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ESECB - Dissertações de Mestrado

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  • De um sonho para uma realidade : o projeto de vida de jovens guineenses na Casa do Gaiato de Miranda do Corvo (Estudo de caso)
    Publication . Sissé, Mussa Moreira; Martins, Ernesto Candeias
    Sendo o objetivo desta pesquisa a identificação e compreensão do projeto da vida de crianças e jovens guineenses que se encontram na Casa do Gaiato de Mirando do Corvo, abordamos, na parte inicial deste trabalho, conceções teóricas sobre as crianças e jovens para uma maior compreensão as suas particularidades e individualidades. Foi um enquadramento teórico em que abordamos sobre a identidade e a representatividade das crianças e jovens guineenses nas instituições de acolhimento, particularmente na CGMC e como parte constituinte da sociedade. Recorremos aos conceitos que tratam fundamentalmente da institucionalização das crianças e a perceção dos adultos sobre os menores e como é encarrado o dia a dia dessas crianças. Por ser o nosso campo empírico uma Casa de Acolhimento Institucional, analisamos a problemática da institucionalização, evidenciando fatores que originam esse processo, bem como a legislação portuguesa, a partir da Lei de Proteção à Infância de 1911, salientando algumas informações legislativas sobre proteção das crianças e jovens na Guiné Bissau, a qual se encontra na sua fase embrionária, a fim de compreendermos a sua organização e atuação na proteção e bem-estar das crianças e jovens. Quando se fala sobre crianças e jovens deve tomar em consideração as suas vozes e as suas participações na sociedade como atores sociais, respeitando os seus direitos, pelo que fizemos várias abordagens sobre as leis e as instituições que protegem as crianças e que participam direto ou indiretamente na vida das crianças sobretudo as mais desfavorecidas ou em situações de risco/perigo. Em sequência e por compreender a relevância social da família, da afetividade, da escola, e do trabalho na educação de crianças e jovens em situação de acolhimento, expomos essas construções como um referencial para análise do nosso objeto de estudo. Na segunda parte deste trabalho e face ao modo como um determinado paradigma permite interpretar cientificamente novos fenómenos nos processos de institucionalização, como a parte fulcral desta pesquisa razão pelo qual fizemos visita a uma das instituições de acolhimento, neste caso referimos a CGMC para interagir diretamente com as crianças institucionalizadas particularmente as da Guiné-Bissau, permitiu nos constatar os legados da Obra da Rua e conhecer de perto a realidade da CGMC e das crianças ali institucionalizadas. Enquadra-se nos parâmetros do paradigma fenomenológico-interpretativo e baseia-se em uma metodologia qualitativa e narrativa. As entrevistas semiestruturadas foram utilizadas como técnicas de recolha de informação, assim como a análise de documentos e a observação, que nos proporcionaram uma interação heurística com o fenómeno estudado. A análise de conteúdo foi realizada com uma apresentação da narrativa de cada um dos gaiatos entrevistados e uma análise transversal detalhada sobre as suas perceções de vida na Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, após entrada e durante estadia na casa assim como de suas perceções futuras. A discussão de resultados sugere que o processo de institucionalização e oferta educativa da Casa do Gaiato de Miranda do Corvo se revelou significativamente na vida dos gaiatos entrevistados, no seu processo de (re)inserção social, designadamente em relação a uma promoção social e escolar, de preparação para a autonomia e de futura transição para o mundo do trabalho, de aquisição de competências, de uma construção de identidade e formação de um sujeito crítico. Contudo, devido à atual legislação portuguesa de promoção e proteção das crianças e jovens e por não cumprirem os requisitos legais impostos pela Segurança Social, e também por manterem a sua independência pedagógica em relação ao Estado, as Casas do Gaiato correm o risco de enfrentar mais dificuldades no seu funcionamento como instituição de amparo ou de acolhimento.
