de Maurício de Sousa e o Teste Avaliação de Leitura de Palavras/Pseudopalavras Isoladas – LPI (Salles; Piccolo & Toazza, 2013). Os dados obtidos nos testes de leitura mostraram que a fluência da leitura da criança não está comprometida, tendo evidenciado um bom desempenho; durante a realização dos testes de memória as dificuldades associadas à PHDA foram mais perceptíveis. Em síntese, o presente estudo de caso contribuiu para a reflexão sobre a influência da PHDA no processamento da leitura e na memória de trabalho, permitindo sensibilizar os educadores e professores para a necessidade de organizar estratégias e atividades pedagógicas que possam promover aprendizagens mais eficazes.
- Desenvolvimento da consciência fonológica em crianças do 1ºCiclo do Ensino BásicoPublication . Ribeiro, Rita Amaro; Pais , António PereiraNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram desenvolvidas duas práticas pedagógicas em instituições da cidade de Castelo Branco, cada uma correspondendo a uma das vertentes do curso. Durante a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizou-se uma investigação orientada pela questão-problema: “Como identificar e desenvolver o nível de consciência fonológica nas crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico?”. Esta questão sublinha a importância crescente da consciência fonológica em contexto de sala de aula, reconhecida como uma ferramenta pedagógico-didática fundamental. A consciência fonológica exerce uma influência significativa não só sobre o conteúdo aprendido, mas também sobre a forma como as crianças assimilam o conhecimento. Neste sentido, promover o seu desenvolvimento em ambientes de aprendizagem estimulantes e lúdicos pode transformar o ato de aprender numa experiência motivadora e gratificante. Para avaliar e potenciar esta competência nas crianças, realizou-se um estudo no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico com uma amostra de seis crianças da turma do 4.ºA, que constituíram o público-alvo da investigação. Este estudo teve como propósito compreender o nível de desenvolvimento da consciência fonológica nas crianças deste ciclo, identificando áreas com maior ou menor progresso, com o objetivo de contribuir para práticas pedagógicas mais eficazes. Assim, visou-se apoiar o desenvolvimento linguístico numa fase crucial da aprendizagem, refletindo sobre a relevância de estratégias diversificadas para promover a consciência fonológica, essencial para a aquisição da leitura e da escrita. Os objetivos gerais definidos para o estudo foram: identificar o nível de desenvolvimento da consciência fonológica na turma e conceber atividades que permitissem avaliar e promover essa competência nas crianças observadas. Os objetivos específicos incluíram: avaliar o desenvolvimento da consciência da palavra, a consciência silábica, a consciência fonémica e a consciência intersilábica. Para a concretização destes objetivos, aplicaram-se diversas atividades às crianças da amostra, tendo como suporte metodológico um estudo de natureza qualitativa. A metodologia escolhida foi a DBR (Design-Based Research), que permite uma intervenção direta no contexto educativo. Como técnicas de recolha de dados, foram utilizadas a observação participante, as notas de campo e instrumentos específicos para as atividades de consciência fonológica, distribuídas em três microciclos de teste (pré-teste, teste e pós-teste), seguindo o modelo metodológico DBR (Design-Based Research). Complementaram-se ainda os dados com fotografias e produções realizadas pelas crianças durante as atividades. Os resultados desta investigação confirmam que o desenvolvimento da consciência fonológica tem um impacto positivo nas aprendizagens das crianças, facilitando o seu progresso na leitura e na escrita. Observou-se uma participação motivada e envolvida das crianças em todas as atividades propostas, o que valorizou a experiência educativa e reforçou a importância de integrar estas práticas de forma sistemática no ensino.