  • Bullying numa escola do meio rural do Concelho de Castelo Branco : um estudo de caso no 2º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Sequeira, Ana Rita Marinho; Martins, Ernesto Candeias; Agostinho, Clotilde Alves Nunes
    O bullying é uma problemática que as Escolas enfrentam desde os primeiros anos escolares das crianças, sendo o tipo de violência mais frequente nestas instituições de ensino. Define-se como um episódio de intimidação ou vitimização entre pares, que ocorre de forma repetida e com intenção de causar lesão ou desconforto à vítima. Considerado um problema relacional, é cada vez mais urgente que as Escolas se organizem no sentido de tentar combater este fenómeno, pois é consensual que traz consequências nefastas ao ambiente escolar e à saúde e bem-estar dos alunos. É necessário que haja uma solução assente na promoção de relações saudáveis, positivas e de suporte, envolvendo toda a comunidade escolar. A transição entre ciclos é descrita pela literatura como um acontecimento do percurso escolar das crianças que pode ser problemático e desencadear situações de tensão e de stress, contribuindo para a ocorrência de comportamentos de agressão entre pares. Assim, o presente trabalho teve como principais objetivos estudar o bullying no 2º Ciclo do Ensino Básico numa Escola do meio rural do Concelho de Castelo Branco, designadamente, identificar e caraterizar os casos de bullying entre os alunos, identificar o local onde é mais comum ocorrerem as agressões, conhecer as estratégias existentes na Escola para combater o bullying e a opinião da comunidade escolar sobre estas. Por fim, apresentar uma proposta de intervenção para combater o bullying, tendo em conta os resultados obtidos. No plano metodológico, o estudo organizou-se como um estudo de caso assente na utilização de instrumentos e técnicas de recolha de dados de natureza qualitativa e quantitativa, através da inquirição, por questionário, de alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico (n=52) e respetivos pais/encarregados de educação (n=52) e, por entrevista, à subdiretora da escola (n=1) e diretoras de turma de 2º Ciclo do Ensino Básico (n=5), psicóloga da Escola responsável por este ciclo de estudos (n=1) e assistentes operacionais (n=3). De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que a maioria das ocorrências são situações esporádicas, no entanto, ainda existem alunos que estão envolvidos em condutas de bullying. Os tipos mais frequentes são o bullying verbal e o bullying físico (tipo direto), mas também ocorrem situações de bullying socioemocional (tipo indireto), maioritariamente na zona do recreio. As estratégias implementadas na Escola Básica e Secundária de Alcains têm como objetivo fomentar práticas antibullying, trabalhando as competências socioemocionais. Apesar do trabalho que já tem sido feito, torna-se ainda importante informar os membros da comunidade escolar sobre as estratégias já existentes e investir em formas de prevenir os casos de agressão entre as crianças e jovens.
  • Da importância didática da implementação de jogos tradicionais na prática pedagógica com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico : relatório de estágio
    Publication . Vaz, Ilda da Conceição Alves; Honório, Samuel Alexandre de Almeida; Pais, António Pereira
    Este Relatório de Estágio, foi elaborado de forma a apresentar a contextualização das Práticas Supervisionadas em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico e integrar a investigação intitulada, “Da Importância Didática da Implementação de Jogos Tradicionais na Prática Pedagógica com Alunos do 1º Ciclo do Ensino”, no âmbito do cumprimento dos requisitos para o desenvolvimento e a conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As crianças aprendem através do movimento, da exploração e manipulação de objetos, do brincar e do jogo. Os Jogos, no âmbito e do Programa de Educação Física (EF), podem ser trabalhados de uma forma interdisciplinar proporcionando à criança uma aprendizagem mais enriquecedora, tanto em termos motores como cognitivos. No desenvolvimento da investigação aplicada durante a Prática Supervisionada em 1º Ciclo, procurámos recolher, analisar e interpretar todas as informações consideradas fulcrais, de forma a identificar e a compreender quais as melhores estratégias a aplicar. O presente trabalho tem como objetivo principal realizar uma reflexão geral sobre os jogos tradicionais portugueses aplicados na prática do 1.º CEB, nas várias áreas de estudo, (português, matemática, estudo do meio e expressões) demonstrando que constituem um veículo de excelência para o desenvolvimento psicomotor, sendo considerados como uma atividade rica para o desenvolvimento integral da criança. Metodologicamente trata-se de um estudo de cariz quantitativo com base na bateria de testes “Motor Competence Assessment” (MCA), instrumento cientificamente fiável. Conclui-se que os professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, têm um papel importante no desenvolvimento motor e ao mesmo tempo ajudam na perpetuação do legado e património cultural destes jogos em ambiente educativo. O Relatório de Estágio e a investigação constituem a súmula de uma etapa repleta de aprendizagens, experiências e autorreflexão que nos permitiram estabelecer a articulação entre a teoria e a prática.