- A educação das emoções e o desenvolvimento da inteligência emocional no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Mascarenhas, Inês Lopes Gaio; Martins , Ernesto CandeiasA temática do Trabalho de Projeto insere-se na área da Educação/Ciências da Educação no domínio da intervenção (social) escolar, ao pretender desenvolver as habilidades socioemocionais nos alunos do 4º ano de escolaridade, do 1º CEB, da Escola Afonso de Paiva, do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, de Castelo Branco. Motivada pela crescente necessidade de desenvolver a Inteligência Emocional (IE) e as habilidades emocionais em contexto escolar, que são fundamentais ao desempenho sucesso escolar dos alunos, para além da respetiva saúde mental, desenvolver competências de IE, através da aplicação de um Programa de Desenvolvimento da Inteligência Emocional (PDIE). Ou seja, o propósito é promover a educação das e para as emoções da no contexto escolar, de modo a incluir na estrutura curricular de formação dos alunos. Realizámos o estado da arte, pela pesquisa de literatura especializada sobre as emoções, educação emocional, Inteligência Emocional e habilidades socio emocionais, no contexto escolar, tendo clarificado, conceptualmente, alguns conceitos relacionados ou afins ao enquadramento teórico mais recente. Tivemos em conta muita da bibliografia publicada, em função dos resultados deste Programa, Projeto Inteligência Emocional, assim como outra de suporte. O estudo utiliza a metodologia do design misto, com preponderância da metodologia qualitativa (subjacente ao paradigma interpretativo), na modalidade de investigação-ação, tendo recorrido às técnicas e instrumentos de recolha de dados seguintes: observação participante e não participante; Testes (Habilidades de Inteligência Emocional e Teste Sociométrico de Amizade); entrevistas semiestruturadas, focus group, notas de campo. Além disso foi aplicado o PDIE, cujo material e instrumentos provêm do Projeto Internacional ‘Programa de Inteligência Emocional para alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na região de Castelo Branco -2011-2018’, ao abrigo do Protocolo entre o IPCB e a Universidade de Extremadura-Badajoz. Dito Programa foi aplicado a um grupo experimental, turma do 4º ano do 1º CEB, com 12 sessões (estrutura: conto, dramatização, atividades e ficha de autoavaliação) e autoavaliação. A análise dos testes permitiu verificar que as relações de amizade dos alunos, assim como as suas habilidades de Inteligência Emocional, apresentaram uma melhoria, especialmente significativas nas relações de amizade dos alunos, após a aplicação do Programa de intervenção, verificando-se o desenvolvimento das respetivas competências, e educação para e das emoções, em contexto escolar de sala de aula. A investigação confirmou a importância das emoções e a fundamentabilidade do desenvolvimento da IE, no contexto escolar, gerir as emoções e pensar positivo, através da melhoria das relações sociais de amizade e habilidades da sociais e emocionais da IE, verificadas pelos instrumentos e técnicas aplicados. O estudo desenvolvido destaca a importância do tema da Inteligência Emocional, e integração de programas de Inteligência Emocional no currículo escolar, não apenas como respostas às necessidades emocionais das crianças, mas também como uma estratégia de promoção de um ambiente propício à aprendizagem, assim como a promoção de relações interpessoais e intrapessoais saudáveis, reforçado pelos professores titulares das turmas experimental e de controlo. Este estudo serve como um modelo para futuras pesquisas e implementações, destacando a relevância da Inteligência Emocional no desenvolvimento integral das crianças, preparandoas para os desafios da vida.
- Aprendizagem de competências socioemocionais no 1.º Ciclo do Ensino Básico numa escola da cidade da Praia : Um estudo exploratórioPublication . Andrade, Nélida Celene Cabral; Martins , Ernesto Candeias; Agostinho , Clotilde Alves NunesO presente Trabalho de Projeto enquadra-se no plano curricular do Mestrado em Intervenção Social Escolar da Escola Superior de Educação de Castelo Branco e baseia-se numa investigação realizada numa escola do 1.º ciclo do Ensino Básico na cidade da Praia, em Cabo Verde. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa e quantitativa (quali-quantitativa) e de caráter exploratório, que procura dar resposta ao problema identificado: a falta de programas estruturados de Aprendizagem Socioemocional (SEL) no contexto escolar Cabo-verdiano. O principal objetivo do estudo foi identificar a existência de programas ou projetos promotores da aprendizagem e desenvolvimento de competências socioemocionais nos alunos, considerando as perspetivas das professoras, da responsável da escola, dos pais/encarregados de educação e dos alunos. Para a recolha de dados, foram realizados inquéritos por questionário aos alunos e aos pais/encarregados de educação, bem como entrevistas semiestruturadas às professoras e à responsável da escola. Os resultados revelaram que não existem programas ou projetos SEL implementados na escola em análise, apesar de todos os participantes (alunos, pais/encarregados de educação, professoras e responsável da escola) reconhecerem a importância das competências socioemocionais para o desenvolvimento integral dos alunos. A triangulação dos dados evidenciou uma divergência entre a valorização atribuída às competências socioemocionais e a ausência de práticas pedagógicas estruturadas no ambiente escolar, destacando-se ainda a necessidade de formação contínua dos docentes e de uma maior sensibilização dos pais/encarregados de educação. Conclui-se, assim, que é necessário a implementação de políticas públicas e programas educativos estruturados, que promovam a aprendizagem socioemocional no contexto escolar Cabo-verdiano. O estudo sugere a criação de projetos-piloto e o reforço do investimento na formação docente, de forma a integrar efetivamente as competências socioemocionais no currículo escolar e a contribuir para o desenvolvimento global dos alunos.