  • Desenvolvimento do pensamento computacional no 1.º CEB : uma investigação na prática de ensino supervisionada
    Publication . Matos, Carina Helena Martins de; Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira; Silveira, Paulo Alexandre Anselmo Lopes da
    No ambito do Mestrado em Educação Pré -Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foi elaborado o presente relato rio de estágio, que documenta as práticas pedagógicas realizadas em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório inclui ainda um projeto de investigação intitulado "Desenvolvimento do Pensamento Computacional no 1.º CEB". Este estudo centra-se na seguinte questão-problema: "Qual o impacto da PES no desenvolvimento do pensamento computacional nos alunos do 1º CEB, com recurso a plataforma «Code.org»?”. Atendendo ao contexto educativo atual, é fundamental desenvolver, desde os primeiros anos de escolaridade, as competências associadas ao pensamento computacional. Estas competências promovem a capacidade de resolução de problemas de forma lógica e sistemática, além de fomentar a criatividade e o pensamento crítico. Ao desenvolver tais competências, os alunos estarão mais bem preparados para se tornarem cidadãos proficientes, capazes de enfrentar e adaptar-se aos desafios e oportunidades proporcionados pela crescente digitalização da sociedade. A plataforma educativa «Code.org» mostra-se potencialmente eficaz na concretização deste objetivo, reforçando a importância da adoção de estratégias pedagógicas que respondam às exigências da era digital. A metodologia adotada para esta investigação foi de natureza mista, combinando os me todos de pesquisa qualitativa e quantitativa, no âmbito da investigação-ação. Esta abordagem permitiu uma intervenção direta e reflexiva no contexto educativo, integrando as competências de pensamento computacional nos diferentes conteúdos programa ticos durante a pra tica pedagógica. As competências foram consolidadas através da participação em atividades na plataforma «Code.org». A investigação-ação revelou-se adequada para a adaptação e melhoria continua das estratégias pedagógicas. Foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados, tais como o Teste de Pensamento Computacional de Marcos Gonzalez (2016), os inquéritos aplicados aos alunos, a entrevista semiestruturada à Orientadora Cooperante e o “focús group” com professoras do 1.º CEB, além da observação participante da qual resultaram as notas de campo. A analise dos dados recolhidos e a sua correlação e triangulação, apontam que a utilização da plataforma «Code.org», aliada a pra tica pedagógica adotada durante a PES 1.º CEB, teve um impacto positivo e significativo no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos. Os alunos melhoraram em competências como a abstração, a decomposição, a repetição, a analise/definição de algoritmos, a sequenciação e o reconhecimento de padrões. Alem disso, foram observadas melhorias em competências transversais, tais como a criatividade, a capacidade de resolução de problemas, o trabalho em equipa e a motivação para a aprendizagem. Conclui-se, assim, que a integração do pensamento computacional na PES, suportada por plataformas digitais como o «Code.org», beneficia o desenvolvimento das competências dos alunos e, consequentemente, o seu pensamento computacional.
  • Promover o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas em alunos do 1.º CEB, em tarefas que envolvem operações aritméticas da adição e da subtração
    Publication . Lopes, Jéssica Dias; Afonso, Paulo José Martins
    O estudo debruça-se sobre os conhecimentos matemáticos dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, particularmente na resolução de problemas relacionados com os com as operações aritméticas da adição e subtração. O objetivo é compreender os processos de resolução de problemas utilizados pelos alunos, enquanto analisa a capacidade de compreensão, planeamento, interação e avaliação. A metodologia utilizada foi a investigação-ação, com seis alunos do 2.º ano de escolaridade do Ensino Básico selecionados para o estudo. A recolha de dados foi realizada através da análise de conteúdo das tarefas matemáticas distribuídas aos alunos ao longo de cinco semanas e de um inquérito por questionário. A análise dos resultados revelou padrões diferenciados no desempenho dos grupos nas cinco tarefas matemáticas. Inicialmente, houve uma tendência de queda gradual nos pontos de todos os grupos, seguida de uma recuperação onde todos os grupos alcançaram a pontuação máxima. No entanto, houve uma nova queda de pontos na última tarefa. Isso sugere que os grupos têm diferentes necessidades de aprendizagem e níveis de compreensão das tarefas matemáticas. As conclusões apontam para a predominância do uso de cálculos como resposta à questão-problema, o que se relaciona com o estágio de desenvolvimento dos alunos nas Operações Concretas de Piaget, além de outros fatores evidenciados. Observa-se uma variedade de abordagens e níveis de compreensão entre os grupos da amostra, ressaltando a necessidade de promover estratégias de ensino mais eficazes na área da Matemática no Ensino Básico.
  • A importância da integração dos alunos de origem migrante no Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes : Relatório de estágio
    Publication . Pratas, Carolina Alves Morgado Mendes; Domingues, Marco Paulo Tavares Sousa
    O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da conclusão do Mestrado em Intervenção Social Escolar, da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Este apresenta o resultado do projeto desenvolvido (iniciado em contexto de trabalho académico na Unidade Curricular de Seminário de Estágio/Trabalho de Projeto, do 2º Semestre do 1º ano, com a orientação e apoio da Professora Doutora Cristina Pereira) pela discente, bem como de toda a experiência de estágio no Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes, mais concretamente na Escola Secundária Dr. º Manuel Fernandes e na Escola Básica António Torrado. O estágio foi dividido em duas partes: acompanhamento das turmas PIEF e CEVA na Escola Secundário Dr. º Manuel Fernandes e realização do projeto de estágio com algumas turmas do 1º ciclo do ensino básico na Escola Básica António Torrado. O projeto de estágio, teve como objetivos gerais de intervenção: “Promover a integração dos alunos de origem migrante em contexto escolar” e “Promover nos pais e/ou encarregados de educação dos alunos de origem migrante o acompanhamento social e escolar”. Foram implementadas um total de 7 atividades (“Jogos Quebra-gelo”, “Discriminação Zero”, “Dois Dedos de Conversa”, “Fala-me de ti”, “Clube do Livro”, “Feira Mostra Multicultural” e “Hora da Brincadeira”) as quais ao serem realizadas, pretendiam dar resposta aos objetivos específicos, associados a determinadas atividades. Do ponto de vista metodológico, optou-se pela utilização da investigação-ação, considerada a opção mais apropriada e adequada a ser utilizada em contexto de estágio. Além disso, esta ao atuar na área da educação, concebe uma maior objetividade dos resultados obtidos. Assim sendo, os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a entrevista (de carácter semiestruturada, realizada à Coordenadora da Escola Básica António Torrado como forma de diagnóstico) e os questionários (de carácter diagnóstico, implementados junto dos pais e/ou encarregados de educação como forma de diagnóstico e de satisfação). Relativamente à análise dos dados recolhidos, recorreu-se à análise de conteúdo simples para a entrevista e à utilização do programa Excel para tratamento dos dados dos questionários. Os resultados obtidos pela intervenção no projeto de estágio, permitiram concluir que os objetivos estipulados, tanto do estágio em si, como da intervenção foram atingidos, mediante a realização das atividades. Desta forma, é possível afirmar que o projeto de estágio teve um retorno bastante positivo.