- Direitos dos residentes nas estruturas residenciais para pessoas idosas : perceções, desafios e estratégias de garantia na prestação de cuidadosPublication . Pires, Sandra Maria de Jesus; Candeias, Marisa de JesusO envelhecimento e as suas alterações biopsicossociais levantam questões sobre a necessidade de ajuste nas sociedades, a fim de melhorar os meios de apoio às pessoas idosas. Torna-se, por isso, essencial encontrar estratégias com o intuito de promover um envelhecimento digno, favorecendo a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas idosas. A institucionalização representa uma grande mudança na vida das pessoas idosas, acentuando a vivência de diversas perdas como a sua independência, a sua privacidade, a sua individualidade, entre outras. No que se refere aos direitos, estes são imprescindíveis em contexto institucional, pois o seu respeito e cumprimento é uma condição necessária para a promoção de cuidados gerontológicos de qualidade. O presente Relatório de Estágio de Natureza Profissional, desenvolvido no âmbito de uma investigação-ação, tem como finalidade contribuir para um melhor conhecimento sobre os direitos das pessoas idosas institucionalizadas, identificando perceções, desafios e estratégias de garantia na prestação de cuidados que assegurem esses mesmos direitos. O estágio foi realizado numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, do concelho Oleiros, no distrito de Castelo Branco. A investigação-ação englobou 35 idosos institucionalizados, 6 técnicos, 3 ajudantes de ação direta e 15 familiares dos residentes. Recorreu-se a uma investigação de carácter exploratória e de natureza mista, onde se optou por diversas técnicas de recolha de dados, como notas de campo, observação direta e participativa, inquéritos por questionário, entrevistas, focus group, análise documental e análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelaram perceções positivas tanto por parte dos residentes quanto dos familiares. No entanto, destacou-se a necessidade premente de melhorar a divulgação dos direitos dos residentes e adotar práticas mais humanizadas na prestação de cuidados, dando origem a um Manual de Boas Práticas para a efetivação dos direitos das pessoas idosas institucionalizadas em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, com o propósito de servir como uma ferramenta para implementação em contextos institucionais, visando promover e assegurar os direitos das pessoas idosas institucionalizadas.
- De um sonho para uma realidade : o projeto de vida de jovens guineenses na Casa do Gaiato de Miranda do Corvo (Estudo de caso)Publication . Sissé, Mussa Moreira; Martins, Ernesto CandeiasSendo o objetivo desta pesquisa a identificação e compreensão do projeto da vida de crianças e jovens guineenses que se encontram na Casa do Gaiato de Mirando do Corvo, abordamos, na parte inicial deste trabalho, conceções teóricas sobre as crianças e jovens para uma maior compreensão as suas particularidades e individualidades. Foi um enquadramento teórico em que abordamos sobre a identidade e a representatividade das crianças e jovens guineenses nas instituições de acolhimento, particularmente na CGMC e como parte constituinte da sociedade. Recorremos aos conceitos que tratam fundamentalmente da institucionalização das crianças e a perceção dos adultos sobre os menores e como é encarrado o dia a dia dessas crianças. Por ser o nosso campo empírico uma Casa de Acolhimento Institucional, analisamos a problemática da institucionalização, evidenciando fatores que originam esse processo, bem como a legislação portuguesa, a partir da Lei de Proteção à Infância de 1911, salientando algumas informações legislativas sobre proteção das crianças e jovens na Guiné Bissau, a qual se encontra na sua fase embrionária, a fim de compreendermos a sua organização e atuação na proteção e bem-estar das crianças e jovens. Quando se fala sobre crianças e jovens deve tomar em consideração as suas vozes e as suas participações na sociedade como atores sociais, respeitando os seus direitos, pelo que fizemos várias abordagens sobre as leis e as instituições que protegem as crianças e que participam direto ou indiretamente na vida das crianças sobretudo as mais desfavorecidas ou em situações de risco/perigo. Em sequência e por compreender a relevância social da família, da afetividade, da escola, e do trabalho na educação de crianças e jovens em situação de acolhimento, expomos essas construções como um referencial para análise do nosso objeto de estudo. Na segunda parte deste trabalho e face ao modo como um determinado paradigma permite interpretar cientificamente novos fenómenos nos processos de institucionalização, como a parte fulcral desta pesquisa razão pelo qual fizemos visita a uma das instituições de acolhimento, neste caso referimos a CGMC para interagir diretamente com as crianças institucionalizadas particularmente as da Guiné-Bissau, permitiu nos constatar os legados da Obra da Rua e conhecer de perto a realidade da CGMC e das crianças ali institucionalizadas. Enquadra-se nos parâmetros do paradigma fenomenológico-interpretativo e baseia-se em uma metodologia qualitativa e narrativa. As entrevistas semiestruturadas foram utilizadas como técnicas de recolha de informação, assim como a análise de documentos e a observação, que nos proporcionaram uma interação heurística com o fenómeno estudado. A análise de conteúdo foi realizada com uma apresentação da narrativa de cada um dos gaiatos entrevistados e uma análise transversal detalhada sobre as suas perceções de vida na Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, após entrada e durante estadia na casa assim como de suas perceções futuras. A discussão de resultados sugere que o processo de institucionalização e oferta educativa da Casa do Gaiato de Miranda do Corvo se revelou significativamente na vida dos gaiatos entrevistados, no seu processo de (re)inserção social, designadamente em relação a uma promoção social e escolar, de preparação para a autonomia e de futura transição para o mundo do trabalho, de aquisição de competências, de uma construção de identidade e formação de um sujeito crítico. Contudo, devido à atual legislação portuguesa de promoção e proteção das crianças e jovens e por não cumprirem os requisitos legais impostos pela Segurança Social, e também por manterem a sua independência pedagógica em relação ao Estado, as Casas do Gaiato correm o risco de enfrentar mais dificuldades no seu funcionamento como instituição de amparo ou de acolhimento.