  • Abandono escolar : Políticas e Práticas na Guiné-Bissau
    Publication . Cunha , João Domingos da; Lemos, Válter Victorino
    Esta dissertação discute o tema de abandono escolar na Guine -Bissau, com destaque para a compreensão do processo histo rico da educação dividido em três fases: pré-colonial, colonial e pós-colonial. Concomitantemente, refletir sobre políticas educativas que esta o em vigor e a forma como as mesmas são articuladas para proporcionar melhorias dentro sistema educativo guineense. As taxas de abandono escolar que ainda se encontram sem respostas adequadas impelem as investigações que possam somar aos esforços atuais para a minimização do fenómeno que afeta negativamente o progresso social, político e económico da Guine -Bissau. Diante disso, a investigação vai procurar encontrar explicações sobre as causas do abandono escolar, a forma como as políticas educativas te m sido executadas olhando, por conseguinte, aos progressos e retrocessos verificados ao longo dos anos. Procurar-se-á, naturalmente, analisar o reflexo da conjuntura social, ou seja, de que forma e que os conflitos sistema ticos contribuem na obstrução dos resultados positivos dentro do sistema. E, a partir dessa realidade, convocar a contribuição de diferentes agentes educativos sobre as suas vivências, conhecimentos e ideias relativamente as políticas que devem ser implementadas para que o fenómeno de abandono escolar possa ser reduzido. A metodologia elegida para esta investigação e o estudo de caso, uma perspetiva metodológica que se considerou aplicável a este trabalho. E uma investigação qualitativa e, a obtenção de dados vai ser através das entrevistas com diversos agentes educativos, desde professores, alunos, pais e técnicos da educação.
  • Diagnóstico das necessidades da população envelhecida da Freguesia de Teixoso e Sarzedo (Covilhã)
    Publication . Correia, Dina Marta Salcedas; Moreira, Maria João da Silva Guardado; Pinheira, Vítor Manuel Barreiros
    O crescente envelhecimento da população mundial representa um desafio no século XXI, em vários setores, como na saúde, na economia, na sociedade, tanto ao nível individual como comunitário e organizacional. Apesar da conquista da longevidade, o envelhecimento é considerado uma ameaça ao futuro das sociedades, ignorando-se as inúmeras oportunidades que se associam a este processo inevitável no ser humano. No entanto, é fundamental que se criem estratégias, políticas e caminhos que permitam responder aos requisitos, desejos e direitos que o processo de envelhecimento exige para que a velhice seja vivida consoante as necessidades e expetativas reais de cada indivíduo. Com este trabalho projeto pretende-se identificar as necessidades e expetativas dos idosos da União de Freguesias de Teixoso e Sarzedo, o qual contemplou os seguintes objetivos específicos: identificar os principais recursos de saúde e sociais à disposição da população-alvo; identificar as necessidades das pessoas idosas da freguesia; analisar as expectativas em relação ao processo de envelhecimento; propor um projeto de intervenção para promover a qualidade de vida e a inclusão social da pessoa idosa. Trata-se de um estudo de caráter quantitativo e descritivo, com uma amostra por conveniência, constituída de acordo com os critérios do estudo. Foram inquiridos 50 idosos com mais de 65 anos e foi utilizado um questionário como instrumento de recolha de dados validados através do projeto PerSoPerAge (SAICT-POL/23678). Foi assegurado a confidencialidade e o caráter voluntário de cada participante. Os resultados demonstram que a maioria da população inquirida tem uma baixa escolaridade; fracos recursos económicos; uma rede de apoio familiar e social bastante reduzida que acarreta sentimentos de isolamento social; e a participação nas atividades propostas é quase nula. A grande maioria manifesta o desejo de permanecer nas suas casas, nas suas comunidades e consideram inadequadas as instituições de apoio à pessoa idosa. Após análise e discussão dos resultados, foi elaborado uma proposta de projeto de intervenção com o objetivo de colmatar estas necessidades e promover o envelhecimento positivo, ativo e saudável da freguesia em estudo. Este plano contempla três eixos de intervenção: 1 – Promover um envelhecimento positivo, ativo e saudável, 2 – Fornecer qualidade e eficiência nos cuidados e serviços prestados, e 3 – Impulsionar a participação ativa das pessoas idosas.
  • O desenvolvimento dos membros inferiores em praticantes de ginásio com e sem electroestimulação na região autónoma dos Açores
    Publication . Martins, Eduardo Rocha Lourenço de Sousa; Santos, Jorge Manuel Folgado dos; Petrica, João Manuel Patrício Duarte
    O principal objetivo da presente investigação foi verificar se verificar se o grupo de praticantes submetidos à eletroestimulação (GPE) terá vantagem em relação ao grupo de praticantes de ginásio (GPG) no desenvolvimento dos membros inferiores na Região Autónoma dos Açores Participaram neste estudo 12 sujeitos (N=12), dos quais 6 (N=6) no grupo de praticantes com electroestimulação (GPE), sendo 3 do sexo masculino e 3 do sexo feminino; a composição do grupo de praticantes de ginásio (GPG) é exatamente igual. Para se alcançar os objetivos propostos, ambos os grupos participaram em sessões de treino, durante oito semanas. O grupo experimental (GPE) realizou sessões com duração de 45 minutos com electroestimulação, enquanto o grupo de praticantes de ginásio (GPG) realizou sessões com exercícios convencionais, sem a aplicação da electroestimulação. A metodologia de investigação a utilizar relativamente à qualidade é quantitativa, quanto à dinâmica é estática e em relação à perspetiva considera-se longitudinal. Os resultados mostram que o grupo de praticantes submetidos à eletroestimulação (GPE), mesmo combinando a electroestimulação com o exercício físico, não apresentou aumento significativo de massa muscular comparativamente ao grupo de de praticantes de ginásio (GPG). No entanto, são necessários mais estudos para se compreender os mecanismos subjacentes a esses efeitos e determinar se a electroestimulação associada ao exercício físico terá ou não influência na capacidade de hipertrofia muscular nos membros inferiores.
  • Avaliação da qualidade de vida em indivíduos com dificuldade intelectual e desenvolvimental praticantes de desporto adaptado em instituições
    Publication . Jesus, Filipa Alexandra Venâncio de; Mendes, Pedro Alexandre Duarte; Mesquita, Maria Helena Ferreira de Pedro
    Este documento tem como objetivo caracterizar a Qualidade de Vida de indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental praticantes de Desporto Adaptado em instituições, com base na sua perceção. Pretende-se ainda que esta investigação seja uma ferramenta útil para os técnicos de atividade física, para avaliação da Qualidade de Vida de indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Neste estudo participaram 60 sujeitos (34 são do sexo masculino e 26 do sexo feminino) com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID), sendo praticantes de desporto adaptado em diferentes instituições. Para se alcançar os objetivos propostos utilizou-se como instrumentos para a recolha de dados, a Escala Pessoal de Resultados (EPR), adaptada a partir da versão original Personal Outcomes Scale. Os dados obtidos foram analisados com incidência nas variáveis independentes: o sexo, a residência (casa própria, casa de familiares e lar residencial na instituição), a situação profissional (empregado, desempregado e reformado), as habilitações académicas (1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo) e o tipo de escola (escola regular e escola especial) e nas variáveis dependentes: Fator de Independência, Fator de Participação Social, Fator de Bem-Estar e o Índice Global de Qualidade de Vida. Os resultados obtidos apontam que os indivíduos com DID, praticantes de desporto adaptado, apresentam um bom índice de QdV. Os resultados mostram ainda diferenças significativas entre o sexo masculino e o sexo feminino no Fator de Bem-Estar e no grupo da residência apresentam-se diferenças significativas entre os indivíduos que residem com os familiares e os que residem no lar residencial no Fator de Participação Social, no domínio Direitos, no Fator Bem-Estar e no índice de QdV. Os nossos resultados permitem-nos concluir que a influência de determinadas variáveis (como por exemplo no domínio de Bem-Estar Material) prejudicam no índice de QdV dos indivíduos com DID. Como forma de contornar esta influência é necessário que este tipo de população consiga viver de forma mais independente e promovendo estilos de vida mais ativos e saudáveis, através da prática de exercício físico estruturado. Este trabalho constitui uma ferramenta útil e de referência para todos os profissionais do exercício físico que pretendam avaliar e prescrever exercício para indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental.